Notícias
  • Resultado do Edital para Colaboradores CoCTec

    Agradecemos a todos(as) pela participação no processo seletivo para colaboradores voluntários(as) do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) da UFPel.

    Considerando especialmente a demanda do CoCTec para o ano de 2018, tivemos o total de nove aprovados em um grupo de 17 candidatos(as).

    Se você participou do processo e quer saber se está entre os(as) selecionados(as), confira sua caixa de e-mail! 🙂

  • Reitoria da UFPel assina convênio com Moçambique em projeto do CoCTec

    Na tarde de hoje, 11 de dezembro, a UFPel ampliou o relacionamento com o continente africano, por meio de mais um Memorando de Entendimento entre a instituição e uma universidade moçambicana. A Universidade Pedagógica (UP), representada pelo Prof. Dr. Manuel Zunguze, foi recebida pelo Reitor Pedro Curi Hallal na tarde de hoje para a assinatura do acordo que permitirá a discentes e docentes de ambas as instituições realizarem mobilidade acadêmica internacional em prol do projeto que leva programação e robótica educacional a jovens de escolas públicas e periferias.

    Para saber mais, leia a notícia na íntegra, publicada no site da UFPel.

     

     

  • Quer fazer parte do CoCTec?

    Estamos procurando novos colaboradores voluntários para o nosso grupo de pesquisa, especialmente para o trabalho no Projeto Clubes de Computação: uma rede de aprendizagem, que atualmente leva programação e robótica educacional a 10 clubes na cidade de Pelotas, expandindo suas atividades para outros municípios da região.

    Leia o EDITAL.

    Para participar, basta estar matriculado(a) ou ser docente de qualquer Instituição de Ensino Superior, e ter vontade de trabalhar em alguma das seguintes áreas:

    Áreas  Principais atividades a serem desenvolvidas
    Comunicação externa
    • Atualização de website e mídias sociais;
    • Redação de releases para os veículos de comunicação da UFPel (CCS e CEng), imprensa local e internacional;
    • Fotografia e cobertura de eventos selecionados;
    • Press Clipping;
    • Análise de Conteúdo e Redes Sociais.

     

    Design

    • Produção de material gráfico para eventos;
    • Material digital para redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram);
    • Planejamento e elaboração de branding para o Projeto;
    • Material didático padronizado para utilização nos clubes de computação;
    • Apresentações digitais e físicas do Projeto;
    • Edição de vídeos.
    Pensamento Computacional
    • Pesquisar bases epistemológicas que fundamentam o processo do Pensamento Computacional (PC);
    • Definir e organizar pesquisas que avaliem o PC nos clubes de computação;
    • Coletar dados e avaliar os dados coletados nos clubes de computação;
    • Produção científica em PC;
    • Apoio na organização de eventos envolvendo o PC.
    Aprendizagem Criativa
    • Pesquisar bases teóricas que fundamentam a Aprendizagem e a Aprendizagem Criativa;
    • Investigar sobre os modos de vida e demandas contemporâneas do cotidiano de crianças e jovens;
    • Definir e organizar pesquisas que avaliem o impacto dos clubes de computação na vida dos estudantes, professores e familiares atingidos com o Projeto;
    • Coletar, avaliar e relatar os dados dos clubes de computação;
    • Produção científica em Aprendizagem Criativa;
    • Apoio na organização de Feiras de Inovação e Criatividade (FICs) no Rio Grande do Sul.
    Internacionalização
    • Tradução de documentos oficiais;
    • Material didático;
    • Publicações relativas aos programas de internacionalização;
    • Apoio na elaboração de Planos de Trabalho e Memorandos de Entendimento entre a UFPel e instituições estrangeiras, quando alinhados com o Projeto;
    • Planejar e apoiar a organização de eventos internacionais envolvendo o Projeto e países parceiros do CoCTec.

     

    Robótica Educacional

    • Participar das atividades relacionadas a Robótica Educacional, com o objetivo de:
    • Pesquisar, planejar e aplicar estratégias envolvendo soluções para a agricultura por meio da robótica e da eletrônica;
    • Organizar eventos para os clubes de computação e parceiros, envolvendo o tema Meio Ambiente,  Agricultura, Inovação e Tecnologias.

    As inscrições estão abertas até o dia 13 de dezembro de 2017 às 23:59, e podem ser realizadas neste LINK.

     

  • Escola rural encerra o ano de Scratch Days em Pelotas

    Graduandos do Centro de Engenharias da UFPel, integrantes do CoCTec, apresentando robôs para os estudantes

    Após o evento realizado pela Escola Santa Teresinha, mais um Scratch Day foi celebrado pela Rede de Clubes de Computação do CoCTec. Desta vez a realização foi pela Escola Nestor Elizeu Crochemore (NEC), sede do clube CoCTec NEC, localizada na Vila Nova, zona rural de Pelotas.

    O Scratch Day, rede de eventos que celebra mundialmente a programação em blocos com o Scratch, foi marcado pela apresentação do Clube de Programação CoCTec NEC, apresentação da equipe de pesquisadores e professores do CoCTec, de projetos em robótica do CoCTec NEC com Arduino e sucata, demonstração de Robôs LEGO, demonstração de aplicação das Scratch Cards, programação com Scratch, exposição fotográfica digital das atividades do Projeto, mostra de projetos em Aprendizagem Criativa da comunidade NEC e de outros projetos do clube anfitrião.

    Mostra de robótica durante o evento

    295 alunos, da pré escola até o nono ano, 10 professores e oito integrantes do grupo de pesquisa liderado pela profa. Rosária Sperotto na UFPel participaram das atividades ocorridas no dia 27 de novembro na Comunidade NEC. Além disso, o evento teve a participação de um estudante moçambicano que integra o projeto TEDUCA de mobilidade acadêmica entre a UFPel e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, e de um pós-graduando do PPGECM da UFPel, que integra um clube especial para mestrandos da instituição. O líder do clube CoCTec PPGECM, mestrando neste mesmo programa e também professor responsável pelo CoCTec NEC, Neemias Steinle, foi o principal organizador do evento, que contou com o suporte do time de alunos e professores do CoCTec para a realização das atividades.

    Mais de 290 alunos participaram do evento

     

     Neemias comemora o sucesso do evento na comunidade escolar, e lembra que no dia 30 de novembro haverá oficinas de programação no laboratório da escola, ministradas pelos integrantes do clube para todos os alunos aprenderem a programar com Scratch. Além disso, o bolsista Simão Schuller, do Projeto EXPPC promoverá atividades desplugadas para os alunos das turmas de sexto ano da escola.

     

    Para saber mais sobre o que acontece no clube CoCTec NEC, acesse o blog do clube.

    Divulgação do evento

  • Alunos do CEng e do PPGECM ministram oficina na UNISINOS

    Marco Aurélio Alkimin (Eng. de Automação e Controle), Henrique Mattos (Eng. Eletrônica) e Neemias Steinle (PPGECM)

    Neste sábado, dia 18 de novembro, dois alunos do Centro de Engenharias da UFPel Henrique Mattos e Marco Aurélio Alkimim, integrantes do nosso grupo de pesquisa, e o líder do clube de computação CoCTec NEC e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel Neemias Steinle estiveram na UNISINOS em São Leopoldo para ministrar uma oficina de animação no Congresso Brasileiro de Programação de Vídeo Estudantil.

    Em duas horas de oficina, 16 pessoas, entre elas professores de arte e alunos do ensino fundamental de São Leopoldo, produziram atividades de animação interativa no Scratch, por meio da programação em blocos. O material produzido na oficina foi compartilhado na comunidade on-line do Scratch, que atualmente tem mais de 22 milhões de membros cadastrados ao redor do mundo. 🎬

    Oficina de animação com o Scratch

    Na ocasião, o CoCTec teve a oportunidade de divulgar a Rede de Clubes de Computação que lidera em Pelotas, e o núcleo Rio Grande do Sul na Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que reúne profissionais, empresas, famílias e pessoas interessadas em transformar a educação em atividades mais mão na massa e oferecendo a oportunidade para que alunos sejam protagonistas em seus espaços de aprender.Conheça mais sobre os Clubes de Computação e os demais projetos do CoCTec, e fique por dentro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

    Quer fazer parte do Núcleo RS na rede? Cadastre-se aqui🎬

  • Professores do CoCTec ministram oficina no ESUD em Rio Grande

    Participantes do ESUD vieram de vários estados do Brasil

    De 17 a 20 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sedia o XIV Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, o ESUD 2017. O evento é um dos mais conceituados na área de Educação a Distância, e conta com a participação de pesquisadores renomados, como o jornalista e professor espanhol Gorka Jakobe Palazio, da Universidad do País Basco (EHU), Espanha, que abriu o congresso com uma palestra sobre e-learning.

    Nesta quinta-feira, dia 19, os professores no CoCTec Rosária Sperotto, Christiano Ávila e Carolina Rodeghiero participaram do evento, ministrando a oficina “Clubes de Computação: uma Rede de Aprendizagem”. O público, em sua maioria docentes de universidades brasileiras, teve a oportunidade de conhecer os programas do grupo de pesquisa, conceitos de Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional, e colocar a mão na massa utilizando o Scratch para criar projetos. Com exceção de um dos alunos, foi a primeira oportunidade que os presentes tiveram de conhecer a ferramenta e programar em uma linguagem de blocos. A oficina foi também uma oportunidade para o CoCTec trabalhar com as Scratch Cards – as cartas do Scratch – em sua versão em Português. O material já havia sido utilizado na África do Sul, porém recentemente o MIT Media Lab disponibilizou o material em outros idiomas, e esta foi a primeira vez que o grupo de pesquisa teve a oportunidade de utilizá-lo com um público iniciante em programação. 

  • MIT Media Lab oferta curso on-line gratuito em Aprendizagem Criativa

    Aprendendo Aprendizagem Criativa terá versão em Português

    Interface de introdução ao curso.

    No dia 18 de outubro, o MIT Media Lab inicia um curso on-line aberto e gratuito em Learning Creative Learning (LCL), Aprendendo a Aprendizagem Criativa, e o CoCTec é parte da equipe organizadora do curso em sua versão para o Brasil.

    Ao todo, serão seis semanas de vídeos, conversas e leituras on-line, que podem ser acessadas ao tempo do estudante, com a flexibilidade do ensino a distância. A primeira semana será uma introdução à Aprendizagem Criativa, seguida de quatro semanas referentes aos quatro P’s da aprendizagem: Passion (Paixão), Peers (Pares), Product (Produto) e Play (Exploração Criativa). A sexta e última semana abordará o tema Sociedade Criativa, discutindo a aplicação de ideias e metodologias criativas no ambiente de trabalho.

    Neste ano, o curso será ofertado com legendas em Português, bem como fóruns de discussão e material didático traduzido para o idioma. Até o momento, o curso já teve mais de 1.200 inscrições somente no território brasileiro.

    Para participar, basta realizar a inscrição em http://learn.media.mit.edu/lcl/.

  • CoCTec palestra na Conferência Scratch Brasil

    Apresentação dos projetos da UFPel para Scratch e Aprendizagem Criativa.

    No retorno ao Brasil após um mês de trabalho na África do Sul ministrando um curso de programação e robótica, o CoCTec participou da Conferência Scratch Brasil 2017, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de outubro. A organização do evento, liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab e a Fundação Lemann, convidou o grupo de pesquisa da UFPel a apresentar em uma mesa redonda os projetos que o CoCTec vem desenvolvendo em torno do Scratch e aprendizagem criativa. A ocasião foi, portanto, uma oportunidade para apresentar ao público brasileiro e aos pesquisadores gestores do Lifelong Kindergarten, grupo de pesquisa base para o trabalho com aprendizagem criativa e Scratch, o trabalho que vem sendo desenvolvido especialmente em torno da Rede de Clubes de Computação em escolas públicas de Pelotas e região, e o recente trabalho com a África do Sul. A mesa, intitulada “O papel das instituições de ensino superior na disseminação do Scratch” contou também com a participação de professores da Universidade de São Paulo (USP), Federal do Amazonas (UFAM) e UNICAMP.

    Mostra interativa sobre a rede de clubes de computação.

    Para além do painel, o CoCTec teve a oportunidade de interagir com o público em uma mostra interativa, discutindo com instituições de ensino, professores, autoridades e outros profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a estrutura para a criação de uma rede de clubes de computação, levando em conta a formação de professores e a metodologia de aprendizagem criativa. Durante a mostra, o grupo realizou o cadastro de pessoas interessadas em colaborar para a criação de um documento oficial da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, uma espécie de guia para a criação de uma rede de clubes de computação, seja ela na rede público de ensino ou em outros programas e projetos. O documento será elaborado pelo CoCTec e estará disponível para a Rede, que é pública e, portanto, para toda a comunidade.

    Mitchel Resnick e Leo Burd com a delegação do CoCTec.

    Durante os três dias de evento, as professoras e os bolsistas do CoCTec realizaram oficinas de aprendizagem criativa e mantiveram contato com Mitchel Resnick, – co-criador do Scratch, diretor do Lifelong Kindergarten e professor de LEGO no MIT -, Andrew Sliwinsky – diretor de engenharia do Scratch -, e Leo Burd – diretor da Lemann Creative Learning Program no MIT Media Lab e administrador da Rede de AC no Brasil -, que parabenizaram o grupo pelo trabalho realizado em Pelotas e na África do Sul, manifestando o interesse em acompanhar os projetos que são desenvolvidos em ambos os continentes.

     

     

    No dia 18 de outubro, o MIT Media Lab inicia um curso on-line aberto e gratuito em Learning Creative Learning (LCL), Aprendendo a Aprendizagem Criativa, e o CoCTec é parte da equipe organizadora do curso em sua versão para o Brasil. Para participar, basta realizar a inscrição em http://learn.media.mit.edu/lcl/.

  • CoCTec ministra curso de robótica na África do Sul

    A capacitação foi oferecida a jovens sul africanos no mês de setembro

    Turma que participou do curso em Tzaneen.

    Aprender criativamente, persistir na resolução de problemas, gerar um produto no processo de aprendizagem, e realizar tudo isso contando com os colegas, trabalhando para um interesse em comum com o grupo. Estas são algumas das prioridades do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), coordenado pela profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em suas ações de projetos e programas de extensão.

    Constituindo parte do trabalho do CoCTec para a internacionalização, o grupo participou do Africa Creative Ensemble 2017, em Tzaneen, evento para o qual foi convidado a participar ofertando um curso de programação e robótica educacional a jovens de uma universidade local – a Tshwane University of Technology (TUT), jovens desempregados de centros comunitários de Linyenye e de Nwamitwa, comunidades locais. Ao todo, 20 estudantes participaram da capacitação, que ocorreu de 05 a 30 de setembro no país sul africano.

    Parte do material didático elaborado pelo CoCTec.

    O curso foi construído sob a supervisão da pesquisadora Dra. Carolina Campos Rodeghiero, que trabalha com aprendizagem conectada e criativa, e contou com a participação dos alunos Henrique Pizzio Mattos, da Engenharia Eletrônica, e Marco Aurélio Alkimim, graduando da Engenharia de Automação e Controle da Universidade. Os bolsistas do CoCTec do CEng foram os responsáveis especialmente pela criação do material didático e metodologia do curso, testando os robôs e configurando atividades que fossem desafiantes para os jovens em sua prática das lições de robótica.

    Exposição de trabalhos na AGRI EXPO.

    Em parceria com a Greater Tzaneen Community Foundation (GTCF), fundação cujo foco é o desenvolvimento de crianças e jovens negros de zonas rurais da região de Limpopo, o curso foi realizado em co-autoria com o professor Dr. Manuel Zunguze, da Universidade Pedagógica de Moçambique, o qual ministrou o módulo de programação com o Scratch na primeira etapa dos encontros. Ao final das atividades do curso, os alunos tiveram a oportunidade de expor seus projetos finais em Scratch e robótica na Tzaneen Agricultural EXPO 2017, onde receberam a visita de autoridades locais, e de um público especialmente composto por estudantes e empresários da região.

    Para os jovens, esta foi uma oportunidade de compreenderem sua capacidade e o potencial dos sul africanos para serem protagonistas na solução de problemas do país por meio das tecnologias. Na ocasião da feira, os alunos apresentaram projetos relacionados a agricultura, apresentando a robótica como uma alternativa de fácil entendimento para o trabalhador rural que se afasta da tecnologia em função de seu contexto socio-econômico ou cultural.

    Reunião com a reitoria e diretores da TUT em Pretória.

    Ao longo do período de trabalho no exterior, o CoCTec teve uma reunião com a Tshwane University of Technology (TUT), maior instituição de ensino superior em tecnologia do país, onde conversou sobre uma possível parceria Sul-Sul entre a UFPel e a instituição sul africana. Além disso, o grupo foi recepcionado pela Rainha Hosi Nwamitwa, da região de Limpopo, em detrimento do trabalho que incluiu a participação de jovens mulheres atendidas pelo centro comunitário Xitsavi Valoyi Trust Community Center no curso de robótica. Da mesma forma, o grupo foi convidado a participar de um jantar oferecido pelo prefeito da cidade de Tzaneen, na abertura da AGRI EXPO.

    Rainha Hosi Nwamitwa.

    O curso realizado na África do Sul neste ano serve como um projeto piloto para um projeto de longo prazo que está previsto para 2018, em uma parceria da UFPel com a GTCF para levar programação e robótica a jovens sul africanos em conflito com a lei. Ainda em trâmite na universidade, o acordo deve permitir que as atividades iniciem em março do próximo ano, possibilitando a outros professores e discentes da instituição a mobilidade acadêmica para sua participação no programa.

  • Clube da Escola Santa Teresinha promove Scratch day

    Evento foi o primeiro da rede de clubes de computação do CoCTec

    Cartaz de divulgação do evento.

    A Escola Santa Teresinha promoveu o seu primeiro SCRATCH DAY nos dias 04 e 05 de setembro, na própria instituição. Sob a coordenação da professora Aline Silva dos Santos, alunos, familiares e a comunidade participaram de dois dias de muita interação por meio de oficinas e atividades envolvendo a programação em blocos com o Scratch.

    O professor do CoCTec Christiano Ávila e os bolsistas Bruna Souza, da Engenharia do Petróleo, e Rudinei Junior, Engenharia de Controle e Automação da UFPel, participaram das atividades como facilitadores de atividades com Scratch e robótica educacional.

    Além do CoCTec, o evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

    Acesse as fotos do evento neste link.