Início do conteúdo
Assessoramento Técnico em Estatística

     PROJETO DE EXTENSÃO

     1. EQUIPE TÉCNICA:

        Profa. Clause Fátima de Brum Piana – CDTec – Coordenadora

        Profa. Ana Rita Assumpção Mazzini – DME/IFM – Colaboradora

        Prof. João Gilberto Corrêa da Silva – DME/IFM (Aposentado) – Colaborador

        Rodrigo de Laforet Padilha Raupp (Acadêmico do curso de Ciência da Computação) – Colaborador

 

     2. OBJETIVOS 

     Objetivo geral

    Prover orientação e apoio a pesquisadores e estudantes referente à metodologia científica, particularmente na utilização de métodos estatísticos na pesquisa científica.

     Objetivos específicos:

  • Assessorar e orientar pesquisadores e estudantes na utilização de metodologia estatística no planejamento e na condução de pesquisas, e na análise de seus resultados.
  • Facilitar a utilização de recursos de computação estatística no planejamento de pesquisas e na análise de seus resultados.
  • Difundir o emprego de métodos e técnicas estatísticas e de computação estatística na pesquisa científica.

 

     3. JUSTIFICATIVA 

     A Estatística é componente essencial do método científico. Sua importância transcende a de simples instrumento da pesquisa científica, pois seu desenvolvimento tem contribuído, de forma decisiva, para o próprio avanço da pesquisa científica e, por consequência, da ciência e da tecnologia.

    A Estatística está em permanente desenvolvimento. Um novo método ou técnica estatística surge a cada resposta encontrada pelo estatístico a um novo problema suscitado pela pesquisa científica. Assim, o domínio da metodologia estatística pelos pesquisadores torna-se cada vez mais precário. A participação de especialistas em Estatística nas atividades de pesquisa é, portanto, imprescindível, principalmente nas fases de planejamento e de análise de dados.

     Em decorrência, a consultoria, orientação e suporte aos pesquisadores e estudantes envolvidos com trabalhos de pesquisa é uma atividade primordial dos especialistas em Estatística em uma instituição de pesquisa, ensino e extensão, como a Universidade. 

 

    4. METODOLOGIA

    As atividades são desenvolvidas através de entrevistas de docentes da área de Estatísticas com pesquisadores e estudantes que demandem consultoria, orientação ou apoio na utilização de metodologia estatística em trabalhos de pesquisa.

   Na medida da conveniência e necessidade, esses docentes se deslocam para visitas aos locais de pesquisa, com o propósito de melhor aproximação de problemas de pesquisa e conhecimento de condições de laboratórios, campos experimentais e outros locais de condução de pesquisas.

    Essas atividades têm a participação e colaboração de estudantes de graduação e são organizadas e registradas com o auxílio de documentação apropriada, de modo a garantir o acompanhamento das pesquisas por parte dos profissionais da área de Estatística, até sua conclusão, e facilitar a elaboração de relatórios. 

 

    5. AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS

     O agendamento das entrevistas deve ser feito por e-mail, com qualquer membro da equipe

           Profa. Clause Piana – pianaclause@gmail.com ou clause.piana@inf.ufpel.edu.br

           Profa. Ana Rita Mazzini – amazzini@inf.ufpel.edu.br

           Rodrigo Raupp – rdlpraupp@inf.ufpel.edu.br

           Prof. João Gilberto Silva – jgcs1804@yahoo.com.br