Gala Lírica

Acontecerá no dia 21 de junho (quarta-feira) às 19h 30min, na Bibliotheca Pública Pelotense a primeira edição da Gala Lírica promovida pela Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON). A organização do evento está a cargo dos acadêmicos Raíssa Leal e Marcelo Schuch. O recital tem apoio da Bibliotheca Pública Pelotense. Entrada franca.

O evento contará com a participação de alunos e ex-alunos dos cursos de Bacharelado em Música da UFPel, que interpretarão árias e conjuntos de óperas. Um dos seus objetivos é sensibilizar a comunidade pelotense para o repertório lírico do período clássico ao romântico.

Serão interpretadas obras de Mozart, Donizetti, Rossini, Beethoven, Offenbach, Verdi e Puccini pelas sopranos Caroline Peres, Daniela Moreira, Raíssa Leal e Renata Gonçalves; a mezzo-soprano Natália Gonçalves; o tenor João Ferreira Filho e o barítono Marcelo Mendonça Schuch, com acompanhamento do pianista Patrick Menuzzi.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Gala Lírica

CORAL INFANTO-JUVENIL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), juntamente com a Associação Amigos do Conservatório de Música, atendendo à comunidade musical pelotense, reativará o Coral Infanto-Juvenil.

As inscrições estão abertas e estão sendo realizadas na recepção do Conservatório até o dia 29 de maio. A participação no Coral é totalmente gratuita para crianças e adolescentes entre nove e 15 anos de idade. As vagas são limitadas.

Serviço
O que: Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música
Inscrições: até o dia 29 de maio-prorrogadas até o dia 02 de junho
Onde: Conservatório de Música – Rua Félix da Cunha, 651 –
Quanto: Gratuito
Informações: (53) 3222-2562

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CORAL INFANTO-JUVENIL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

MÚSICA INSTRUMENTAL – “GAHUER CARRASCO – VIOLÃO”

A Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON) promove no dia 18 de maio (quinta-feira) Concerto de Violão com Gahuer Carrasco e convidados, com início às 20 horas na Bibliotheca Pública Pelotense. A ASSAMCON tem apoio da Academia Keep Training, Buffet e Lancheria Mendes, Café Kalddi, Candy Store, Restaurante Rincão Nativo, Bilbiotheca Pública Pelotense e UFPel.  Entrada franca.

A proposta levará ao palco repertório latino americano e erudito. Serão executadas obras de Astor Piazzolla, Concierto de Aranjuez, entre outros.

O evento terá participação especial dos músicos: Sônia Cava no piano e Adão Santos no saxofone.

GAHUER CARRASCO
Sob o manto de uma trajetória de 15 anos de carreira, o violonista e cantor Gahuer Carrasco vem escrevendo sua vida musical do Brasil para o Mundo. Desde muito jovem, Gahuer Carrasco já se mostrava com toda a astúcia esculpida em suas veias a uma corrente repleta de percepções musicais. O que culminou em um aprendizado técnico e teórico, quando venho a se formar em bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas- Brasil.
Nessa época, foi hipnotizado pela sonoridade de diversos instrumentos musicais, descobrindo sons e variações, desde timbre do tambor até a complexidade do aprendizado junto ao violão, instrumento esse que deu ênfase e suas aptidões trafegaram desde o blues até o clássico.
Tamanho esforço debruçado no aprendizado técnico do violão resultou em diversos prêmios em concursos Mundo afora, cuja maioria laureou o 1° lugar.

Em passos largos, um foco de luz resplandeceu seu caminho e possibilitou novamente percepções ainda mais audaciosas, quando suas energias misturam-se entre o Tango, o Flamengo e o Bolero. As melodias de Astor Piazzola, de Carlos Gardel e de Armando Manzanero serviram de alicerce e entusiamo para a nova descoberta.
Gahuer Carrasco amadurece, torna-se um homem caliente, romântico e vibrante na elaboração de seus CD´s instrumentais, respectivamente, expressão e cordas, bem como passion e romance. Seus CD´s tiveram grande reconhecimento pela crítica e grande aceitação pelo seu público, inclusive obtendo divulgação no Brasil, Uruguai, México, Espanha, Grécia, Alemanha, Bulgária e França.

Segundo a crítica do Ilustríssimo compositor e músico, Dr. Homero de Souza Pires, diz sobre Gahuer que: a imagem revela a marca potente, passional deste notável talento violonístico, de rara musicalidade, de qualidades alimentadas por uma verdadeira vocação para o instrumento.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em MÚSICA INSTRUMENTAL – “GAHUER CARRASCO – VIOLÃO”

CURSO DE REGÊNCIA

A Associação Amigos do Conservatório de Música, conjuntamente com o Conservatório de Música da UFPel, ouvindo as necessidades da comunidade musical pelotense abrirá um Curso de Regência Coral e Orquestral em nível  de extensão universitária, tendo como professor o músico regente e compositor Alex Sandro de Oliveira.

Haverá uma entrevista no dia 19 de maio, a partir da 13h 30min. até às 19h, essa entrevista servirá para o professor conhecer os alunos e adequar o nível de conhecimento dos alunos ao conteúdo do curso, após a entrevista, na semana seguinte ocorrerá a matrícula, no horária das 13h 30min. ás 18h.

Informação importante, o curso terá seu primeiro módulo de junho a outubro, a partir das 18h 30min., quatro horas semanais com dias a combinar.

O valor do curso será de 05 parcelas de R$ 120,00 pagas antecipadamente no início de cada mês, os sócios da Assamcon que tiverem com suas mensalidades em dia terão desconto de 20% no valor de cada parcela.

Aos alunos que concluírem o curso será oferecido um certificado pela ASSAMCON.

O professor Alex Oliveira iniciou sua carreira musical aos oito anos de idade, obtendo orientação musical com seu pai Professor Sebastião José de Oliveira. Estudou euphonium, e regência na Universidade Livre de Música de São Paulo por sete anos e composição e regência no curso superior do Conservatório Dramático Musical de São Paulo. Também é Compositor, tendo obras já consagradas e gravadas.

Obteve orientações de Regência, com os renomados Maestros: Benito Juares, Roberto Farias e Sérgio Igor Chine e participou de Masterclass  com os maestros: Laszlo Marosi (Hungria) e o Maestro Dwight Satterwhite (EUA).

Estudou composição com o compositor Sebastião Jose de Oliveira também obteve orientações com os compositores Amaral Vieira e Villane Cortez.

Como compositor, atualmente possui obras sendo executada em solo nacional e internacional, como a obra “Poema Sinfônico o DESBRAVADOR, entre outras”.

Atuou como professor no curso Livre de Musica da Unipalmares, como prof substituto da Faculdade Mozarteun, e nos encontros da AFABAN em suas 4º e 9º edição.

Entre alguns de seus méritos se destacam:

– Troféu Revelação da Noite do I Mapa Cultural de São Caetano do Sul em 1995; onde se deu a estréia de sua 1° Sinfonia “Sinfonia Elisabete;

– Em 2000 na cidade de São Vicente, junto a Banda Musical do II BC, recebeu o TROFÉU CLÁUDIO VOLFHI por seu desempenho e profissionalismo;

– Em 2003 recebeu a Placa de DESTAQUE DO ANO, outorgado pela sociedade SOABAMA da cidade de São Vicente SP;

– Em 2008 recebeu o Colar Cívico Cultural, dos Nobres Cavaleiros de São Paulo, no grau de Cavaleiro;

– Considerado o melhor euphonista do Brasil no ano de 2005 á 2010, pelos críticos de arte de São Paulo.

– Em 2012 na cidade de Santarém no estado do Pará, recebeu a honraria “Maestro Wilson Fonseca”, na estreia de sua obra “Pequena Fantasia Sobre Temas de Wilson Fonseca”;

– Em 2016 sagrou-se campeão do concurso nacional para a escolha da Canção da 11º Brigada de Infantaria Leve, onde sua obra foi escolhida, com letra, música e arranjo de sua autoria.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CURSO DE REGÊNCIA

Oficina de Piano, Teclado e Acordeom

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA  DA UFPEL, ABRE VAGAS PARA O PROJETO OFICINA DE PIANO, TECLADO E ACORDEOM 

– Oficina de Piano, Teclado e Acordeom – oferece aulas semanais de 1 hora, para crianças e adultos, ministradas por alunos do Bacharelado em Música da UFPel e convidados, o projeto tem apoio da Associação Amigos do Conservatório de Música.

As matrículas estarão abertas entre os dias 03 e 04 de maio de 2017, das 13h 30min.  às 18h30min.

Para mais informações entre em contato pelo telefone 3222-2562 ou compareça pessoalmente no Conservatório de Música, situado à Rua Félix da Cunha, 651.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Oficina de Piano, Teclado e Acordeom

Recital de Violino e Piano com Yara Quercia e Vera Vianna

A Associação Amigos do Conservatório de Música promove no dia 25 de maio às 20 horas na Bibliotheca Pública Pelotense, com entrada franca,  Recital de Violino e Piano “Sonatas (sonatinas) de Compositores Brasileiros”. A proposta deste recital emana do projeto de pesquisa da professora Yara Vieira “Repertório brasileiro de sonatas para violino e piano: aspectos formadores da técnica violinística e da personalidade artística do intérprete”. Este projeto tem dois objetivos: divulgar o repertório brasileiro para violino e piano e promover esse mesmo repertório como formador de habilidades interpretativas, técnicas e artísticas, indispensáveis aos estudantes de violino. Em 2016 o Duo iniciou o estudo de sonatas e sonatinas com os compositores Henrique de Curitiba (Sonata 87) Guerra-Peixe (Sonata No. 2), Cláudio Santoro (Sonata No. 4) e Ernst Mahle (Sonatina 1974).  O projeto encontra-se em andamento e este é o segundo de uma série de recitais que deverão se estender para os próximos anos, sempre com a inclusão de novas obras e novos compositores.

YARA QUERCIA VIEIRA é professora das disciplinas de violino e viola na Universidade Federal de Santa Maria, RS, desde 1997. Atualmente tem o cargo de Professora Associada. Participou de diversos grupos de câmara da UFSM, tais como o Trio da UFSM, Trio Uirapuru e duo com a pianista Vera Vianna. Criou, juntamente com seus colegas da área de cordas da UFSM, a Orquestra de Cordas do Curso de Música da UFSM, composta por alunos e professores da instituição. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a construção da performance em violino e viola.Graduou-se em música – instrumentista pela UFMG (1983). Fez curso de mestrado em instrumento de arco na UFRJ (1992) e curso de doutorado (Doctorof Musical Arts-1996) na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.  Estudou com Gabor Buza, Paulo Bosisio, SantinoParpinelli e Leopold La Fosse.  Realizou curso de treinamento de professor Suzuki pela PreucilSchool (Iowa, EUA) e treinamento parcial de professor em Técnica Alexander pela “The Alexander Foundation” (Philadelphia, EUA).  Participou de diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Kamerart, Brasil-Consort e La Fosse Baroque Ensemble (EUA).

 

VERA PORTINHO VIANNA é graduada em música, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharelado em Piano pela Faculdade Wesleyan (Georgia, EUA). Realizou Mestrado em Piano Performancena Universidade do Tennessee (EUA-1992) onde obteve bolsa de estudos como pianista acompanhadora da classe de canto. Posteriormente recebeu bolsa de estudos da CAPES para realizar o curso de Doutorado em Pedagogia do Piano com concentração em Música Latino-americana na Universidade Católica da América (Washington, EUA – 2003). Como pianista participou de vários festivais, destacando o 5º Festival Internacional de Música de Câmara Maestro Dante Valledorem Resistência, Argentina e o Amalfi Coast Music Festival em Vietri sul Mare, Itália onde participou de recital em comemoração aos 500 anos do Brasil. Em 2013participou do 1º Simpósio de Piano de Londres e do PERFORMA em Porto Alegre apresentando trabalho sobre os pianistas brasileiros Sá Pereira e Magda Tagliaferro. É professora de piano no Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Santa Maria onde mantém atividade camerística com seus colegas e desenvolve projetos de extensão, sendo desde 2011 a coordenadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Violino e Piano com Yara Quercia e Vera Vianna

Latino-América Duo

Associação Amigos do Conservatório de Música  promove recital com Latino-América Duo no dia 03 de maio às 19h30min na Bibliotheca Pública Pelotense.

Entrada Franca.

O Latino-América Duo é um grupo que se dedica a música instrumental para dois violões, através da fusão de diversos elementos, o duo busca evocar, através deste repertório, a melancolia da milonga platina e a força do tango rio-platense, passando pelo contagiante choro brasileiro e pela visceral música nordestina, costurado por temas e obras inspiradas no folclore nacional e sul-americano. O grupo iniciou suas atividades em 2009, realizando apresentações em teatros, museus e salas culturais da região sul. Atualmente, o Latino-América Duo está lançando seu álbum de estreia, produzido pela Organic Recording Studio. Este trabalho apresenta releituras inéditas para clássicos brasileiros como Odeon de Ernesto Nazareth e Carinhoso de Pixinguinha, e da música latinoamericana como Libertango e Adios Nonino de Astor Piazzolla. O projeto apresenta ainda duas composições inéditas de Thiago Colombo como a Milonga Trivial e a Suíte Gauchesca, esta última dedicada ao duo e inspirada em temas do “folclore gaúcho“. Para retratar a força e a exuberância do nordeste brasileiro, Lágrimas Nordestinas I, II, III e IV, obra primorosa do compositor Marcelo Fortuna. Todo este hibridismo aqui apresentado visa representar o mosaico e a pluralidade cultural do continente latino-americano. Para abrilhantar e colorir a aquarela musical de seu álbum de estreia, o Latino-América Duo contou com a participação especial dos consagrados músicos Jucá de Leon (percussão), João Alexandre (violão), Thiago Colombo (guitarrón) e do Mestre do Violão Pampeano, Lucio Yanel em algumas faixas do novo disco. Através deste repertório, espera-se que todos possam conhecer um pouco mais da Latino-América através das cores, povos e sons que pulsam nestes violões.

Breve histórico
Ao longo de sua formação, o Latino-América Duo tem realizado alguns concertos e participado de alguns projetos culturais: Projeto “Musical Petropar” do Teatro São Pedro em Porto Alegre; Concerto no Teatro Threze de Maio, em Santa Maria; Concerto no Museu da Baronesa em Pelotas, projeto “Fazendo Música no Museu”; Projeto “Música na Casa do Capitão” no Instituto João Simões Lopes Neto; Concerto no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé; Concerto no V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio; Concerto no Fórum Internacional de Sustentabilidade da UFPel; Projeto Prata da Casa, no Teatro Municipal de Rio Grande; Concerto dos “25 anos do Centro Municipal de Cultura de Rio Grande”; Concerto na 36ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande; Gravação do programa MUSIURG, promovido pela TV FURG; Participação na Orquestra de Violões do “IV Festival Internacional de Guitarra de Uruguay” e do “I Festival Internacional de Música do SESC/RS”; além de ter sido agraciado com o Prêmio Concertos Didáticos da FUNARTE e Ministério da Cultura pelo projeto “Música Sem Fronteiras” em escolas públicas da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Latino-América Duo

SARAU do Conservatório de Música

RECITAL DE VIOLÃO

Acontece no dia 16 de março às 19h 30min. na Bibliotheca Pública Pelotense, a primeira edição do Sarau no ano 2017, o evento será voltado para o repertório violonístico, apresentado por alunos dos Cursos de Música da UFPel.
O Sarau tem coordenação do Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré e o evento está a cargo do Prof. João Alexandre Straub Gomes.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em SARAU do Conservatório de Música

Curso AFINASUL do Conservatório de Música

PROJETO AFINA SUL 2017, PRIMEIRO SEMESTRE – VAGAS LIMITADAS

 Leia este informativo atentamente. Mais informações pelo telefone 3222-2562 ou pessoalmente à Rua Félix da Cunha, 651.

 MATRÍCULAS PRIMEIRO SEMESTRE 2017: 

07 a 09 de março (13h30min. às 18h30min.)

Local: Secretaria do Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651).

Documentação necessária: cópia da certidão de nascimento ou RG, 01 foto 3×4 e pagamento da taxa de matrícula (primeira mensalidade).

Valores mensais: R$ 50,00 (aulas semanais somente de Práticas Interpretativas, para alunos ingressantes);

R$ 100,00 (aulas semanais de Práticas Interpretativas e Teoria e Percepção Musical, a partir do segundo semestre).

 HORÁRIO DAS AULAS

As aulas de Teoria e Percepção Musical ocorrerão nas terças (TPM I-A), quartas (TPM II) e (TPM I-B) quintas das 19h às 20h40. Os horários das turmas de Práticas Interpretativas serão definidos na semana anterior ao início das aulas, conforme o cronograma abaixo:

 Reuniões para definição das turmas e horários das aulas de Práticas Interpretativas:

Canto: terça-feira, 02 de maio, às 19h.

Flauta transversal, Trompete e Guitarra: quarta-feira, 03 de maio, às 19h.

Violino: quinta-feira, 04 de maio, às 19h

Violão e Saxofone: sexta-feira, 05 de maio, às 19h.

 Inicio das aulas: 08 de maio | Término das aulas: 25 de agosto

 REMATRÍCULAS: de 29 a 31 de agosto de 2017, das 13h30 às 18h. (o aluno regular que não fizer sua rematrícula dentro deste período perderá automaticamente sua vaga, podendo tentar nova vaga no período de matrículas).

 MATRÍCULAS SEGUNDO SEMESTRE 2017: Data e horário serão divulgados posteriormente (alunos novos)

 FUNCIONAMENTO DAS AULAS

     Serão ministrados 16 encontros em cada disciplina ao longo do semestre.

Práticas Interpretativas (canto, flauta transversal, violino, violão, guitarra, trompete e saxofone): aulas semanais com duração de 1h em turmas de 2 a 3 alunos. O programa a ser desenvolvido é definido por cada professor de acordo com o nível de seus alunos. O aluno ingressante deverá matricular-se exclusivamente nas aulas de Práticas Interpretativas (canto, violão, violino, trompete, flauta transversal, sax ou guitarra), pagando uma taxa mensal de R$ 50,00.

Teoria e Percepção Musical: aulas semanais coletivas, com duração de 1h50min. Programa distribuído em dois semestres. Para o bom aproveitamento dessas aulas é necessário ter experiência prévia no instrumento escolhido ou HAVER OBTIDO APROVAÇÃO em no mínimo um semestre de aulas de instrumento dentro do projeto. Somente alunos que comprovem experiência prévia no instrumento escolhido poderão fazer também a matrícula em Teoria e Percepção I já no primeiro semestre.

 FREQUÊNCIA

O aluno será considerado reprovado por infrequência se tiver faltado a mais de 4 encontros no semestre. A vaga do aluno infrequente será imediatamente preenchida pelo próximo aluno da lista de espera assim que a infrequência seja constatada.

AVALIAÇÃO

Em ambos os cursos (Teoria e Percepção Musical e Práticas Interpretativas) serão realizadas duas provas com peso 10, uma na metade do semestre (servindo para orientações do professor quanto à continuação do trabalho) e outra no final. A média final de cada aluno será calculada com base nas pontuações atingidas em cada curso (Teoria e Percepção e Práticas Interpretativas). O não comparecimento às provas importará na atribuição de nota 0 (zero). Alunos com média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) e mínimo de 75% de presença serão aprovados, podendo solicitar certificado de participação junto à secretaria ao final do ano.

O aluno que for reprovado nas aulas práticas ou teóricas por DOIS SEMESTRES SEGUIDOS (por infrequência ou por ter obtido média semestral inferior a 7,0) ficará impossibilitado de realizar nova matrícula no semestre seguinte. ALUNOS BOLSISTAS que forem reprovados UMA VEZ, por infrequência ou por média semestral insuficiente, perderão automaticamente o direito à bolsa de estudos, a qual será concedida a outro aluno que a necessite.

MENSALIDADES NÃO PAGAS

O aluno que não pagar sua mensalidade por dois meses seguidos perderá automaticamente sua vaga, liberando-a para o próximo na lista de espera, visto que é insustentável manter o bom funcionamento do projeto se houverem alunos em dívida.

BOLSAS DE ESTUDO

Estudantes de baixa renda que estejam regularmente matriculados em escolas públicas poderão ficar isentos do pagamento. Em todos os semestres são distribuídas bolsas de estudo para até 25% do total de inscritos, mediante seleção realizada com base na análise dos documentos apresentados. Bolsistas reprovados por nota ou por infrequência perderão automaticamente o direito à renovação da bolsa de estudos. Todo aluno bolsista com rendimento semestral igual ou superior a 7,0 terá sua bolsa automaticamente renovada.

Documentos Necessários para a requisição de bolsa de estudo:

– Atestado de matrícula em escola pública para o semestre desejado;
– Comprovante de renda mensal dos pais ou responsáveis (ou do próprio requerente)*;
– Carta expondo a requisição da bolsa com suas justificativas de motivos e necessidades (se possível, impressa).

*São aceitos os três últimos demonstrativos de pagamento (contracheques) ou a Declaração de Imposto de Renda do ano vigente.

COORDENADOR: PROF. GUILHERME TAVARES

APOIO: ASSAMCON – Associação Amigos do Conservatório de Música

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Curso AFINASUL do Conservatório de Música

Horário de Funcionamento

Comunicamos que no mês de janeiro de 2017 abriremos das 8h às 14h, entre os dias 16 e 27 de janeiro, devido ao Festival Internacional de Música do SESC, o horário de funcionamento será das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Horário de Funcionamento