Escola rural encerra o ano de Scratch Days em Pelotas

Graduandos do Centro de Engenharias da UFPel, integrantes do CoCTec, apresentando robôs para os estudantes

Após o evento realizado pela Escola Santa Teresinha, mais um Scratch Day foi celebrado pela Rede de Clubes de Computação do CoCTec. Desta vez a realização foi pela Escola Nestor Elizeu Crochemore (NEC), sede do clube CoCTec NEC, localizada na Vila Nova, zona rural de Pelotas.

O Scratch Day, rede de eventos que celebra mundialmente a programação em blocos com o Scratch, foi marcado pela apresentação do Clube de Programação CoCTec NEC, apresentação da equipe de pesquisadores e professores do CoCTec, de projetos em robótica do CoCTec NEC com Arduino e sucata, demonstração de Robôs LEGO, demonstração de aplicação das Scratch Cards, programação com Scratch, exposição fotográfica digital das atividades do Projeto, mostra de projetos em Aprendizagem Criativa da comunidade NEC e de outros projetos do clube anfitrião.

Mostra de robótica durante o evento

295 alunos, da pré escola até o nono ano, 10 professores e oito integrantes do grupo de pesquisa liderado pela profa. Rosária Sperotto na UFPel participaram das atividades ocorridas no dia 27 de novembro na Comunidade NEC. Além disso, o evento teve a participação de um estudante moçambicano que integra o projeto TEDUCA de mobilidade acadêmica entre a UFPel e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, e de um pós-graduando do PPGECM da UFPel, que integra um clube especial para mestrandos da instituição. O líder do clube CoCTec PPGECM, mestrando neste mesmo programa e também professor responsável pelo CoCTec NEC, Neemias Steinle, foi o principal organizador do evento, que contou com o suporte do time de alunos e professores do CoCTec para a realização das atividades.

Mais de 290 alunos participaram do evento

Neemias comemora o sucesso do evento na comunidade escolar, e lembra que no dia 30 de novembro haverá oficinas de programação no laboratório da escola, ministradas pelos integrantes do clube para todos os alunos aprenderem a programar com Scratch. Além disso, o bolsista Simão Schuller, do Projeto EXPPC promoverá atividades desplugadas para os alunos das turmas de sexto ano da escola.

Para saber mais sobre o que acontece no clube CoCTec NEC, acesse o blog do clube.

Divulgação do evento

Publicado em 29/11/2017, na categoria Notícias.