TCLLE – Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira

Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) têm previsão para ocorrer nos meses de maio e outubro. Os editais são divulgados até dois meses antes da realização da prova, no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso, nos jornais, no site da UFPel, no Portal do Centro de Letras e Comunicação e no Diário Oficial da União.

Os atestados devem ser solicitados pelo e-mail caextufpel@gmail.com, constando no título “Atestado 2017-1 impresso” ou “Atestado 2017-1 digital”. No corpo do e-mail, colocar o nome completo, número de inscrição, RG e CPF. Os atestados somente poderão ser confeccionados após o recebimento, pela CaExt, do processo com os resultados.

O prazo para requerer o atestado de competência é de até seis meses, a contar a data de publicação do resultado. Todos os pedidos serão respondidos, também por e-mail, em ordem de solicitação, com todas as informações sobre a retirada dos atestados.

Confira provas anteriores e editais do TCLLE no link: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/processos-seletivos-especiais/

SOBRE O TESTE

Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) são oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Eles têm por finalidade medir a capacidade de leitura e compreensão de textos por parte do candidato, na língua estrangeira pretendida, por meio de dez questões de múltipla escolha. No teste, o uso de dicionário individual é permitido, devendo o candidato levá-lo.

Ultimamente têm sido ofertados testes de Espanhol, Francês e Inglês. No ato da inscrição, o candidato deve, obrigatoriamente, escolher uma das línguas estrangeiras. O valor de inscrição costuma ser de R$ 70,00, e o local da prova, o Campus Porto – Anglo (rua Gomes Carneiro, nº 01, Pelotas/RS).

SOBRE O ATESTADO

No atestado, consta a nota, a língua e a data de realização do teste. A nota mínima para aprovação no TCLLE é de atribuição de cada Programa de Pós-Graduação, segundo seus regimentos internos. O prazo de validade dos testes de competência, no âmbito da UFPel, é de dois anos, contados a partir da data de expedição do atestado.