Arquivo de Notícias

Estudante de jornalismo da UFPel vence concurso Primeira Pauta

Camila Requião Faraco, aluna do quinto semestre de Jornalismo da UFPel venceu o concurso Primeira Pauta do Jornal Zero Hora, que

A estudante foi muito elogiada na matéria da  Zero Hora de Domingo que anunciava sua conquista na quarta edição do concurso que se destina a acadêmicos das 22 faculdades de jornalismo do nosso estado.

Segue a matéria publicada na ZH de 26 de agosto:

26 de agosto de 2012 | N° 17173

JORNALISTA DO FUTURO

Estudante da UFPel conquista a quarta edição do concurso Primeira Pauta

“Passava das 15h quando Rosane de Oliveira entrou no prédio da Zero Hora, na Avenida Ipiranga. O terninho azul claro, a maquiagem suave e a sapatilha preta que ela vestira às sete e quinze da manhã continuavam intactos. Adentrou a sala privativa ao fim da Redação já se desculpando pelo atraso: – Minha rotina é sempre essa correria.”

Assim começa o texto que, combinado às impressões deixadas pela candidata na entrevista com jurados do concurso, valeu a Camila Requião Faraco a vitória na quarta edição do Primeira Pauta. Como prêmio, a pelotense de 23 anos, aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acompanhará uma equipe de Zero Hora em uma grande reportagem até o final do ano. Mas Camila ainda não sabe da conquista – ZH guardou a revelação para esta edição dominical.

Então, Camila – peço a permissão aos demais leitores para endereçar a esta futura profissional as próximas palavras –, saiba que estamos contentes e seguros em relação à escolha. Você, que já havia se destacado na segunda etapa do concurso, com uma reportagem sobre seu conterrâneo José Carlos Morais, médico que foi o primeiro brasileiro a jogar tênis em cadeira de rodas; você, que na entrevista se mostrou uma leitora versátil e voraz (vai da realidade jornalística ao realismo mágico de Gabriel García Márquez e Isabel Allende, com olhos atentos também para temas tão diversos como política, saúde, cultura, economia, comportamento, mundo); você, que parece ter maturidade para lidar com sua condição de desbravadora (sua turma é a primeira do Jornalismo da UFPel); você, que nos comoveu ao expressar sua emoção em participar do concurso; você, Camila, na última prova, que consistia em escrever o perfil de um dos colunistas de Zero Hora, nos fez acreditar que reúne virtudes bastante prezadas na Redação: o texto limpo e escorreito (como se diz aqui dentro, “pronto para baixar”), a capacidade de ambientar o leitor, a arte de encadear passado e presente do entrevistado, a sensibilidade para pescar as frases que definem a personalidade do perfilado, a ciência de que a história de alguém não deve ser contada apenas por uma voz.

Estamos ansiosos por acompanhar sua primeira pauta em ZH.

ticiano.osorio@zerohora.com.br

TICIANO OSÓRIO

Os finalistas
– Jéssica Rebeca Weber, 19 anos, aluna da Feevale
– Mateus Andrighetto Tamiozzo, 20 anos, aluno da Unijuí
– Juliana Forner, 19 anos, aluna da PUCRS
– Rúbia Ester Kercher, 19 anos, aluna da Unicruz

26 de agosto de 2012 | N° 17173

JORNALISTA DO FUTURO

O segredo da estudante

Quando a Camila me entrevistou para escrever o perfil que era sua tarefa no teste final do concurso Primeira Pauta, tive a certeza de que estava diante de uma jornalista de futuro. A segurança nas perguntas, a precisão na construção das frases, a atitude da estudante que já tinha passado na peneira da seleção e impressionado o júri, indicavam a qualidade do seu trabalho.

Quase no fim da entrevista, Camila me perguntou sobre livros e aí eu descobri o segredo dela. Filha de uma professora de literatura, Camila é uma jovem que lê jornais, revistas e, principalmente, livros. Que gosta de Gabriel García Márquez e sabe o valor de uma história bem contada. Por acreditar no poder da leitura para melhorar a escrita, aposto que a vencedora do Primeira Pauta será uma profissional bem-sucedida e fará a diferença no jornalismo.

ROSANE DE OLIVEIRA | COLUNISTA DE POLÍTICA

Link:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/08/estudante-da-ufpel-conquista-a-quarta-edicao-do-concurso-primeira-pauta-3865200.html

____________________________________________________________________________________________________________________________________

19/10/2012 – RESULTADO DO SORTEIO PARA OS CURSOS BÁSICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:

A Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação informa a lista de sorteados para os cursos básicos em língua estrangeira em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.

Lembrando que os candidatos sorteados devem comparecer conforme o cronograma de matrículas, com o comprovante de pagamento e CPF. Aqueles que não comparecerem no dia estipulado, perderão a vaga, dando lugar ao seu suplente, convocado posteriormente.

Para o Espanhol Básico I – turma 2 não houve sorteio, pois o número de inscritos foi inferior ao número de vagas, ficando todos os inscritos nesta turma convocado para a matrícula; informamos igualmente que novos interessados nesta turma poderão procurar a Câmara de Extensão nos horários de atendimento, para efetuar sua matrícula.

Veja a relação de sorteados, cronograma de matrículas, horários e conta bancária para o depósito identificado:

Inglês Básico I – turma 1
Inglês Básico I – turma 2
Inglês Básico I – turma 3
Inglês Básico I – turma 4

Alemão I – turma 1
Alemão I – turma 2

Espanhol I – turma 1

Francês I – turma 1
Francês I – turma 2

Horarios básicos I
Cronograma de matrículas e conta bancária

____________________________________________________________________________________________________________________________________

17/10/2012 – Informação da CaExt – CLC

Os Cursos Básicos de Línguas Estrangeiras estão com rematrículas e novas candidaturas abertas até o dia 18 de outubro.

As matrículas para os novos alunos serão realizadas durante a próxima semana, conforme o edital presente em http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/10/03/edital-cursos-basicos-em-lingua-estrangeira/

____________________________________________________________________________________________________________________________________

08/10/2012 – Professor do CLC/UFPEL organiza e lança livro no VII SENALE

Foi lançada na última quinta-feira (04/10), durante o VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino – SENALE, na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a obra Aprendizagem de Línguas – a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade, organizada pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro, do Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado da UFPEL, e pelas Prof. Dr. Christiane Heemann e Prof. Dr. Vanessa Ribas Fialho (UFSM), em homenagem ao Prof. Dr. Vilson J. Leffa, um dos maiores pesquisadores da Linguística Aplicada do Brasil.  Reunindo trabalhos que refletem caminhadas e interesses atuais e mais destacados do homenageado, os doze capítulos que compõem o livro foram escritos sob a perspectiva dos seguintes eixos temáticos Recursos e Práticas em CALLTeoria da AtividadeTeoria da Complexidade e Objetos de Aprendizagem de Línguas, os quais são abordados tanto pela própria pesquisa do professor Leffa, quanto por seus orientandos de mestrado e doutorado nos últimos anos.

Dentre os autores, além dos organizadores, estão ex-orientandos do Prof. Vilson J. Leffa, os quais atuam hoje em diversas instituições, e dois dos mais importantes pesquisadores na Linguística Aplicada do Brasil: a Prof. Dr. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, com vasta produção na área de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (CALL) e precursora nos estudos sobre Complexidade e Linguística Aplicada no Brasil; e o Prof. Dr. Hilário I. Bohn, que, além de referência nacional e internacional na área, foi vice-presidente da Associação Internacional de Linguística Aplicada. A obra pode ser encontrada na livraria EDUCAT e, em breve, na Livraria Cultura, em suas lojas físicas e virtuais.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

03/10/2012 – I Seminário de Estudos Literários – agradecimento à comunidade

Última tarde do evento
A equipe organizadora do I Seminário de Estudos Literários – Pelotas: da formação à contemporaneidade vem a público agradecer a participação da comunidade acadêmica e do público em geral nas atividades do evento, realizado na Bibliotheca Pública Pelotense entre os dias 25 e 28 de setembro.

Nos seus quatro dias de duração, o seminário contou com mesas redondas, bates-papo, comunicações, exposição de pôsteres e diversas intervenções artísticas, priorizando temáticas que versassem sobre a cidade de Pelotas e suas relações com diversas manifestações culturais, sobretudo as da área de literatura.

Manifestamos ainda a satisfação e o agradecimento pela participação de alunos e o incentivo de professores da rede pública de ensino da cidade no Concurso Literário Lourenço Cazarré, que premiou trabalhos de estudantes de educação básica nas categorias poesia, conto e crônica, todas tematizando a literatura, a história e a cultura de Pelotas tendo em vista as comemorações do seu 200º aniversário.

Cordialmente,

Comissão Organizadora do I SEMEL.

http://seminariodeestudosliterarios.blogspot.com.br/

Primeira noite do evento

Aluna premiada no Concurso Literário Lourenço Cazarré

____________________________________________________________________________________________________________________________________

01/10/2012 – Cursos de Extensão de Língua Estrangeira –  ALTERAÇÕES EDITAL

Estarão abertas, do dia 03/10 até 18/10, as inscrições para Ingresso e Rematrículas nos Cursos de Extensão de Língua Estrangeira, oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Maiores informações estão disponíveis no edital:

Edital NOVO

____________________________________________________________________________________________________________________________________

24/09/2012 – ALTERAÇÃO DE DATA DO PRIMEIRO ENCONTRO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA/TURMA DA NOITE 

O primeiro encontro do Estágio de Docência (Turma da noite) que estava marcado para quinta-feira (27/09 – 19h), fica antecipado para quarta-feira (26/09 – 19h), sala 110.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

19/09/2012 – LETRAS – ATENÇÃO – IMPORTANTE

INÍCIO ANTECIPADO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO 2012/2

Todos(as)  têm de comparecer à aula.

Estágio de Intervenção

Tarde – quinta-feira – 17h às 18h50 – início das aulas no dia 27 de setembro

Noite – quinta-feira – 19h – Início das aulas no dia 27 de setembro

Estágio de Docência

Tarde – quarta-feira – 13h30 às 15h10 – início das aulas no dia 26 de setembro

Noite – quinta-feira – 19h – Início das aulas no dia 27 de setembro

____________________________________________________________________________________________________________________________________

19/09/2012 – Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira abre inscrições

Das 10 horas de 18 de setembro, às 18 horas do dia 05 de outubro de 2012, estarão abertas as inscrições para o Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira, nos idiomas Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês, oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Os testes destinam-se às pessoas que desejarem obter Atestado de Competência em Leitura em Língua Estrangeira, expedido pela UFPel e serão aplicados no dia 21 de outubro de 2012, no turno da manhã, conforme normas e prazos constantes do Edital CGIC nº 109/2012.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

13/09/2012 – ATENÇÃO FORMANDOS LETRAS – PORTUGUÊS 2011/02

Os diplomas dos alunos formandos em LETRAS – PORTUGUÊS 2011/02 encontram-se disponíveis na Direção do CLC.
Informações: 39211392

____________________________________________________________________________________________________________________________________

13/09/2012 – Ciclo de Palestras Aspectos e Desafios da Francofonia – Conversa sobre o Haiti

Convidamos a todos para a próxima atividade do projeto de extensão Ciclo de Palestras Aspectos e Desafios da Francofonia será realizada em associação com a Bibliotheca Pública Pelotense:

Conversa sobre o Haiti

Representante da nova geração de autores haitianos, o poeta, cronista e ativista cultural James Noël é o convidado especial do evento CONVERSA SOBRE O HAITI  que, com entrada franca e início às 18h30, acontece na próxima terça (18), na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).

Com mediação e tradução de Normelia Parisi, professora da FURG especialista em literatura haitiana, o autor faz uma exposição e conversa com o público sobre sua obra e aspectos da cultura e do cotidiano do país caribenho. O encontro encerra com um painel de Parisi sobre aspectos gerais da literatura do Haiti.

Realização conjunta da Bibliotheca Pública Pelotense,  Associação dos Professores de Francês do RS / Comitê Sul , Centro de Letras e Comunicação  UFPel / Setor Francês  e Serviço de Cooperação e Açao Cultural da Embaixada da França.

O QUE: CONVERSA SOBRE O HAITI / Poesia – Vivências – Cultura

QUANDO: Terça-feira, 18 de setembro, às 18h30
ONDE:  no salão térreo da BPP
Entrada franca. 

CONVIDADO ESPECIAL

James Noël – poeta, escritor e ativista cultural haitiano.
PARTICIPAÇÃO / MEDIAÇÃO
Normelia Parisi – especialista em literatura haitiana (professora FURG)

____________________________________________________________________________________________________________________________________

06/09/2012 – Prorrogadas as inscrições para o I Seminário de Estudos Literários

As inscrições para apresentação de trabalhos no I Seminário de Estudos Literários de Pelotas foram prorrogadas até 12 de setembro de 2012.
O evento tem como objetivo incentivar a divulgação e a troca de informações da comunidade sobre autores, obras, histórias e memórias que deram suporte ao desenvolvimento cultural e intelectual da cidade.
Organizado pelos grupos de pesquisa “Literatura em Pelotas”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e “ÍCARO”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a primeira edição do evento será realizada entre os dias 25 e 28 de setembro de 2012 e terá como tema “Pelotas: da formação à contemporaneidade”, tendo em vista as comemorações dos 200 anos da cidade.

Informações importantes:
Inscrições para ouvintes: de 20 de julho a 25 de setembro de 2012 (ou enquanto houver vagas)
Inscrições para apresentação de trabalhos: de 20 de julho a 12 de setembro de 2012

Local: a maior parte das atividades será realizada na Bibliotheca Pública Pelotense
Será fornecido certificado de 40 horas.
Inscrições e informações no blog do seminário ou pelo e-mail contato.semel@gmail.com.
http://seminariodeestudosliterarios.blogspot.com.br/

____________________________________________________________________________________________________________________________________

05/09/2012 – Docente do Centro de Letras e Comunicação ministra curso em Florianópolis

Convidado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o professor Dr. João Manuel dos Santos Cunha, vinculado ao Centro de Letras e Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, ministrará três módulos da disciplina “Tópicos especiais – traduções e identidades: diálogos entre literatura e cinema”.

O curso será desenvolvido em caráter intensivo, de 17 a 21 de setembro,  e dele participarão pesquisadores,  mestrandos e doutorandos em atividade junto ao PGET, sob a coordenação da Prof. Dra. Luciana Wrege Rassier. Durante os trabalhos,  o docente abordará temas relativos à investigação sobre o processo narrativo literário, visto em suas relações com os procedimentos da narrativa fílmica, bem como à questão das traduções cinematográficas para textos de ficção, enfocadas como leitura crítica de textualidades literárias.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

04/09/2012 – AVISO – Disciplinas de Estágio de Docência

A coordenação dos Cursos de Licenciatura em Letras solicita aos alunos que se matricularão nas disciplinas de Estágio de Docência em 2012/2 que entrem em contato com a Coordenação do Curso, informando seu nome completo e disciplina a ser cursada, através do email letras_colegiado@gmail.com ou entrem em contato com os professores das respectivas disciplinas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

08/08/2012 – AVISO – Horário de funcionamento do LIG

A COORDENADORA do LIG – Letras, Profa. Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro informa que durante a greve dos professores, o horário de funcionamento do laboratório é de segunda a sexta, das 8h:30 às 12h30.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

31/07/2012 – Alunos dos Cursos de Licenciatura em Letras da UFPel participam do Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL)

Do dia 21 a 29 de julho os alunos dos cursos de Letras, da Universidade Federal de Pelotas, estiveram presentes no XXXIIIº   Encontro Nacional de Estudantes de Letras, na Universidade Federal de Santa Catarina.  A delegação da UFPel contou com 30 alunos dos cursos de Francês, Inglês, Espanhol, Alemão , Português, Redação e Revisão de textos. Os responsáveis pela delegação foi o Profº Ubiratan Machado Pinto e as alunas Desirée Nobre e Lua Gill, ambas do 5º semestre do francês.

No encontro, os alunos puderam se interar ao movimento estudantil com as diversas assembleias e plenárias realizadas, todos os dias, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (EXNEL). Houve, também, espaços para apresentações de trabalhos e oficinas, onde a troca de experiências foi de suma importância para a vida acadêmica.

Aliado a isso tiveram as culturais, que foram momentos onde os alunos puderam conhecer as mais diversas culturas do nosso país. A convivência com os diversos sotaques e costumes, que foi propiciada pelos alojamentos, com certeza, trouxe um enorme aprendizado para os estudantes de letras, pois a diversidade está presente em nossas vidas e deve ser respeitada.

Importante destacar, também, que houve um Ato de apoio à greve das universidades federais, mostrando que os estudantes também estão preocupados com a atual situação da educação no país.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

10/07/2012 – AVISO – Regularização ENADE dos Cursos de Licenciatura em Letras

Atenção alunos ingressantes em 2011 – a Coordenação do Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Letras solicita que os alunos ingressantes em 2011 preencham a ficha em anexo e para fins de regularização junto ao ENADE.

FICHA ENADE

____________________________________________________________________________________________________________________________________

05/07/2012 – NOVOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS SETORES DO CLC 

Em função da greve dos professores e servidores técnico-administrativos, os setores abaixo relacionados estarão funcionando nos seguintes horários, a partir de 09 de julho, segunda-feira, até o término da greve :
Direção CLC: segunda a sexta das 8:30 às 12:00 (dias 06, 11, 16, 19, 24, 27 de julho à tarde)

CaEns, CaExt, Colegiados de Graduação: terça, quarta e quinta das 8:30 às 12:00
Tão logo termine a greve voltamos aos horários normais.
Direção do CLC

____________________________________________________________________________________________________________________________________

04/07/2012 – Professor do Centro de Letras e Comunicação lança livro no Rio de Janeiro

O livro A lição aproveitada – modernismo e cinema em Mário de Andrade será lançado no próximo dia 12 de julho no Rio de Janeiro, em evento acadêmico que integra o Encontro Nacional – ENANPOLL,  promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL. Ao mesmo tempo,  a Editorial Ateliê anuncia que o livro estará disponível também em formato e-book.

A obra, de autoria do professor João Manuel dos Santos Cunha, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Centro de Letras e Comunicação da UFPel, segundo a professora Tânia Franco Carvalhal, que assina o Prefácio do livro, “retoma a orientação comparatista em uma perspectiva interdisciplinar, com base nos confrontos e nos contrastes, tendo em conta diferentes fatores e contextos culturais, que favorecem uma leitura ampla e contrastiva da qual emergem as analogias e diferenças entre os distintos modos  e meios de expressão”.  Já o cineasta Nelson Pereira dos Santos, na Apresentação da obra, registra  que “o autor nos seduz, ‘andradinamente’, com todas as informações hoje disponíveis sobre as relações do cinema com a literatura, o que fará deste livro leitura obrigatória tanto nos cursos de letras como nos de cinema”.

A sessão de lançamento ocorrerá no Solar do Jambeiro, edifício histórico do século XIX, próximo à Universidade Federal Fluminense, sede do ENANPOLL  em 2012.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

22/06/2012 – IV Módulo do Curso de Formação Continuada para Professores de Libras será neste sábado(23)

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, divulga o IV Módulo do Curso de Formação Continuada para Professores de Libras. O Curso é uma atividade de parceria entre o Grupo de Estudos Surdos (GES) da UCPel e o NAI. O tema a ser discutido será Português Acadêmico para Professores Surdos. A atividade ocorrerá neste sábado(23), das 8h30min às 12h, no Laboratório de Informática da Universidade Católica de Pelotas. Público: professores e instrutores atuantes em Libras. O moderador será o professor Diogo de Souza Madeira, do IF-Sul. As inscrições são gratuitas e realizadas no local. Professores que não cursaram os Módulos anteriores podem participar.

O Módulo IV será realizado no Laboratório 3, localizado no último andar do prédio C no campus 1 da UCPel, na rua Gonçalves Chaves.

Maiores informações através do e-mail nai.prg@ufpel.edu.br

____________________________________________________________________________________________________________________________________

14/06/2012  – Atestados dos Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE)

ATENÇÃO: O candidato que realizou os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE), deverá solicitar a confecção de seu atestado através do e-mail da Câmara de Extensão do CLC: caext@hotmail.com.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

14/06/2012 – Prorrogadas as inscrições para seleção de ministrantes para o ensino dos cursos básicos de línguas estrangeiras

A Câmara de Extensão do CLC informa:

As inscrições para a seleção de ministrantes para o ensino dos cursos básicos de línguas estrangeiras foram prorrogadas até dia 19/06/12, das 8h às 12h, na sala 109.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

14/06/2012 – Assembleia Geral de Estudantes

A pedido do Diretório Acadêmico “Edith Barreto” o Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Letras informa: Assembleia Geral de Estudantes, a realizar-se na próxima sexta-feira, 15 de junho, às 19h, no Auditório do ICH.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

12/06/2012 – Publicação de artigos – Revista ScientiaTec

A revista de caráter multidisciplinar ScientiaTec está recebendo, até o dia 02 de julho de 2012, material para publicação.

Interessados devem enviar seus artigos científicos para serem avaliados pelo site: http://seer.ufrgs.br/ScientiaTec

Mais informações

ScientiaTec

____________________________________________________________________________________________________________________________________

11/06/2012 – SELEÇÃO DE MINISTRANTES PARA O ENSINO DOS CURSOS BÁSICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Até o dia 15/06/2012 estarão abertas as inscrições para seleção de ministrantes para o ensino básico de línguas estrangeiras à comunidade.

Onde: na CaExt – CLC (ANGLO – Sala 109) das 8h às 12h.

Mais informações no edital:

Edital extensão ministrantes 2012/2

____________________________________________________________________________________________________________________________________

21/05/2012 – Tópicos gramaticais: pontos problemáticos e reescrita

Estão abertas, até o dia 24 de maio, as inscrições para o Curso de Extensão “Tópicos gramaticais: pontos problemáticos e reescrita”, coordenado pela Profª. Márcia Dresch. O curso, com duração de  15 horas/aula, será ministrado por Fabíola Weykamp e Felipe Bilharva da Silva.

Horário: sextas-feiras pela manhã
Início: 25 de maio
Local: Anglo
Inscrições pelo e-mail: topicosgramaticais2012@gmail.com 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

16/05/2012 – Convite

O Conselho do Centro de Letras e Comunicação convida a Comunidade Acadêmica do CLC para participar das reuniões extraordinárias de elaboração do REGIMENTO do CLC.

CONVITE

____________________________________________________________________________________________________________________________________

07/05/2012 – Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira

Até as 18h de 16 de maio estão abertas as inscrições aos Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira, idiomas Alemão, Francês, Inglês e Espanhol. Os testes destinam-se às pessoas que desejarem obter Atestado de Competência em Leitura em Língua Estrangeira, expedido pela UFPel. A aplicação ocorrerá no dia 27 de maio, pela manhã, conforme Edital CGIC 059/2012.

Maiores informações podem ser obtidas nos links:

http://cgic.ufpel.edu.br/wp/2012/05/testes-de-competencia-em-leitura-em-lingua-estrangeira-tclle/

http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/05/04/testes-de-competencia-em-leitura-em-lingua-estrangeira/

____________________________________________________________________________________________________________________________________

04/05/2012 – 1ª Semana Acadêmica de Jornalismo

A 1ª Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo da UFPel, que tem como tema “Os Desafios da Reportagem”, contará com profissionais de jornalismo de diversas áreas, tendo como objetivo ampliar a visão de mercado de trabalho para os alunos e discutir os obstáculos da profissão.

PALESTRANTES

Telejornalismo
Tanira Lebedeff (Correspondente Internacional Rede Globo)

Do impresso à web
Luiz Antônio Araujo (Editor Zero Hora)

Radiojornalismo
Luciano Klöckner (Professor da PUC)

Fotojornalismo
Nauro Junior (Fotógrafo Zero Hora)
Paulo Rossi (Fotógrafo Diário Popular)

MINI-CURSOS

Edição de Imagens
Thiago Rodeghiero
Centro de Artes – Alberto Rosa, 62.

Jornalismo Internacional
Luiz Antônio Araújo
Campus Porto – Gomes Carneiro, 01.

Valores

– R$ 20,00 estudantes

– R$ 25,00 demais participantes

Inscrições

– Dia 04 de maio

– Sala do D.A. do curso de Jornalismo UFPEL
Das 17h às 19:30min

– Campus II da UCPEL
Das 18h às 20:45min

____________________________________________________________________________________________________________________________________

04/05/2012 – II Seminário Interinstitucional de Pesquisa

Estão abertas as inscrições para OUVINTES do “II Seminário Interinstitucional de Pesquisa”, que ocorrerá nas noites dos dias 30 e 31/05 e 01/06 (vide locais no cartaz), com inscrição gratuita.

O evento terá mesas de discussão sobre pesquisas que vem sendo desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação na área de literatura, bem como trará palestras de professores orientadores.

O seminário contará com a presença de pesquisadores da UFPel, UFRGS, UFSM, UNISC, URI-FW e FURG. Trata-se de uma proposta que visa a discussão de temas comuns entre os Grupos de Pesquisa, primando a comunicação entre os trabalhos e inaugurando caminhos para novas pesquisas.

Inscrições e informações pelo e-mail: seminterinstitucional@gmail.com

Será fornecido certificado de 20 horas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

04/05/2012 – Eleições Diretório Acadêmico de Letras Edith Barreto

As Coordenações dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras e o Diretório Acadêmico “Edith Barreto” (DA Letras) abrem edital par aos cargos do Diretório Acadêmico.

Confira o edital:

EDITAL – Eleição DA

____________________________________________________________________________________________________________________________________

03/05/2012 – Monitoria em língua francesa

Divulgados os horários do aluno Rafael Mendes, bolsista que irá atuar como monitor em língua francesa:

Horários Monitoria

Para marcar monitoria, enviar e-mail com horário e conteúdos a serem estudados para cmendes.rafael@gmail.com ou pelo telefone 8117 8822.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

27/04/2012 – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão divulga 3º módulo de formação continuada em Libras

 O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel (NAI) divulga o III Módulo do Curso de Formação Continuada para Professores de Libras. O Curso é uma atividade de parceria entre o Grupo de Estudos Surdos (GES) da UCPel e o NAI. O tema a ser discutido será Tecnologias Inovadoras e Interativas para o Ensino de Libras. A atividade ocorrerá dia 5 de maio, das 13h30min às 17h30min, no Laboratório do Centro de Educação a Distância da UFPel, rua Félix da Cunha 630.

O público-alvo são professores e instrutores atuantes em Libras. Os moderadores serão os professores João Luis Paixão Cortês, Maria Pia Sassi e Fabiano Souto Rosa. As inscrições são gratuitas e realizadas no local, Professores que não cursaram o Módulo I e II podem participar. Maiores informações através do e-mail nai.prg@ufpel.edu.br

____________________________________________________________________________________________________________________________________

27/04/2012 – Curso de Jornalismo coloca no ar o blog Nas Páginas do Dia

O curso de Jornalismo da UFPel colocou no ar o blog “Nas Páginas do Dia”, que tem como conteúdos debates, informação, opinião e conhecimento em geral, para que o leitor fique por dentro de tudo que é relevante ao seu cotidiano.

O blog é feito por acadêmicos do curso, sob a supervisão e a coordenação de professores. Acesse http://letras.ufpel.edu.br/naspaginasdodia

____________________________________________________________________________________________________________________________________

27/04/2012 – Reabertas as inscrições para o Processo de Seleção de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

O Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), informa que as inscrições para os editais de seleção de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica 001/002/003/004/2012/DPIC/PRPPG/UFPel irão REABRIR no período de 27/04/2012 a 06/05/2012 (até às 23 horas e 59 minutos).

____________________________________________________________________________________________________________________________________

25/04/2012 – Bolsas de graduação para estudantes de Jornalismo

O Colegiado do Bacharelado em Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas torna público que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos e candidatas para bolsas de graduação na rádio Federal FM, de acordo com Edital Nº. 001/2012 do Programa Bolsas de Graduação (PBG) da UFPel.

O prazo de inscrição para seleção de candidatos foi prorrogado até o dia 27 de abril (Retificação Edital Nº. 002/2012 – CCJ).

Mais informações nos editais:

EDITAL ESTAGIO JORNALISMO 2012

RETIFICAÇÃO EDITAL ESTAGIO JORNALISMO 2012

____________________________________________________________________________________________________________________________________

25/04/2012 – Programa Jovens Talentos para Ciência

Informamos que a prova do Programa Jovens Talentos para Ciência será domingo dia 29/04/2012 no prédio do Anglo.

Qualquer outra informação relativa ao processo poderá ser obtida pelo site jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

23/04/2012 – Seleção de bolsistas para o LIG – CLC: resultado

A coordenadora do LIG do Centro de Letras e Comunicação, Profa. Ana Pederzolli Cavalheiro, divulga o resultado do processo seletivo para bolsistas do Programa Laboratórios de Informática da Graduação, o qual oferece 4 (quatro) vagas. Os candidatos selecionados receberão orientações através de seus emails.

SELECIONADOS:

1º Lugar – DANIELLE RASMUSSEN BETEMPS

2º Lugar – KARINA GONÇALVES VAZ

3º Lugar – RODRIGO TORRES WESTENDORF

4º Lugar – PAULA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES

SUPLENTE:

5º Lugar – JÉSSICA NUNES DA SILVA

____________________________________________________________________________________________________________________________________

23/04/2012 – Projeto de extensão “Drummond Comparado”

A Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel convida a todos a participarem do projeto de extensão “Drummond Comparado: o poeta das sete faces & outros”. Os encontros serão realizados de 10 de maio a 14 de junho, às quintas-feiras à tarde, nas dependências do Instituto João Simões Lopes Neto (Rua D. Pedro II, 810, Centro, Pelotas/RS).

O projeto visa a ler e discutir em conjunto textos de Carlos Drummond de Andrade (contos e poemas) e de outros autores selecionados.

Os encontros serão ministrados pelas acadêmicas em Letras Francieli Borges e Patrícia Hoff, sob orientação da Profa. Dra. Cláudia Lorena Fonseca e colaboração do Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique.

Inscrições gratuitas e informações pelo e-mail drummondcomparado@gmail.com.

Será fornecido certificado aos participantes.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

20/04/2012 – DPDP oferece novos cursos de capacitação

O DPDP está informando aos servidores técnico-administrativos da UFPel que estarão abertas, de 18 a 26 de abril de 2012, no site da PRGRH, as inscrições para os seguintes cursos de capacitação:

Leitura em Língua Espanhola

Carga Horária: 60h
Início: 03/05
Previsão de Término: 12/07
Aulas: segundas, das 14h às 17h e quintas, das 9h às 12h
Local: Liceu, sala 04
Ministrantes: Ana Lúcia Cavalheiro

 

Leitura em Língua Inglesa

Carga Horária: 60h
Início: 03/05
Previsão de Término: 12/07
Aulas: terças e quintas, das 9h às 12h
Local: Liceu, sala 03
Ministrantes: Silvia Costa Kurtz dos Santos

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

17/04/2012 – Última semana para inscrições nos editais de Bolsas de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está disponibilizando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2012/2013 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e Bolsa de Iniciação Científica Tecnológica Institucional (PROBITI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Todos os docentes efetivos desta universidade, com titulação mínima de doutorado, bem como pesquisadores aposentados, visitantes e bolsistas de pós-doutoramento de longa duração (PNPD e PRODOC), que comprovem permanência na instituição durante o período de vigência da bolsa, podem concorrer em ambos os programas, dentro de sua área, às bolsas de Iniciação Científica oferecidas pelas unidades de fomento.

AS INSCRIÇÕES IRÃO ATÉ O DIA 20 DE ABRIL DE 2012, SEXTA-FEIRA.

Seguem abaixo as instruções para a solicitação de bolsas e os referidos editais.

1. Entrar no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (http://prppg.ufpel.edu.br/);

2. Clicar em Departamento de Pesquisa (http://prppg.ufpel.edu.br/index.php?page=pesquisa);

3. Clicar na guia “Bolsas” (http://www.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/) para realizar a solicitação da bolsas de pesquisa;

4. Selecione o programa e o caráter da solicitação e após preencha a ficha com título do projeto, código do COCEPE, área, código específico da área, anexar o projeto original, plano de atividades, cronograma e ficha de avaliação do docente, bem como dados específicos do orientador;

Ressaltamos que a solicitação de bolsas de Iniciação Científica é feita SOMENTE através do sistema da universidade, não sendo necessário o envio de nenhum documento na forma impressa para a PRPPG.

OBSERVAÇÃO: Todos os pesquisadores com a intenção de concorrer às bolsas de Iniciação Científica nas modalidades PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBIT/FAPERGS deverão submeter seus projetos (novos) de pesquisa à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação até o dia 05 de abril de 2012, quinta-feira, para que haja tempo hábil para os trâmites de aprovação dos referidos projetos de pesquisa junto ao Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE).

____________________________________________________________________________________________________________________________________

16/04/2012 – PBG: edital para seleção de bolsistas

A Câmara de Ensino do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas torna público que realizará Concurso Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa Bolsas de Graduação, conforme o seguinte edital:

Edital de seleção PBG – CLC 2012

____________________________________________________________________________________________________________________________________

13/04/2012 – Aula dia 16 de Abril 

PORTARIA Nº09/2012
O Diretor do Centro de Letras e Comunicação, no uso das suas atribuições; considerando solicitação do Coordenador do Projeto de Extensão “I Aula Inaugural Professora Edith Barreto dos Cursos de Letras”, Professor José Carlos Marques Volcato;resolve suspender as aulas dos Cursos de Letras – Licenciatura e Bacharelado do Centro de Letras e Comunicação, no dia 16 de abril de 2012, turno da noite, para que professores e estudantes possam participar “I Aula Inaugural Professora Edith Barreto dos Cursos de Letras”, evento anual oficializado pelo conselho do CLC, a ser realizada no Auditório do Colégio São José, às 19:30 horas

____________________________________________________________________________________________________________________________________

12/04/2012 – LIG: edital para seleção de bolsistas

Estão abertas as inscrições para bolsistas do LIG – Laboratório de Informática do Centro de Letras e Comunicação. Veja o edital aqui:

edital_lig_2012

____________________________________________________________________________________________________________________________________

12/04/2012 – Letras promove I Aula Inaugural na segunda-feira(16)

As Licenciaturas e Bacharelados em Letras do Centro de Letras e Comunicação (CLC/UFPel) promovem sua 1ª Aula Inaugural. Será na próxima segunda-feira(16), às 19h30min, no Auditório do Colégio São José – rua Félix da Cunha, 400. A ministrante será a professora dra. Maria da Glória Bordini (UFRGS), que discorrerá sobre o tema “Em defesa da leitura literária nas Letras.”

Resumo

Os estudos literários abrangem um largo espectro de especialidades, nas diversas línguas, individual ou comparativamente. A leitura do texto literário, por sua vez, no contexto universitário, não ocorre de forma desarmada. Princípios de teoria, crítica e história pautam as estratégias de leitura, sem esquecer os inter-relacionamentos que ocorrem entre os textos e entre estes e as comunidades leitoras especializadas. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a complexa rede a ser mobilizada peloestudante/estudioso de Letras ao defrontar-se com a literatura no currículo do ensino superior.

Sobre a ministrante

Maria da Glória Bordini é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Ela possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1969), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1983) e doutorado em Letras na mesma área de concentração também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1991). É professora aposentada, como adjunto IV, na UFRGS e ex-professora titular de Teoria da Literatura da PUCRS. Atualmente exerce o cargo de professora colaboradora convidada da UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Erico Veríssimo, Mario Quintana, acervos literários, literatura brasileira e portuguesa, Estudos Culturais e Lírica.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

09/04/2012 – Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia convida para palestra no dia 16

O Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia convida para a palestra Une lecture du ‘Vieux saltimbanque’ de Baudelaire, a ser proferida na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, às 13h30min, na sala 116 do Centro de Letras e Comunicação (CLC), no campus Porto da UFPel. O convidado é o professor Dr. Robert Ponge, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), membro de Conselho da Universidade Federal de Alagoas e consultor ad hoc da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Prof. Ponge possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris. Especialista na obra de André Breton e no Surrealismo, fez doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Université du Québec.

O projeto de extensão Ciclo de Palestras Aspectos e desafios da francofonia é uma iniciativa conjunta da Área de Francês do Centro de Letras e Comunicação da UFPel e do Comitê-Sul da Associação de Professores de Francês do Rio Grande do Sul.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

02/04/2012 – Língua Estrangeira: Câmara de Extensão do CLC convoca suplentes e demais interessados para matrículas

A Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação, CaExt – CLC, convoca os suplentes e demais candidatos interessados (aqueles que não fizeram candidatura anteriormente) nos cursos básicos em Língua Estrangeira I (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês) para matrícula. Veja os arquivos em anexo:

Informações gerais para suplentes e matrículas

Suplentes Espanhol Básico 1 Turma 1

Suplentes francês Básico 1 Turma 1

Suplentes francês Básico 1 Turma 2

Suplentes Inglês Básico 1 Turma 1

Suplentes Inglês Básico 1 Turma 2

Suplentes Inglês Básico 1 Turma 3

____________________________________________________________________________________________________________________________________

30/03/2012 – Atenção Acadêmicos em estágio obrigatório

O Colegiado das Licenciaturas informa aos acadêmicos em Estágio obrigatório que os mesmos deverão comparecer no Colegiado do Curso de Licenciatura e apresentar seu CPF até o dia 12/04/2012, para inclusão na apólice de seguro, ou enviar por e-mail: letras_colegiado@ufpel.edu.br

Veja a lista dos acadêmicos no link: Acadêmicos em estágio obrigatório 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

30/03/2012 – Alunos do curso de Jornalismo organizam a 3ª edição do Dia do Romualdo

O Dia do Romualdo, evento promovido anualmente pelo Instituto João Simões Lopes Neto, contará nesta ano com a colaboração de  alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo.
A terceira edição do Dia do Romualdo ocorrerá neste primeiro de abril – o popular dia da mentira – e será a céu aberto, no Parque da Baronesa, contando com diversas atrações pra celebrar o personagem que ficou famoso por suas “lorotas” na obra do escritor pelotense.
Publicados originalmente em formato de folhetim no extinto jornal Correio Mercantil, os Causos de Romualdo foram reunidos e lançados em formato de livro no ano de 1952. Nesses contos o personagem Romualdo protagoniza relatos de estórias com temáticas campeiras que causam risos e incredulidade no leitor. A partir das 15h30 deste domingo poderemos presenciar alguns dos causos sendo apresentados pelo Grupo de Estudos Simoneanos.
O evento ainda contará com a apresentação do cantor nativista Alci Vieira Junior, mateada por conta da Erva-mate Invernada e expositores do Piquenique Cultural. Os presentes ainda poderão ser contemplados com uma obra do J. Simões Lopes Neto – serão sorteados dois livros no dia.
Traga seu chimarrão e vá preparando seus ouvidos para as lorotas numa tarde de literatura, tradicionalismo e arte. Como diria Romualdo: “quando sou centro dos terceiros, ah! então, sim, ouvidos haja, porque língua tenho e acontecimentos sobram!”

____________________________________________________________________________________________________________________________________

30/03/2012 – Curso de Chinês Básico I: inscrições abertas

A Câmara de Extensão informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão Chinês Básico I. Confira o edital na integra:
Edital – Chinês 2012

____________________________________________________________________________________________________________________________________

30/03/2012 – Acadêmica do Curso de Francês é selecionada em Programa na França

A acadêmica do 5º semestre do curso de Letras- Português e Francês e respectivas literaturas, Lua Gill da Cruz, foi selecionada para o Programa de assistentes de português na França. O programa, promovido pelo governo francês em diversos países, visa à expansão dos conhecimentos linguísticos e culturais nas línguas estrangeiras de escolas francesas, através da colaboração de falantes nativos. A seleção no Brasil foi realizada em janeiro deste ano, através de envio de dossiê para o consulado da França. Os candidatos gaúchos foram selecionados na Aliança Francesa de Porto Alegre, pelo diretor Jacques Pétriment, que é também o adido cultural da Embaixada da França em Porto Alegre. Foram selecionados dezesseis candidatos de universidades brasileiras, os quais serão funcionários temporários do governo francês, tendo contratos com início em 1º de outubro e duração mínima de sete meses. Os assistentes atuarão em diferentes cidades da França. Em 2011 Eduarda Moura, também acadêmica do mesmo curso, foi selecionada para ganhar a bolsa e se encontra atualmente atuando em Paris.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

29/03/2012 – ATENÇÃO Acadêmicos em estágio obrigatório

O Centro de Letras e Comunicação informa os acadêmicos de licenciatura em estágio obrigatório, que eles deverão comparecer no Colegiado do Curso até o dia 12/04/2012. Os alunos deverão apresentar seu CPF para inclusão na apólice de seguro ou enviar por e-mail: letras_colegiado@ufpel.edu.br. Veja a relação de alunos clicando aqui.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

28/03/2012 – Grupo de pesquisa oferece revisão de textos

O grupo de pesquisa “Competências e Habilidades do Redator e Revisor de Textos – Perspectiva Profissional”, composto por graduandos do curso de Bacharelado em Letras, habilitação em Redação e Revisão de Textos, sob orientação da professora Cleide Inês Wittke, tem como objetivo criar oportunidades para que esses acadêmicos complementem sua formação teórica com atividades práticas. Nessas condições, foi criado um projeto de extensão pelo qual o grupo oferece aos alunos da UFPel a oportunidade de submeterem seus trabalhos acadêmicos ao processo de revisão. Estão incluídos resumos, resenhas e trabalhos de TCC tais como monografias, dissertações e teses, entre outros.

Os acadêmicos interessados podem enviar seus textos para o e-mail revisaoufpel@gmail.com. Após a leitura, o trabalho é reenviado ao aluno com as devidas alterações, lembrando que não é tarefa do revisor reescrever o texto solicitado, mas revisar aspectos linguísticos, estruturais e semânticos com vistas a tornar o texto mais claro, objetivo, coeso e coerente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

27/03/2012 –  Universidad de la Rioja oferece bolsas de estudo: língua e cultura espanhola

O Santander Universidades, por meio do convênio e parceria com a Universidad de La Rioja, oferece 7 bolsas de 3 meses para um curso do idioma espanhol nesta tradicional instituição de ensino de Língua e Cultura Espanhola.

Todos os universitários brasileiros de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado podem se candidatar.

A bolsa inclui hospedagem em residência universitária, seguro saúde, o curso completo de Língua Espanhola, e um valor equivalente a 2 mil euros para cobrir passagens aéreas e custos extras.

O candidato ainda poderá escolher um dos 3 períodos disponíveis para estudar:

* Outubro 2012 – Dezembro 2012

* Janeiro 2013 – Março 2013

* Abril 2013 – Junho 2013

O campus da Universidade está localizado na província de La Rioja, na cidade de Logroño, ao norte da Espanha, a 336 km de Madrid.

As inscrições estão abertas até 4 de abril de 2012 e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 23 de abril, para o encaminhamento de documentação complementar.

Todo o processo de inscrições e seleção é realizado pela Universidad de La Rioja: www.unirioja.es/espanol/editalbolsa

___________________________________________________________________________________________________________________________________

26/03/2012 – Resultado do sorteio para os cursos básicos em língua estrangeira

A Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação informa a lista de sorteados para os cursos básicos em língua estrangeira em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol. Lembrando que os candidatos sorteados devem comparecer conforme o cronograma de matrículas, com o comprovante de pagamento e CPF, aqueles que não comparecerem no dia estipulado, perderão a vaga, dando lugar ao seu suplente, convocado posteriormente. Para o Alemão Básico I – turma 1 e turma 2, e também para o Espanhol Básico I – turma 2 não houve sorteio, pois o número de inscritos foi inferior ao número de vagas, ficando todos os inscritos nesta turma convocados para a matrícula; informamos igualmente que novos interessados nestas turmas poderão procurar a Câmara de Extensão nos horários de atendimento, para efetuar sua matrícula.
  • Veja a relação de sorteados, cronograma de matrículas, horários e conta bancária para o depósito identificado:

____________________________________________________________________________________________________________________________________

26/03/2012 – Realidades e Oportunidades nos EUA: Palestras e Cinema

Desde o início de março deste ano, a área de língua inglesa do Centro de Letras e Comunicação da UFPel conta com a contribuição da Assistente de Ensino em Língua Inglesa Hilary Johnson, cidadã americana que permanecerá em Pelotas até o final de novembro, como bolsista do Programa CAPES-Fulbriht. A Profa. Hilary vem desenvolvendo atividades de reforço e de prática linguística junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, sendo que, a partir do próximo dia 03 de abril e até o dia 26 de junho de 2012, desenvolverá as atividades previstas no Projeto de Extensão “Realidades e Oportunidades nos EUA: Palestras e Cinema”. O evento é aberto à comunidade, sem pagamento de qualquer taxa e com direito à certificação de carga-horária. As palestras proferidas em língua inglesa e as mostras de filmes têm como objetivo promover exposição à língua estrangeira, bem como conhecimento e reflexão acerca de aspectos relacionados à cultura americana. Após cada apresentação, haverá momento para discussão em língua inglesa ou portuguesa, conforme prefiram os participantes. A programação completa das atividades pode ser acessada através do link:

Cartaz Palestras e Cinema

____________________________________________________________________________________________________________________________________

26/03/2012 – Rematrículas – Vagas remanescentes dos Cursos Básicos de Línguas Estrangeiras

A Câmara de Extensão informa que ainda há vagas nos níveis II, III e IV para interessados em efetuar rematrículas para os Cursos Básicos de Línguas Estrangeiras (Espanhol, Francês e Inglês), e nível II para Alemão.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

23/03/2012 – Certificados de Projetos: “Explorando o AVA nos cursos básicos de extensão” e “Portal do Centro de Letras e Comunicação”

A Câmara de Extensão – CaExt informa que estão disponíveis os certificados dos seguintes Projetos de Extensão, coordenados pela Profa. Ana Pederzolli Cavalheiro: “Explorando o AVA nos cursos básicos de extensão” e “Portal do Centro de Letras e Comunicação”.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

19/03/2012 – Atenção formandos licenciaturas 2012/1 e 2012/2

O Centro de Letras e Comunicação solicita aos prováveis formandos dos Cursos de Licenciatura em Letras que preencham a ficha em anexo e a enviem para: silva.aline.coelho@gmail.com, com o título “formando”. Em breve a Coordenação agendará uma reunião com todos os que encaminharem suas mensagens até a próxima segunda-feira, 26/03. Abaixo a ficha:
Ficha alunos licenciaturas

____________________________________________________________________________________________________________________________________

19/03/2012 – Curso de Jornalismo da UFPel firma parceria com a TV Câmara para aulas práticas de telejornalismo

A Universidade Federal de Pelotas e o Centro de Letras e Comunicação firmaram convênio com a Câmara de Vereadores de Pelotas para possibilitar aulas práticas de telejornalismo para os alunos do Curso de Jornalismo da UFPel/CLC. Na manhã do dia 15 de março, estiveram presentes no Gabinete do Presidente do Legislativo Municipal, para a assinatura da Minuta do Convênio, o vice-reitor da UFPel, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, o Diretor do Centro de Letras e Comunicação, professor Paulo Ricardo Silveira Borges, o Coordenador do Curso de Jornalismo da UFPel, professor Ricardo Zimmermann Fiegenbaum e as professoras da disciplina de telejornalismo do curso, Geane Matiello e Michele Negrini, idealizadoras deste convênio em parceria com a atual diretora da TV Câmara Pelotas, jornalista Mariângela Paz.

Na ocasião, o vice-reitor ressaltou a importância da assinatura deste convênio para a formação acadêmica, a partir das aulas práticas de telejornalismo. O Presidente da Câmara, professor Adinho, colocou a Casa à disposição do Curso de Jornalismo e intensificou a importância desta parceria entre Câmara Municipal e a Universidade Federal de Pelotas para a melhoria da educação. Outros convênios poderão ser firmados futuramente nas área de Tradução e Produção e Revisão de Textos, haja vista que o Centro de Letras e Comunicação conta também com esses outros cursos entre os nove cursos de Graduação hoje oferecidos à comunidade.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

16/03/2012 – Inscrições para ingresso e rematrículas nos Cursos de Extensão de Língua Estrangeira

Confira:

Edital Cursos Básicos de Línguas

Horário completo e locais das aulas

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 39211520 ou na CaExt, Campus Porto, nos seguintes horários:

segunda: 8h às 14h

terça: 12h às 18h

quarta: 8h às 9h45min e 12h às 16h

quinta: 8h às 15h 45min

sexta: 12h às 16h45min

____________________________________________________________________________________________________________________________________

13/03/2012 – Formatura interna das Licenciaturas

Dia 15 de março, quinta-feira, às 10h, na sala da Direção do CLC, e dia 16 de março, às 19h, no Auditório do Campus Porto, serão realizadas as formaturas internas das Licenciaturas em Letras.

Dia 15/03/2012

3630 – LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURAS
DE LÍNGUA PORTUGUESA, A FORMANDA:
-GRACIÉLA DA ROSA NEVES

3620 – LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E INGLÊS E
RESPECTIVAS LITERATURAS, A FORMANDA:
-EILEEN TIMM GONZÁLEZ

3640 – LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM ESPANHOL E LITERATURAS
DE LÍNGUA ESPANHOLA, A FORMANDA:
– ARIANE SEGAL ECHARTEA

Dia 16/03/2012

LICENCIADOS EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA, OS FORMANDOS:

– GRACIELA DA SILVA BRITO
– GRACIELA DA ROSA NEVES
– JULIANA TOAZZA GROSSI
– NÚBIA REGINA ROSA DA ROSA
– PETERSON LIMA SCHIMULFENING
– SIANE BIANCHI
– SIMONE STERN VOIGT
– TÂNIA ELISABETE LEMOS ANÇA
– UBIRAJARA DAS NEVES NUÑES
– VIVIANE RIBEIRO GONÇALVES

LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E ESPANHOL E
RESPECTIVAS LITERATURAS, AS FORMANDAS:

– SUZANNE BERNEIRA DA SILVEIRA
– ZILA PEREIRA DAS NEVES SENNA

LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E FRANCÊS E
RESPECTIVAS LITERATURAS, A FORMANDA:
– CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO

LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E INGLÊS E
RESPECTIVAS LITERATURAS, OS FORMANDOS:

– DANIÉLI ROCHA LEMOS
– FLÁVIO LUIS SOARES MEIRELES

LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO EM E INGLÊS E LITERATURAS DE
LÍNGUA INGLESA, AS FORMANDAS:

– CINTHIA DA SILVA GEISLER
– FERNANDA NOGUEIRA BERNARDES

____________________________________________________________________________________________________________________________________

09/03/2012 – Seleção de Professores para o Haiti 

O Centro Cultural Brasil-Haiti precisa com certa urgência de 2 professores de língua portuguesa. Preferência para professores com graduação em Letras. Noções de francês ajudarão bastante. Remuneração de US$ 2200, mais moradia e transporte no Haiti. A contratação não cobre passagens aéreas de vinda e volta nem plano de saúde; contudo, em função da presença das tropas brasileiras no país, os integrantes da Embaixada e do CCBH têm atendimento imediato e gratuito pelo serv iço médico militar (trata-se de uma gentileza dos militares para problemas de rotina, casos mais complexos seriam por conta do interessado).O CCBH tem uma boa estrutura, possui 3 salas de aula bem equipadas, encontra-se em Pétion-Ville (área mais segura de segura de Porto Príncipe onde se concentram as Embaixadas).

São aproximadamente 20 horas aula por semana, o restante do tempo seria estinado ao planejamento/preparação de aulas e/ou eventos culturais. Em função da demanda, está prevista a formação de 5 turmas de 30 alunos (os 2 professores revezariam as turmas). O curso segue um método padrão de ensino da língua portuguesa adotado pelo Itamaraty em seus Centros Culturais, o
que, claro, não é fator limitador para a criatividade do professor. Os alunos costumam ser jovens entre 15 e 30 anos, são muito interessados e cordiais. Há funcionários locais no CCBH para ajudar com as tarefas diárias. Há biblioteca e equipamento audiovisual no local.

Contato: enviar CVs para daniel.guimaraes@itamaraty.gov.br

____________________________________________________________________________________________________________________________________

09/03/2012 – CLC oferece curso de Português para Estrangeiros

O Centro de Letras e Comunicação (CLC/UFPel) oferecerá, no primeiro semestre de 2012, Curso de Extensão de “Português para Estrangeiros” (Cód. 51802231), coordenado pelos professores Alessandra Baldo e João Luís Rocha Paixão Cortes. O curso destina-se a estudantes e profissionais de outros países que estejam residindo no Brasil, bem como aos seus familiares.

Pretende-se, também, com este Curso, prestar auxílio aos estudantes estrangeiros que estão realizando intercâmbios e/ou cursos de graduação e pós-graduação, tanto na UFPel como em outras instituições da Região Sul, e que necessitem de certificação para atender aos requisitos relacionados aos seus intercâmbios.

Para tanto, será realizado cadastramento, até 23 de março, das pessoas que tiverem interesse em participar do curso de “Português para Estrangeiros”, devendo as mesmas manifestarem-se pelo e-mail direcao.clc@gmail.com ou pelos seguintes telefones de contato: 3921-1392 / 3921-1393.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

08/03/2012 – Matrícula especial: Letras/Jornalismo

Os Colegiados dos Cursos de Letras e Jornalismo informam que não serão ofertadas as seguintes disciplinas em MATRÍCULA ESPECIAL:

Língua Espanhola I

Língua Francesa I

Língua Alemã I

Língua Inglesa I

A matrícula especial será no dia 12/03, na sala 101 do Anglo, nos seguintes horários:

Licenciatura Letras – 14h às 20h

 Bacharelado em Letras – 16h às 21h

 Jornalismo – 16h às 21h

____________________________________________________________________________________________________________________________________

08/03/2012 – ATENÇÃO: turmas de Língua Brasileira de Sinais I e II

O Centro de Letras e Comunicação informa que todas as turmas de Língua Brasileira de Sinais I e II nos turnos da manhã e tarde serão ministradas no prédio da Rua Andrade Neves, 1561, ao lado do Centro de Integração do Mercosul. As aulas do turno da noite serão em outro prédio, a ser informado em breve.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

02/03/2012 – MATRÍCULAS 2012

O Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Letras do CLC divulga a Agenda de Matrículas. Confira no link:

matricula_2012

Com relação à MATRÍCULA ESPECIAL , esta será no dia 12/03, das 14h às 20h. Alunos de outros Cursos deverão trazer autorização de seus Colegiados para efetuar sua matrícula. As seguintes disciplinas não serão ofertadas nesta modalidade de matrícula:

Língua Espanhola I, Língua Inglesa I, Língua Francesa I, Língua Alemã I.

Horários da Matrícula Especial:

Licenciatura Letras – 14h às 20h

Bacharelado em Letras – 16h às 21h

Jornalismo – 16h às 21h

____________________________________________________________________________________________________________________________________

02/03/2012 – Ministrantes para Cursos Básicos de LE: edital

A Câmara de Extensão divulga edital sobre as inscrições para a seleção de ministrantes para os Cursos Básicos de Línguas Estrangeiras oferecidos à comunidade. Confira no link:

edital_ministrantes_2012_1

____________________________________________________________________________________________________________________________________

15/02/2012 Horários para 2012/01: Graduação e Pós-Graduação

Confira os horários de seu curso acessando as suas respectivas páginas ou através dos links disponíveis no texto da notícia, logo abaixo.

Espanhol

Alemão

Francês

Inglês

Jornalismo

Redação e Revisão

Tradução Port/Inglês

Tradução Port/Espanhol

Mestrado em Letras

Especialização em Letras