Associação Amigos do Conservatório de Música

Em 04 de junho de 1918, um grupo de cidadãos pelotenses amigos da arte e da música, fundaram a instituição que teve, em 18 de setembro do mesmo ano, o início de suas atividades com o ensino do piano, violino, canto, teoria e solfejo, ficando desta forma, esta data como o marco da fundação do Conservatório de Música de Pelotas, sendo a primeira instituição oficial fundada especialmente para o ensino da música na cidade; a segunda entidade no gênero a ser fundada no Rio Grande do Sul, e a quinta no Brasil.
O compromisso do Conservatório de Música com a promoção da cultura e a construção da cidadania permeia suas atividades desde a fundação. Como tomou para si a tarefa de promoção e organização dos concertos que se realizavam na cidade, tanto dos alunos da escola como de artistas convidados, a trajetória do Conservatório de Música é parte indissociável da própria história da música na cidade.
Desde sua criação, o Conservatório de Pelotas foi a única instituição para o ensino musical com atividade ininterrupta na cidade, e seu salão de concertos é um dos mais antigos no Brasil em atividade.
Em 05 de maio de 1996, 78 anos após, a história se repete. Às 14 horas na Sala de estudos Francisco Simões do Conservatório de Música, um grupo de pessoas preocupadas com o desenvolvimento cultural da cidade, bem como a manutenção do Salão Milton de Lemos, reconheceram a necessidade da formação da Associação Amigos do Conservatório de Música, que tem como objetivo patrocinar artistas, restaurar e manter o Salão Milton de Lemos.

São vinte e um anos em prol da cultura musical da cidade de Pelotas. No entanto, dificuldades administrativas e reformas estruturais interromperam as atividades por algum tempo. Contudo, em vista da real necessidade de um órgão de apoio a atividades musicais e à manutenção do Salão Milton de Lemos, é consenso que a associação ressurja. Todos entendem a importância do apoio da comunidade.

associacaoconservatoriodemusic@gmail.com