Musicoteca

A Musicoteca do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas foi fundada em 1997 pelo professor Dr. Marcelo Macedo Cazarré.

Consiste de um acervo de milhares de partituras para instrumentos solos, canto, música de câmara, e uma coleção especial de música para acordeom, dentre o material encontram-se as doações dos acervos completos de alguns antigos diretores do Conservatório, o principal destes é o do prof. Milton de Lemos, que foi diretor e principal professor de piano de 1923 a 1954.

Além das partituras a Musicoteca possui fitas cassetes, fitas VHS, cd’s, dvd’s e uma coleção histórica de discos em vinil. Livros sobre música dos mais variados assuntos, cabe salientar: Musicologia, Musicoterapia, Musicalização, Didática dos Instrumentos e Canto, Percepção Musical, dentre outros.

Diversos trabalhos de pesquisas foram realizados tendo como base o acervo da Musicoteca, que continua recebendo doações de partituras, livros, cd’s e dvd’s dos mais variados estados brasileiros, bem como de tradicionais famílias pelotenses, que tiveram seus parentes como alunos do Conservatório de Música. Dentre as metas para os próximos anos esta a de disponibilizar o acervo para consulta online.