TCLLE – Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira

Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) têm previsão para ocorrer nos meses de maio e outubro. Os editais são divulgados até dois meses antes da realização da prova, no site da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos, nos jornais, no site da UFPel, no Portal do Centro de Letras e Comunicação e no Diário Oficial da União.

Os atestados devem ser solicitados pelo e-mail caextufpel@gmail.com, constando no título “Atestado 2017-2 impresso” ou “Atestado 2017-2 digital”. No corpo do e-mail, colocar o nome completo, número de inscrição, RG e CPF. Os atestados somente poderão ser confeccionados após o recebimento, pela CaExt, do processo com os resultados. Isso leva em torno de um mês após a realização da prova.

O prazo para requerer o atestado de competência é de até seis meses, a contar a data de publicação do resultado. Todos os pedidos serão respondidos, também por e-mail, em ordem de solicitação, com todas as informações sobre a retirada dos atestados.

Confira provas anteriores e editais do TCLLE no link: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/processos-seletivos-especiais/

SOBRE O TESTE

Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) são oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Eles têm por finalidade medir a capacidade de leitura e compreensão de textos por parte do candidato, na língua estrangeira pretendida, por meio de dez questões de múltipla escolha. No teste, o uso de dicionário individual é permitido, devendo o candidato levá-lo.

Ultimamente têm sido ofertados testes de Espanhol, Francês e Inglês. No ato da inscrição, o candidato deve, obrigatoriamente, escolher uma das línguas estrangeiras. O valor de inscrição costuma ser de R$ 70,00, e o local da prova, o Campus Porto – Anglo (rua Gomes Carneiro, nº 01, Pelotas/RS).

SOBRE O ATESTADO

No atestado, consta a nota, a língua e a data de realização do teste. A nota mínima para aprovação no TCLLE é de atribuição de cada Programa de Pós-Graduação, segundo seus regimentos internos. O prazo de validade dos testes de competência, no âmbito da UFPel, é de dois anos, contados a partir da data de expedição do atestado.