Modelo de Constituinte deve ser definido até o fim de maio

DSC_3903Até o fim de maio, deverá estar definido o modelo de Constituinte que a UFPel utilizará para reescrever seu Estatuto, datado ainda do fim dos anos 60, e seu Regimento, e escrever o Projeto Político Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Na sexta-feira (9) à tarde, o Conselho Universitário voltou a debater propostas de metodologias para Constituinte, uma apresentada pela Reitoria e outra pelo Fórum de Diretores da UFPel.

Após cerca de três horas de discussões, o Consun deliberou por dar um prazo de duas semanas para apreciação e debate, por parte da comunidade universitária, das propostas apresentadas, quando outra reunião do Conselho ocorrerá novamente com pauta específica sobre a Constituinte. Neste encontro, poderão ser apreciadas novas propostas de metodologias que por ventura venham a ser pensadas na comunidade. A partir daí, e uma semana depois disso, uma última reunião, no fim de maio, deliberará sobre qual o modelo de Constituinte será usado na Instituição.

Conforme análise de alguns conselheiros na reunião de sexta, as propostas apresentadas não são tão distantes entre si, o que poderá permitir até uma unificação na próxima reunião.

DSC_3901Para o reitor Mauro Del Pino, presidente do Conselho Universitário, é uma satisfação poder retornar ao tema, que é uma antiga reivindicação da comunidade e um compromisso da atual gestão. “A Universidade está com esta tarefa de se rediscutir, de se reorganizar para o Século 21. Temos de ouvir a comunidade, inclusive a externa, para que a Instituição possa atender, de forma plena, as necessidades sociais”, disse o reitor durante a reunião do Consun.

No começo do encontro, a reitoria apresentou sua proposta. Em seguida, o Fórum de Diretores mostrou sua ideia de projeto de Constituinte. Conforme o diretor do Centro de Letras e Comunicação, Luís Amaral, a proposta do Fórum complementa a da Administração Superior, sendo diversa apenas em dois pontos, o que trata do papel do Consun, ou da participação do Conselho no processo, e o que diz respeito a uma participação constante da comunidade universitária na elaboração do texto.

Confira nos arquivos abaixo as duas propostas, da Reitoria e do Fórum de Diretores.

Nesta semana, em dia ainda a ser definido, ocorrerá nova reunião do Consun, desta vez para cumprir com a pauta ordinária do Conselho.

Proposta Forum de Diretores

Proposta Reitoria

Publicado em 12/05/2014, na categoria Sem categoria.