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Projetos e programas

 

DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA

E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

EXTENSÃO

Rede de Clubes de Computação em escolas públicas municipais de Pelotas 

 

Clube da Escola Santa Teresinha

Em 2015, o grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), da Universidade Federal de Pelotas, iniciou o projeto para a formação de professores de ensino básico em programação e robótica, com o objetivo de criar uma rede de clubes de computação na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Em 2016 o grupo ofertou um curso semi-presencial sobre pensamento computacional onde professores de diferentes disciplinas de escolas municipais, estaduais e outros profissionais do ensino tiveram acesso a linguagem de programação Scratch e oficinas de robótica educacional com LEGO e Arduino. Dos 43 professores que tiveram acesso a este desenvolvimento pedagógico, cinco educadores deram início a clubes de computação em suas instituições de ensino. Alguns gerenciando mais de um grupo, Pelotas conta atualmente com 10 clubes de programação e robótica na rede pública de ensino, um deles localizado em uma escola para estudantes quilombolas, na zona rural.

Fluxo e propriedades do Pensamento Computacional: ilustração adaptada da teoria de J. Wing. Autoria: Carolina Rodeghiero (conteúdo) e Felipe Szczepaniak (ilustração).

Monitores do clube CoCTec NEC

Em sintonia com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a direção e bolsistas do CoCTec reúnem-se quinzenalmente com os professores da rede de clubes, a fim de alinhar com o grupo o trabalho que está sendo realizado, trocar experiências  tanto da rede quanto do próprio grupo de pesquisa, e oferecer novas atividades de desenvolvimento pedagógico referentes ao trabalho com Scratch e computação física. Esta comunicação constante, que é realizada periodicamente presencialmente e constantemente por grupos de e-mail e Whatsapp, permite não só o acompanhamento do que está sendo realizado nas escolas, mas também sua constante evolução e construção enquanto rede de aprendizagem.

Iniciar um projeto como a rede de clubes de computação pela formação de professores caracteriza o trabalho que o CoCTec vem realizando ao longo dos anos, pensando na sustentabilidade das ações que são propostas e realizadas pelo grupo ao alinhar educadores na criação de espaços e oportunidades para aprendizagem significativa baseada em projetos, reiterando o papel do professor enquanto facilitador da aprendizagem, motivando estudantes a gerenciar seu desenvolvimento cognitivo.

 

CONHEÇA OS CLUBES

 

ENSINO

Scratch, Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional

para Licenciaturas e Mestrado da UFPel

Alunos das licenciaturas em oficina de aprendizagem criativa

32 alunos de licenciatura e oito (8) de mestrado da Universidade Federal de Pelotas apresentam diante de seus colegas roteiros com final aberto para programação com Scratch, envolvendo a interdisciplinaridade das diferentes áreas em que estudam, sob princípios da aprendizagem criativa. Na ocasião, os estudantes apresentam trabalhos de sua autoria para jogos, quizzes, animações e programação integrada ao mundo físico.

Estudantes de história utilizam um personagem negro destaque no Brasil para apresentar a cultura de uma cidade do sul do país que foi construída pelas mãos de escravos. Alunos do mestrado em biologia criam um roteiro para jogo em que o aluno deve diferenciar vírus de bactérias. Um estudante de artes visuais cria um roteiro em que o usuário do Scratch programa um jogo para criar design de superfície, e mostra as possíveis aplicações físicas de diferentes resultados do game.

Oficina de Aprendizagem Criativa

Tal mostra de trabalhos é referente ao projeto final para a disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, ministrada pela profa. Rosária Sperotto com a colaboração do prof. Christiano Ávila e da profa. Carolina Rodeghiero, também pesquisadores do CoCTec. Os graduandos e pós-graduandos iniciaram a disciplina com fundamentação teórica sobre psicologia na educação, participaram de um dia de oficina em Aprendizagem Criativa, usando os projetos criados neste momento para conhecer o  Pensamento Computacional por meio do Scratch, e trabalhar pela primeira vez com a linguagem de programação, e criar roteiros abertos para possíveis aplicações em sala de aula com alunos do ensino fundamental e médio para os quais são professores.

Scratch para licenciandos da UFPel

Seu feedback? Uma disciplina curricular para estudar processos de aprendizagem e como estão interligados a criatividade, a liberdade que se dá ao aluno para produzir, e a importância de entender os diferentes interesses do grupo de trabalho para exercer atividades de fato colaborativas.

Todos os projetos em aprendizagem criativa criados pelos estudantes foram registradas em um formulário no Google Docs, que servirá para pesquisas do CoCTec em formação de professores.

Conheça mais sobre Aprendizagem Criativa e Scratch.

 

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

PESQUISA E EXTENSÃO

Cooperação acadêmica internacional com Moçambique

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (UEM)

Desde 2013, o grupo de pesquisa mantém cooperação internacional com a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. Em cinco anos de trabalho para o desenvolvimento pedagógico de alunos e alunas da universidade do continente africano, o programa PROMIDIAS serviu de inspiração para a criação da rede de clubes de computação.

Levando estudantes das mais diversas áreas da UFPel a capacitar outros universitários em mídias para a Educação, e recebendo pós-graduandos do país em disciplinas e projetos da nossa pesquisa, ao todo, 27 discentes ou docentes participaram desta iniciativa de internacionalização, atingindo programas de graduação e pós-graduação em Jornalismo (3),  Artes Visuais(2), Administração(1), Cinema (1) Educação Ambiental (4), Gestão da Educação(1), mestrandos da área Educação (2), doutorandos (5) e 4 professores (2 da UEM e 2 da UFPel).

 

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Cooperação internacional com a África do Sul

AFRICA CREATIVE ENSEMBLE 2017

Enquanto fundação que objetiva desenvolver jovens negros de zonas rurais do país, a Greater Tzaneen Community Foundation (GTCF) promoveu junto à UFPel e a Universidade Pedagógica (UP) um curso intensivo de programação e robótica para estudantes da Tshwane University of Technology (TUT) e desempregados de comunidades rurais locais em setembro de 2017. O curso de robótica educacional foi desenvolvido pela equipe do CoCTec, composta por duas professoras e dois alunos representando as engenharias Eletrônica e Automação e Controle. O resultado do trabalho permitiu ao grupo avaliar a metodologia e logística empregada nas aulas, a fim de planejar um curso de longa duração para o ano de 2018, parte do acordo entre as instituições sul africanas e a UFPel.

 

Conheça etapas importantes deste projeto:

Elaboração do material didático personalizado

O curso de robótica educacional foi dividido em quatro módulos, e cada um foi aplicado sob uma série de cartões de final aberto designados para tal. Em formato revista, o material didático foi personalizado com fotos dos próprios alunos, o que foi possível devido às aulas anteriores à RE, realizadas sobre o Scratch.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação do ambiente pedagógico

Desde o curso de Scratch até o de Robótica Educacional, as atividades do curso foram pensadas para serem realizadas em grupo, incentivando o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes. Para o curso de robótica, especificamente, configuramos o ambiente pedagógico com mesas e pistas de teste, para que os alunos testassem seus robôs e a programação desenvolvida para os mesmos.   

   

 

 

 

 

 

 

Aplicação e avaliação

Tudo o que foi realizado anteriormente, durante e posteriormente ao curso levou o CoCTec, junto a Universidade Pedagógica, parceira deste projeto, a coletar dados para pesquisas sobre o Scratch e a Robótica Educacional para jovens sul africanos, desde entrevistas individuais e coletivas até testes de raciocínio lógico.  

 

Exposição de trabalhos

Os três últimos encontros do curso foram exclusivamente para a criação de projetos de Scratch e Robótica. Os estudantes tiveram liberdade para criar o que gostariam, dentro do tema “soluções para  Agricultura”. O tema foi escolhido devido ao local onde exporiam seus projetos, a Tzaneen Agricultural EXPO 2017, e ao tema do próprio encontro Africa Creative Ensemble 2017, que misturava Arte, Tecnologia e Agricultura.