CoCTec ministra curso de robótica na África do Sul

A capacitação foi oferecida a jovens sul africanos no mês de setembro

Turma que participou do curso em Tzaneen.

Aprender criativamente, persistir na resolução de problemas, gerar um produto no processo de aprendizagem, e realizar tudo isso contando com os colegas, trabalhando para um interesse em comum com o grupo. Estas são algumas das prioridades do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), coordenado pela profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em suas ações de projetos e programas de extensão.

Constituindo parte do trabalho do CoCTec para a internacionalização, o grupo participou do Africa Creative Ensemble 2017, em Tzaneen, evento para o qual foi convidado a participar ofertando um curso de programação e robótica educacional a jovens de uma universidade local – a Tshwane University of Technology (TUT), jovens desempregados de centros comunitários de Linyenye e de Nwamitwa, comunidades locais. Ao todo, 20 estudantes participaram da capacitação, que ocorreu de 05 a 30 de setembro no país sul africano.

Parte do material didático elaborado pelo CoCTec.

O curso foi construído sob a supervisão da pesquisadora Dra. Carolina Campos Rodeghiero, que trabalha com aprendizagem conectada e criativa, e contou com a participação dos alunos Henrique Pizzio Mattos, da Engenharia Eletrônica, e Marco Aurélio Alkimim, graduando da Engenharia de Automação e Controle da Universidade. Os bolsistas do CoCTec do CEng foram os responsáveis especialmente pela criação do material didático e metodologia do curso, testando os robôs e configurando atividades que fossem desafiantes para os jovens em sua prática das lições de robótica.

Exposição de trabalhos na AGRI EXPO.

Em parceria com a Greater Tzaneen Community Foundation (GTCF), fundação cujo foco é o desenvolvimento de crianças e jovens negros de zonas rurais da região de Limpopo, o curso foi realizado em co-autoria com o professor Dr. Manuel Zunguze, da Universidade Pedagógica de Moçambique, o qual ministrou o módulo de programação com o Scratch na primeira etapa dos encontros. Ao final das atividades do curso, os alunos tiveram a oportunidade de expor seus projetos finais em Scratch e robótica na Tzaneen Agricultural EXPO 2017, onde receberam a visita de autoridades locais, e de um público especialmente composto por estudantes e empresários da região.

Para os jovens, esta foi uma oportunidade de compreenderem sua capacidade e o potencial dos sul africanos para serem protagonistas na solução de problemas do país por meio das tecnologias. Na ocasião da feira, os alunos apresentaram projetos relacionados a agricultura, apresentando a robótica como uma alternativa de fácil entendimento para o trabalhador rural que se afasta da tecnologia em função de seu contexto socio-econômico ou cultural.

Reunião com a reitoria e diretores da TUT em Pretória.

Ao longo do período de trabalho no exterior, o CoCTec teve uma reunião com a Tshwane University of Technology (TUT), maior instituição de ensino superior em tecnologia do país, onde conversou sobre uma possível parceria Sul-Sul entre a UFPel e a instituição sul africana. Além disso, o grupo foi recepcionado pela Rainha Hosi Nwamitwa, da região de Limpopo, em detrimento do trabalho que incluiu a participação de jovens mulheres atendidas pelo centro comunitário Xitsavi Valoyi Trust Community Center no curso de robótica. Da mesma forma, o grupo foi convidado a participar de um jantar oferecido pelo prefeito da cidade de Tzaneen, na abertura da AGRI EXPO.

Rainha Hosi Nwamitwa.

O curso realizado na África do Sul neste ano serve como um projeto piloto para um projeto de longo prazo que está previsto para 2018, em uma parceria da UFPel com a GTCF para levar programação e robótica a jovens sul africanos em conflito com a lei. Ainda em trâmite na universidade, o acordo deve permitir que as atividades iniciem em março do próximo ano, possibilitando a outros professores e discentes da instituição a mobilidade acadêmica para sua participação no programa.

Publicado em 17/10/2017, na categoria Notícias.