Curso de Musica do Conservatório de Música

 O Curso de Música, tem como promotora a Associação Amigos do Conservatório de Música.

É aberto a todas a idades, tanto para iniciantes como para os que possuem algum conhecimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

HORÁRIO DAS AULAS

As aulas de Teoria e Percepção Musical ocorrerão: Nos turnos da noite, inicio às 19h. Turma infantil: de 09 a 14 anos – 01h15min de duração. Turma de adultos: a partir dos 14 anos de idade – 01h30min de duração.

Início das aulas: 31 de julho (segunda-feira) | Último dia letivo: 17 de novembro (sexta-feira)

REMATRÍCULAS: Dias 28,  29 e 30 de novembro, 16h às 20h30min (o aluno regular que não fizer sua rematrícula dentro deste período perderá automaticamente sua vaga, podendo tentar nova vaga no período de matrículas).

 FUNCIONAMENTO DAS AULAS

     Serão ministrados 16 encontros em cada disciplina ao longo do semestre.

Práticas Interpretativas (turmas de Acordeom, canto, cavaquinho, flauta transversal, violino, violão, guitarra, piano, teclado, trompete e saxofone): aulas individuais, semanais com duração de 1h, distribuídas em 06 semestres. O programa a ser desenvolvido é definido por cada professor de acordo com o nível de seus alunos e conforme conteúdo programático de cada curso.

O aluno ingressante deverá matricular-se nas aulas de Práticas Interpretativas e Teoria e Percepção Musical, pagando uma taxa mensal de R$ 150,00.

Teoria e Percepção Musical: aulas semanais coletivas. Programa distribuído em três semestres.

FREQUÊNCIAO aluno será considerado reprovado por infrequência se tiver faltado a mais de 4 encontros no semestre. A vaga do aluno infrequente será imediatamente preenchida pelo próximo aluno da lista de espera assim que a infrequência for constatada.

AVALIAÇÃOEm ambas as disciplinas (Teoria e Percepção Musical e Práticas Interpretativas) serão realizadas duas provas com peso 10, uma na metade do semestre (para que o professor verifique o rendimento até este ponto e dê orientações para a continuação do trabalho) e outra no final (para verificação do rendimento geral no semestre). A média final de cada aluno será calculada com base nas pontuações atingidas em cada disciplina (Teoria e Percepção e Práticas Interpretativas). O não comparecimento às provas importará na atribuição de nota 0 (zero). Alunos com média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) e mínimo de 75% de presença serão aprovados, podendo solicitar certificado de participação junto à secretaria ao final do ano.

O aluno que for reprovado nas aulas práticas ou teóricas por DOIS SEMESTRES SEGUIDOS (por infrequência ou por ter obtido média semestral inferior a 7,0) ficará impossibilitado de realizar nova matrícula no semestre seguinte. ALUNOS BOLSISTAS que forem reprovados UMA VEZ, por infrequência ou por média semestral insuficiente, perderão automaticamente o direito à bolsa de estudos, a qual será concedida a outro aluno que a necessite.

MENSALIDADES NÃO PAGAS – O aluno que não pagar sua mensalidade por dois meses seguidos perderá automaticamente sua vaga, liberando-a para o próximo na lista de espera, visto que é insustentável manter o bom funcionamento do projeto se houverem alunos em dívida.

BOLSAS DE ESTUDO – Estudantes de baixa renda que estejam regularmente matriculados em escolas públicas poderão ficar isentos do pagamento. Em todos os semestres são distribuídas bolsas de estudo para até 25% do total de inscritos, mediante seleção realizada com base na análise dos documentos apresentados. Todo aluno bolsista que estiver frequente e que tenha obtido rendimento semestral igual ou superior a 7,0 terá sua bolsa automaticamente renovada para o semestre seguinte.

Documentos Necessários para a requisição de bolsa de estudo:

– Atestado de matrícula em escola pública para o semestre desejado;
– Comprovante de renda mensal dos pais ou responsáveis (ou do próprio requerente)*;
– Carta legível (se possível impressa) para requisição da bolsa contendo justificativa que exponha os motivos e necessidades.

*São aceitos os três últimos demonstrativos de pagamento (contracheques) ou a Declaração de Imposto de Renda do ano vigente.

COORDENADOR: PROF. MARCELO MACEDO CAZARRÉ