Musicologia

stacks_image_105

O Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel desenvolve seus trabalhos com base em acervos musicais, compreendendo aqui diversos tipos de documentos, desde partituras, programas de concerto, fotografias, notícias e críticas de jornais, bem como depoimentos produzidos atraves da historia oral.
Desta forma, a enfase que os trabalhos de pesquisa se preocupam em promover é o diálogo entre as fontes, a proposição de novas fontes de pesquisa para a musicologia, e a compreensào do contexto cultural onde as mesmas se inserem.
Logo, o estudo das histórias de vida de músicos e professores de música, dentro de procedimentos da crítica histórica que evitam o discurso laudatório, constituem uma abordagem significativa de recuperação de memória musical, por intermédio da história oral aliada à compreensão das significações que contextualizam suas experiências musicais.
Ao mesmo tempo, o grupo trabalha levando em consideração as pessoas que guardam e organizam os acervos, trazendo elementos deste contexto para a melhor compreensão do processo formativo dos grupos documentais, complementando e contextualizando as informaçoes ali presentes.
Assim, aliando as várias fontes disponíveis com o ambiente musical que as produziu, pretende-se a observação da dimensão cotidiana da música, com seu papel agregador e gerador de significados, bem como as relações e representações geradas e gestionadas pelos grupos sociais. Esta imbricação caracteriza a forma de abordagem com que se sedimentam os estudos propostos pelo grupo.
Os procedimentos de pesquisa utilizados se ocupam fortemente do levantamento, identificaçao, catalogaçao e sistematizaçao de fontes musicais, documentais ou não, para sua posterior análise, o que originou a demanda da criaçao de uma base de dados digital que organiza, relaciona e torna acessivel as informaçoes sistematizadas.
Além dos acervos já localizados, identificados e sistematizados desde 2001, salientam-se significativas doações de pessoas da comunidade, abarcando partituras, cartas, fotografias, noticias e criticas de jornal e documentação diversa. Estas fontes, doados pela comunidade, bem como aqueles sistematizados pelos trabalhos de pesquisa formam o acervo do Centro de Documentação Musical da UFPel.
A produção acadêmica resultante das atividades do Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel, nestes dez anos de atuação, englobam publicações de livros e artigos, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, realização de mostras iconográficas, catalogação e sistematização de acervos e documentos musicais. Os trabalhos desenvolvidos vem obtendo reconhecimento por seus pares atraves de financiamentos de projetos pelo CNPQ e FAPERGS.
O trabalho analitico realizado a partir destes documentos e do diálogo das informações contidas nas diversas fontes converge para seis objetivos reflexivos fundamentais, e que configuram as linhas de pesquisa a que o grupo se propõe: música de papel; historia da performance musical; iconografia musical; instituiçoes musicais no Rio Grande do Sul; música e genero e arquivologia e edição musical.
Todos estes eixos reflexivos que configuram as linhas de pesquisa pretendem contribuir para instrumentalizar a reflexao sobre a significação e as representações da vida musical em sociedade bem como para o estudo da memória e do patrimonio musical do Rio Grande do Sul.
O Grupo de Pesquisa em Musicologia congrega pesquisadores em música da UFPEL e da UFRGS e pesquisadores em história com interesses na área de música, e seus integrantes participam do Mestrado Interdisciplinar em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel).

Professores Integrantes do Grupo de Pesquisa em Musicologia UFPel
Profa. Dra. Isabel Porto Nogueira
Prof. Dr. Luiz Guilherme Duro Goldberg

Bolsistas de Iniciação Científica

Mestrandas

Linhas de Pesquisa
Música de Papel

Levantamento, digitalização e sistematização de notícias e críticas sobre música publicadas em jornais e revistas no período compreendido entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul no sentido de obter material documental para a reflexão sobre os diversos papéis da música na sociedade neste momento.

Historia da Performance Musical

Esta linha de pesquisa compreende o estudo de documentos que testemunham as modificações ocorridas na história da performance, as concepções estético-interpretativas dos músicos e as decisões sobre repertório em diferentes épocas e cidades do Rio Grande do Sul, tomando como base principalmente o estudo dos programas de concerto dos acervos institucionais.
Compreende ainda histórias de vida de cantores, instrumentistas e professores de música, a partir de documentos, biografias, cartas e estudos de história oral.

Iconografia Musical

Sistematizaçao e analise de fotografias de interpretes, capas de partituras, caricaturas, desenhos e todos os documentos visuais disponiveis, convergindo, assim, para reflexões sobre os costumes e práticas vinculadas à música.
O trabalho com iconografia musical pode, entre outras possibilidades, unir-se ao estudo dos programas de concerto e convergir para reflexões sobre uma historia da performance.

Instituições musicais no Rio Grande do Sul

Compreende o estudo e a reflexão sobre o processo de formaçao das Instituiçoes de ensino musical no Rio Grande do Sul, a partir de sua fundaçao e do seu desenrolar histórico, entendendo suas especificidades, como a orientação estético-pedagógica, e sua relação com o entorno cultural da cidade e região.
Abrange os conservatorios de música, os centros de cultura artística e todas as associações que se chamaram de outra forma mas que tambem se ocuparam da promoção de concertos ou do ensino musical.
Como fonte de pesquisa, esta linha de pesquisa toma por base essencialmente os acervos documentais, historia oral e notícias de periódicos

Música e gênero

Compreende o estudo dos papéis da mulher na vida musical das sociedades ao sul do Brasil desde o final do século XIX até o final da Primeira República.
Os estudos desenvolvidos tratam de estudantes de música, cantoras e instrumentistas diletantes e profissionais, orquestras de mulheres, professoras e compositoras do Rio Grande do Sul, tendo em vista o contexto positivista e o posterior reconhecimento da mulher no mercado de trabalho, compreendendo suas representações sociais e as dimensões cotidianas da vivência musical.
Como fonte de pesquisa, toma por base os programas de concerto, as fotografias, as noticias e criticas de jornais, revistas e periódicos, bem como a história oral (quando se trata de histórias de vida mais atuais).

Arquivologia e edição musical

Compreende a reflexão necessária ao trato dos documentos que compõem os acervos musicais, incluindo aí os procedimentos da arquivologia musical e do estabelecimento de edições musicais, de acordo com as suas diversas finalidades e funções (crítica, textual, genética, diplomática, etc.). Entre seus objetivos, visa a disponibilização de obras até então inéditas, de compositores brasileiros e especialmente gaúchos, aos musicólogos, musicistas ou interessados. Através do resgate da memória cultural do passado e sua fixação como expressão musical do presente, procura-se assegurar a continuidade do conhecimento musical.