Bacharelado

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome do Curso: BACHARELADO EM FILOSOFIA

Criado em: Setembro de 2005 com vigência no primeiro semestre de 2006)

Vagas oferecidas: 40 ( SISU +  PAVE)

Habilitação: Bacharel em Filosofia

Turno de Funcionamento: Noturno

Modalidade: presencial

Duração: 4 anos

Carga Horária Total: 2802 Horas-Relógio

OBJETIVO GERAL

O objetivo principal do curso é formar pesquisadores na área de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, o desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, no âmbito intelectual que caracteriza a formação na área, e poder discutir, também, aspectos da realidade a partir delas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer sobre filosofia);

– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);

– Capacitar o formando através dos conhecimentos metodológicos a atuar como pesquisador na área da filosofia;

– Contribuir para a capacitação na leitura de textos em língua estrangeira, compatíveis com as escolas principais da Filosofia.

PERFIL DO EGRESSO

O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.

O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a  capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga.