O Perfil do Egresso e a Concepção de Formação Acadêmica foi o segundo tema do Ciclo de Debates

Na última segunda-feira (16), no auditório da Faculdade de Direito, ocorreu o segundo encontro do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária com o tema O Perfil do Egresso e a Concepção de Formação Acadêmica.

O debate teve início com a palestra da professora Maria Isabel Cunha da Unisinos. As duas outras palestrantes, Denise Leite, da UFRGS, e Cláudia March, da UFF, tiveram imprevistos em suas agendas e não conseguiram comparecer.

A professora Maria Isabel iniciou falando sobre a importância da construção de um estatuto para a vida da comunidade e das dificuldades na realização do processo. “O Estatuto expressa uma representação acadêmica. Os desafios serão muitos, mas não poderá ser de outro jeito”, alertou.

A palestrante falou também sobre as experiências que teve na construção de uma estatuinte, citando o Projeto Político Pedagógico construído na gestão Construção, primeiro do tipo a ser feito na UFPel, e os desafios encontrados.

Para Maria Isabel, os princípios fundamentais que alicerçavam o Projeto Político Pedagógico na época ainda hoje são atuais: O compromisso da Universidade com os interesses coletivos, a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e a formação de um aluno crítico, criativo, capaz de transformar a realidade.

No decorrer do debate a professora salientou a importância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “Não adianta ter estes princípios no Projeto Pedagógico se não for acompanhado de ações efetivas com os professores e estudantes na busca da qualidade acadêmica”, disse.

Próximos debates
– O Desafio da Ampliação do Acesso e da Permanência com Qualidade Acadêmica – Dia 2 de julho – 19h – Auditório da Faculdade de Direito
Debatedores: Vilmar Alves Pereira (FURG), Raul Cereta (UFSM) e Luis Carlos Lucas (aposentado da UFPel)

– A Articulação Entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa – Dia 11 de julho – 19h – Auditório da Faculdade de Direito
Debatedores: Cesar Victora (UFPel) e Jorge Audy (PUC-RS)

Publicado em 18/06/2014, na categoria Sem categoria.