Recital de Piano com Mariaclara Welker

A Associação Amigos do Conservatório de Música, continuando a programação alusiva ao Centenário do Conservatório de Música da UFPel, oferece  ao público pelotense recital de piano com Mariaclara Welker, de 13 anos de idade; a pesar da tenra idade a instrumentista se apresentará com repertório digno de grandes virtuoses. O evento ocorrerá no dia 07 de novembro às 20h no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense. A coordenação do evento é do prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca.

Mariaclara é discípula da grande virtuose gaúcha Olinda Alessandrini, que sempre comenta que apesar do grande talento da menina o que realmente a salienta é a sua capacidade de concentração e as horas dedicadas ao piano.

Mariaclara Welker – nasceu em Porto Alegre no dia 12 de dezembro de 2003, filha de Marli e Roberto Welker. Apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música, e desde então apresenta-se anualmente em recitais, na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, em Porto Alegre. Também foi convidada pela Fundarte, onde tocou no Auditório Therezinha Cardona, em Montenegro. Em 2017 tocou em Erechim, a convite do maestro Mauricio Castelli, no Centro Cultural 25 de julho; e em Pelotas, na Biblioteca Pública, convidada pelo pianista dr. Marcelo Cazarré e pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da UFPEL. Em 2017 participou do projeto “Música nas Igrejas”. Também participou de audições das professoras Dulcimarta Lemos Lino, e Melissa Lung. Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte. Apresentou-se com esta orquestra por duas vezes no ano de 2013, em Canoas sob a regência do Maestro Antonio Borges Cunha, e em Dois Irmãos sob a regência de Fernando Cordella. Foi convidada pelo Maestro Matheus Kleber como solista, com esta mesma orquestra, no projeto “Sesi Catedrais 2015”, em Novo Hamburgo. Participou em 2012 e em 2013 como solista com a Orquestra Filarmônica da PUC nas programações do Dia da Criança, com concertos na PUC, no Teatro Bourbon Country e no Parque Germânia, em Porto Alegre, tendo como regente o Maestro Márcio Buzatto. No início de 2014 foi convidada para o Concerto de Aniversário de 45 anos do CIEE,  juntamente com a Orquestra Villa-Lobos, sob a regência de Cecília Rheinganz da Silveira, no Teatro CIEE em Porto Alegre. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em um programa especial do Dia da Criança, em outubro de 2014, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Participou de vários Encontros de Jovens Instrumentistas, em Ivoti e em Montenegro, e de masterclasses com os pianistas Alexandre Dossin e Fábio Luz. Com apenas três anos de idade iniciou atividades de musicalização, e com quatro anos passou a ter aulas de piano  com a professora Fernanda Anders. No ano de 2012 foi aluna da professora Viviana Martinez, e atualmente estuda com a pianista Olinda Allessandrini, que vem acompanhando seu desenvolvimento musical desde 2010. Está cursando o 8º ano Fundamental  no Colégio Espírito Santo, em Canoas, e participa do Coral e Orquestra da escola, atuando em apresentações e saraus.

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.