Ciclo de Debates sobre a Constituinte tem sequência nesta terça(15)

constituinte-120x120Tem continuidade nesta terça-feira(15), às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito, o Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. O tema será A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica, a ser desenvolvido pelos conceituado docentes Dermeval Saviani (Unicamp) e Roberto Leher (UFRJ).

Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia (1966) e doutorado em Filosofia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da Unicamp; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da Unicamp. É professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas,  onde atualmente atua em pesquisa e desenvolvimento, ensino. Professor Emérito da Unicamp, Pesquisador Emérito do CNPq e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Entre seus projetos de pesquisa, figuram: Reconstrução histórica da escola pública no Brasil (1870-1996), O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica e teórica, História das Idéias Pedagógicas no Brasil, e A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

Roberto Leher é Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha Políticas e Instituições Educacionais. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação, com ênfase em educação superior e organismos internacionais e na área trabalho, educação e movimentos sociais. Coordenou a seção Brasil do Observatório Social da América Latina do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) 2002-2012.

Entre 2004 e 2009 coordenou o “Outro Brasil – Projeto Acompanhamento e Análise da Conjuntura Brasileira”, auspiciado pelo Instituto Rosa Luxemburgo. No período 2004-2007 coordenou o Grupo de Trabalho “Universidad y Sociedad” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). É professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes,.representante eleito dos Professores Titulares do CFCH-UFRJ no Conselho Universitário da UFRJ (2013-2017). Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012) e pesquisador do CNPq.

Publicado em 14/07/2014, na categoria Sem categoria.