Sobre

CityCell – Urban Growth Simulator
version 4.0 Curupira

CityCell é um software concebido como um framework que disponibiliza as ferramentas necessárias à execução de modelos de simulação de crescimento urbano em espaços celulares. Os modelos são chamados de Regras, em referência ao componente dinâmico dos Autômatos Celulares.

SARAIVA, Marcus Vinicius Pereira; POLIDORI, Maurício Couto (2014). CityCell – Urban Growth Simulator (software). LabUrb – Laboratório de Urbanismo da FAUrb. Pelotas: UFPel.

Models currently available (Rules):

Threshold Potential e Free Potential (POLIDORI, 2004);
Threshold Reload e Free Reload (POLIDORI, 2004);
Environmental Percolation (POLIDORI, 2004);
POLIDORI, Maurício Couto(2004). Crescimento urbano e ambiente: um estudo exploratório sobre as transformações e o futuro da cidade. Tese de Doutorado UFRGS PPGECO. [S.l.], 352 p.

WaterLand Factor (PERES e POLIDORI, 2010);
PERES, Otavio Martins (2010). Crescimento urbano e hidrografia: dinâmicas morfológicas e articulação à paisagem natural. Dissertação de Mestrado UFPel PROGRAU. [S.l.], 132 p.

Periurban Growth (TORALLES e POLIDORI; 2013).
TORALLES, Christiano Piccioni (2013). Cidade e crescimento periférico: morfologia e modelagem da formação do tecido urbano. Dissertação de Mestrado UFPel PROGRAU. Pelotas.

Environmental Accessibility (SARAIVA e POLIDORI, 2013)
SARAIVA, Marcus Vinicius Pereira (2013). Simulação de crescimento urbano em espaços celulares com uma medida de acessibilidade: método e estudo de caso em cidades do sul do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado UFPel – PROGRAU. Pelotas.

Colaboradores:

Alexandre Pereira Santos
Ana Paula Neto de Faria

Antecedente:

SACI – Simulador do Ambiente da Cidade
POLIDORI, Maurício Couto, GRANERO, Juliano Chaves (2004). SACI – Simulador do Ambiente da Cidade® (software). Componente da Tese de Doutorado em Ecologia de Maurício Couto Polidori. Porto Alegre: UFRGS – PPGECO.

Laboratório de Urbanismo
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal de Pelotas