Início do conteúdo
Equipe

Somos um grupo interdisciplinar.

No CoCTec, toda área de conhecimento é valorizada e tem espaço na construção de uma educação mais inclusiva e aberta à aprendizagem criativa. Conheça os professores, pesquisadores e bolsistas que atualmente fazem parte da nossa equipe!

 

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto

Formação/Área de pesquisa: Psicóloga, mestre (UFPel) e doutora (UFRGS) em Educação.

Docente no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGECM e PPGEMAT, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, educação a distância, subjetividade e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa CoCTec.

 

 

Prof. Dr. Marcelo Pereira Machado 

Formação/Área de pesquisa: Licenciatura (UFPel), mestrado e doutorado em Física (UFSM)

Atualmente é ativo da Universidade Federal de Pelotas e líder do CoCTec. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estados Eletrônicos, atuando principalmente nos seguinte tema: Cálculos de primeiros princípios de estrutura eletrônica de nanomateriais. É professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional (PPGCEM) desde 2017/1, e trabalha junto ao CoCTec para incluir aprendizagem criativa ao ensino e aprendizagem de Física no Ensino Superior.

 

 

Profa. Dra. Carolina Campos Rodeghiero

Curso/ Área de pesquisa: Jornalista e pesquisadora em mídias sociais e aprendizagem

Desenvolve pesquisa relacionada às aprendizagens conectada e criativa, contribuindo no gerenciamento da rede de clubes de computação e do programa de multiplicadores em programação, robótica e espaços maker no continente africano. É o elo do grupo com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, para a qual gerencia o núcleo do Rio Grande do Sul.

 

 

 

PROFESSORES E PESQUISADORES:

 

Prof. Ms. Samir Schneid

Departamento/ Área de pesquisa: professor na Faculdade de Medicina da UFPel

Professor da faculdade de medicina federal de Pelotas desde 2004. Graduado na FURG em 1988, residências médicas em medicina interna e cirurgia geral. Mestrado em cardiologia na UFRGS, concluído em 2003. Instrutor de atendimento de parada cardíaca e primeiros socorros da American Heart Association e de trauma do American College of Emergency Physicians. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino por Simulação da Leiga. Tem interesse em aprendizagem criativa e uso de técnicas de artes cênicas no ensino de medicina.

 

Prof. Christiano Ávila – CEng

Departamento/ Área de pesquisa: Professor da UFPel e Doutorando em Ciência da Computação

Atualmente, estuda como o Pensamento Computacional (PC) pode contribuir para a melhoria geral da aprendizagem e do futuro profissional de jovens a partir do desenvolvimento específico de determinadas  competências e habilidade, investiga especialmente a utilização da programação e da robótica educacional em escolas da rede pública.

 

 

Profa. Dra. Maria Simone Debacco

Formação/Área de pesquisa: Professora da FAE e do PPGECM

Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE -UFPel), tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Tecnologia Educacional e Psicologia Educacional. É vice-coordenadora do Convênio de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique do projeto TEDUCA.

 

 

 

Profa. Dra. Regina Trilho Otero Xavier

Formação/Área de pesquisa: Professora da UFPel em Ciência da Computação

Foi professora da UCPel durante 31 anos, desenvolvendo atividades de docência nas modalidades presencial e a distância. Atualmente é Professora Adjunta no Centro de Engenharias da UFPEL e tem experiência nas áreas de Educação a Distância, Informática, Administração e Educação.

 

 

Prof. Dr. Manuel Constantino Zunguze

Curso/ Área de pesquisa: Professor na Universidade Pedagógica (UP), Moçambique

Desenvolve pesquisa em aprendizagens adaptativa, estilos de aprendizagem e trajetórias de aprendizagem. Colabora com o CoCTec nas ações do projeto com a Universidade Pedagógica de Moçambique.

 

 

 

MESTRANDOS/PESQUISADORES MESTRES:

Marco Medronha Filho

Curso/ Área de pesquisa: Mestre pelo PPGECM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pesquisa especialmente metodologias pedagógicas para a sala de aula utilizando tecnologias digitais. É professor de Ciências na rede pública municipal, e integrante do núcleo regional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

 

 

 

 

Felipe Szczepaniak

Curso/ Área de pesquisa: Arte, Design e Tecnologia

Pesquisador mestre do grupo, tem mestrado em Design  com ênfase em tecnologia, é formado em Design Gráfico, Técnico em Design de Móveis e Técnico em Informática. Atualmente cursa disciplinas da Licenciatura em Artes Visuais e é membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da UFPel. Desenvolve pesquisas na área de Design e Artes, conectando-as às ações do CoCTec em Aprendizagem Criativa.

 

 

Daiane de Jesus

Curso/ Área de pesquisa: Mestranda no PPGECM

Investiga o uso de fotografias para o ensino e aprendizagem de matemática, focando seu trabalho em imagens como ferramenta pedagógica.

 

 

Neemias de Oliveira Steinle

Curso/ Área de pesquisa: Mestrando do PPGECM – UFPel e líder do clube CoCTec NEC

Professor da Educação Básica Pública atuando na área de Linguagens e suas Tecnologias, Letramento Digital, Robótica Educacional e Educação Matemática como formas de desenvolver o Pensamento Computacional em Escola Inclusiva do Campo. Desenvolve o Projeto de Pesquisa: “Metodologias para a Promoção e Avaliação do Pensamento Computacional”.

 

Tamires Holz Gehrke

Curso/ Área de pesquisa: Mestrado no PPGECM

Pesquisa atualmente a aprendizagem na cultura pomerana, por meio de receitas culinárias. Seus alunos da rede pública de São Lourenço do Sul entrevistam os pais como forma de aprender sobre sua própria cultura. Atualmente experimenta o Scratch como mídia para desenvolver livros de receitas com os alunos.

 

Alessandra Marten

Curso/ Área de pesquisa: Mestranda no PPGECM

Investiga o potencial de brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo de crianças, desde as ferramentas analógicas até as digitais.

 

 

 

 

 

 

GRADUAÇÃO:

Carolina Martins Portela

Curso/ Área de pesquisa: Dança – Licenciatura

Integra tanto o CoCTec quanto o projeto de extensão Oficinas de Danças Folclóricas. Em nosso grupo, trabalha atualmente com os cartões de aprendizagem criativa, trazendo para a coleção os módulos de dança e produção coreográfica para o desenvolvimento dos clubes de computação no ensino público municipal.

 

 

Jéssica Renata Santos Silva

Curso/ Área de pesquisa: História – Licenciatura

Atua no desenvolvimento do projeto RPG na escola, que tem o intuito de aguçar a capacidade de aprendizagem de uma forma criativa e divertida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Sampaio

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia Eletrônica – CEng

Membro recente do grupo de pesquisa, colabora com o CoCTec no planejamento de ações que envolvem estudantes da UFPel na criação de espaços colaborativos interdisciplinares.

 

 

 

 

Henrique Mattos

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia Eletrônica – CEng

Contribui especialmente para os estudos em robótica educacional e projetos relacionados a espaços maker utilizando eletrônica. É um dos bolsistas que desenvolveu o material didático utilizado na África do Sul com aprendizagem criativa.

 

 

 

Jamilson do Nascimento

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia Agrícola

Atua no desenvolvimento do projeto RPG na Escola, que busca disseminar a aprendizagem criativa por meio do design de personagens jogos aventuras para o ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas curriculares na escola.

 

 

 

Maiara Kringel

Curso/ Área de pesquisa: Pedagogia

Contribui para o CoCTec especialmente no estudo da pedagogia aplicada aos clubes de computação em escolas públicas.

 

 

 

 

Marco Aurélio Alkimim

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia de Controle e Automação – CEng

Contribui especialmente para os estudos em robótica educacional e projetos relacionados a espaços maker e programação. É um dos bolsistas que desenvolveu o material didático utilizado na África do Sul com aprendizagem criativa, e participa da Liga de Robótica da UFPel.

 

 

 

Marcelo Lopes

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia de Controle e Automação – CEng

Membro recente do grupo de pesquisa, colabora com o CoCTec no planejamento de ações que envolvem estudantes da UFPel na criação de espaços colaborativos interdisciplinares. É membro da UFPel Rocket Team, que estuda lançamento de foguetes.

 

 

 

Rudinei Junior

Curso/ Área de pesquisa: Engenharia de Controle e Automação – CEng

Estudante do Centro de Engenharias, contribui especialmente para os estudos em Scratch e robótica educacional e projetos do CoCTec relacionados à rede de clubes de computação para escolas públicas de Pelotas e região.