Início do conteúdo
Oficinas

 

Cada inscrito terá o direito de participar de uma oficina, selecionada no formulário de inscrição, que ocorrerá no dia 22 de setembro nos turnos da manhã e tarde.

Abaixo segue a descrição dos principais pontos que serão debatidos em cada oficina.

 

                                                   LISTA DE OFICINAS

 

Oficina 1 – Práticas baseadas em Evidências

Congressistas:

Crhis Netto de Brum

Samuel Spiegelberg Zuge

Conhecendo a história da Enfermagem Baseada em Evidências. Enfermagem Baseada em Evidências: análise de conceitos. Etapas do processo de trabalho da Enfermagem Baseada em Evidências. Tipos de pesquisa bibliográfica (bibliométrica; narrativa; integrativa; e sistemática (metanálise e metassíntese). Realização de um protocolo de pesquisa bibliográfica contemplando: identificação da problemática e delineamento da pergunta de pesquisa; testes de relevância; amostragem em bases de dados; extração e análise das evidências (nível, força da evidência e grau de recomendação); interpretação das evidências científicas e apresentação dos resultados.

Oficina 2 – Construção de narrativas através da metodologia de História Oral

 

Congressista: Lorena Gill
A oficina pretende abordar a História Oral, em seus aspectos teóricos e metodológicos. Serão trabalhadas questões que envolvam a História, a Memória e a Identidade. Também será enfocada a construção de um projeto de pesquisa que utilize a história oral como uma de suas metodologias, tendo especial atenção às modalidades (história oral temática, história oral de vida e tradição oral), elaboração de roteiro, entrevista e transcrição.

 

Oficina 3 – A Entrevista em pesquisa Qualitativa

 

Congressista: Juliana Zillmer
Pesquisa Qualitativa e a Entrevista. Entrevista enquanto técnica para coleta de dados em pesquisa qualitativa. Distintas modalidades de entrevista em pesquisa qualitativa. Aspectos a serem considerados para entrevista em pesquisa qualitativa. Estratégias para elaborar entrevista em pesquisas qualitativas. Planejamento e realização da entrevista em pesquisa qualitativa. Registro e transcrição do conteúdo das entrevistas. Gerenciamento e organização do conteúdo das entrevistas por meio de Software. O pesquisador enquanto entrevistador (a) em pesquisa qualitativa.  Critérios para avaliar a qualidade da entrevista em pesquisa qualitativa. Aspectos éticos na entrevista em pesquisa qualitativa. Elaboração de uma guia de entrevista.

 

Oficina 4 – Nas trilhas da Etnografia

 

Congressista: Claudia Turra Magni

A etnografia imprime a marca da Antropologia moderna, rompendo com a pesquisa de gabinete que caracterizou a primeira corrente de estudos nesta área do conhecimento. Mais do que um método, ela implica numa opção epistemológica, com implicações existenciais e paradoxais para aqueles/las que se aventuram na pesquisa de campo, estabelecendo uma relação direta e humana com seus/suas interlocutores/as.

Esta oficina propõe-se a explorar os meandros de sua história e seus desdobramentos, passando por diversas técnicas e interagindo com outros métodos de investigação, consagrados ou experimentais. Discutiremos as relações da etnografia com a etnologia, a antropologia, a cartografia.  Sem descuidar da dimensão ética, intrínseca a este processo de construção do conhecimento, exploraremos as nuances entre a observação participante, a observação flutuante, a afecção, a fotografia e o diário gráfico, como recursos do trabalho de campo e de possibilidades de registro desta experiência. Exploraremos as potencialidades da etnobiografia, da fotoetnografia, da fotobiografia e da etnoficção como formas alternativas de difusão e restituição da pesquisa. Neste sentido, as interfaces entre a Antropologia e a Enfermagem serão o eixo condutor dos diálogos e trocas propostos para esta Oficina.

 

Oficina 5 – Pesquisa Qualitativa e suas contribuições para a ciências sociais: A Observação Participante

 

Congressista: Mario Cardano

 

Oficina 6 – Experiência e narração como estratégias de produção do conhecimento

 

Congressista: Rita de Cássia Maciazeki Gomes
A oficina instiga a criação de um espaço de compartilhamento acerca do uso de narrativas na pesquisa acadêmica, com ênfase no estudo de narrativas ancoradas na experiência e narração. Desde uma perspectiva interdisciplinar, reflexiva e crítica, valoriza a produção de conhecimentos agenciada aos saberes locais e situados. Assim, aciona e traz à reflexão os modos como são produzidos estudos e pesquisas narrativas sob um enfoque ético, estético e político. No que se refere a sua operacionalização, a proposta se desenvolve a partir de três momentos, correlacionados à produção de pesquisas com narrativas: a) estudo dos pressupostos teóricos e estratégias metodológicas; b) problematização sobre o registro e socialização dos resultados; c) análise das relações produzidas com as pessoas participantes. Para tanto, serão utilizadas de estratégias expressivas, de leituras, produção de textos e atividades em pequenos grupos. As pessoas participantes estão convidadas a compartilharem seus saberes e práticas com narrativas, no intuito de agregarem contribuições aos modos como nos posicionamos na transmissão de experiências e composição de narrativas nos processos de produção do conhecimento.

 

Oficina 7 – Análise de Imagens na Pesquisa em Enfermagem e Saúde: contribuições do método documentário de interpretação

 

Congressistas:

Maria Cecília Lorea Leite

Ana Clara Corrêa Henning

Afra Suelene Souza

A Oficina propõe um breve estudo teórico-prático de metodologia para análise de imagens. Essa temática emerge de forma recorrente na produção visual contemporânea, por meio das mais diversas linguagens, como a fotografia, a pintura, o desenho, a escultura, a performance e as imagens digitais. Ainda que reconhecendo a profusão de imagens no âmbito de muitos temas e dimensões que envolvem a área da Saúde, a maioria dos pesquisadores e professores que atuam nesse campo ainda não trabalha diretamente com essa metodologia. A Oficina tem como objetivo oferecer espaço e desafios para o processo de análise de imagens, particularmente as fixas, para pesquisadores, docentes e estudantes interessados em trabalhar com a cultura visual e a interpretação de imagens na área da Pesquisa em Enfermagem e Saúde. Nesta Oficina será focalizado o método documentário de interpretação, cujas origens remontam à contribuição de Karl Mannheim, no âmbito da Sociologia do Conhecimento. O desenvolvimento da Oficina basear-se-á, principalmente, na atualização do método realizada por Ralf Bohnsack, propondo, assim, três etapas inter-relacionadas de análise: pré-iconográfica, iconográfica e iconológica.

 

Oficina 8 – Análise do discurso: Noções Foucaultianas para pensar a pesquisa

 

Congressistas:

Bárbara Hees Garré

Patrícia Haertel Giusti

Estuda alguns conceitos de Michel Foucault que se constituem como possibilidade de ferramenta analítica nos percursos de pesquisa.  Investiga, na obra do autor, algumas pistas metodológicas que potencializem a operacionalidade de tais conceitos: Conceitos do filósofo francês Michel Foucault que se constituem como possibilidade de ferramenta analítica em diferentes percursos de pesquisa; pistas metodológicas que potencializam a operacionalidade de alguns conceitos, como: dispositivo, discurso, enunciado, formação discursiva; contribuições do autor para pensar a atualidade que vivemos.

 

Oficina 9 – Photovoice

 

Congressista: Daniel Meirinho

A Oficina Photovoice é a essência da proposta pedagógica que debate desde a elaboração à execução e análise de projetos de pesquisa que envolvam a metodologia em fotografia participativa enquanto ferramenta de investigação acadêmica. A pesquisa-ação está no centro  de projetos de implementação e gestão de propostas visuais participativas, possibilitando pesquisadores e envolvidos assumirem a posição de serem agentes ativos de mudanças sociais estruturadas a partir de suas percepções pessoais e coletivas e nas pesquisas científicas. A formação é desenhada para a partilha das experiências de aplicação da metodologia nos diversos contextos e análise de projetos já desenvolvidos.

Atividades a serem desenvolvidas: Histórico e pesquisas que envolvem metodologias participativas visuais. O método Photovoice enquanto ferramenta de pesquisas colaborativas. Elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Execução e gestão de projetos Photovoice. Etapas de implementação e dinamização de projetos de pesquisa visuais participativos. Criação de indicadores de análises e resultados em pesquisas Photovoice. Estruturação logística de execução de projetos, dilemas e limitações. Literacias visuais e desenvolvimento de competências e habilidades – O retorno da metodologia Photovoice para os grupos pesquisados.

Oficina 10 – Pesquisa Participativa/ Avaliativa: Grupos focais hermenêuticos e narrativa no contexto de estudos avaliativos de serviços de saúde mental

 

                     Congressista: Rosana Onoko
Apresentar-se-á de maneira prática a singularidade da técnica de grupos focais para trabalhar com pacientes portadores de transtornos graves de saúde mental, assim como no contexto de estudos avaliativos. Se realizará  com os participantes um pequeno exercício de construção narrativa e sua forma de análise. Serão discutidas dificuldades técnicas e desafios éticos

 

Oficina 11 – Epidemiologia

 

Congressista:

Luiz Augusto Facchini