Próximas Sessões

O Cinema

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cine UFPEL é uma Sala de cinema da Universidade Federal de Pelotas que foi constituído por iniciativa dos docentes do Colegiado dos Cursos de Cinema do Centro de Artes (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação) através de Projeto de Extensão. A sala de cinema é sediada Auditório Luis Simões Lopes da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e articula com os projetos Cine UFPel em rede – curadoria criativa, Cine UFPel- Formação continuada em distribuição e exibição e Cine UFPel para escolas e asilos. A sala se encontra aberta de segunda a sábado e as seções podem ser conferidas em nossa agenda aqui mesmo no site.

Entre os objetivos do projeto estão Estimular a universalização do acesso e vocações para as obras cinematográficas e audiovisuais, em especial as nacionais e latino-americana; Promover o conhecimento das e pelas artes cinematográficas e audiovisuais; Garantir a participação diversificada de obras cinematográficas e audiovisuais estrangeiras no mercado brasileiro; Incentivar a reflexão e a discussão de ideias através do cinema e de suas inúmeras interfaces culturais e sociais; Oportunizar atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a obras cinematográficas e audiovisuais; Formar público (comunidade interna e externa) para as artes cinematográficas e audiovisuais.

Agenda

Projetos

Continuação de seu antecessor, o Zero 3 Cineclube, também tem por objetivo trazer a comunidade filmes de díficil acesso e debates sobre os seus valores na cinematografia.

 

A 1ª Mostra Cine Resistências é um projeto de estudantes de 4 diferentes universidades, cujo objetivo é enaltecer e dar visibilidade a curtas-metragens, longas-metragens e videoclipes de diferentes estados do Brasil, que abordem questões que envolvem a comunidade lgbttqia+ e o movimento feminista.

O Cineclube da Lua realizado pelo coletivo Lua Sangrenta em parceria com o CineUFPEL, quinzenalmente, com o intuito de mostrar filmes realizados por mulheres.

 

O Cineclube Cassiopeia foi criado pra divulgar animações que nem sempre conseguem chegar às salas de cinema e também promover debates sobre tais filmes.

Outros Projetos

  • Ciclo de Cinema  (programação da grade curricular)
  • Mostras de Curtas  (programação da grade curricular)
  • Cinemas em Rede
    • A Rede de Cinemas Digitais (Cinemas em Rede) tem por objetivo geral explorar as possibilidades abertas pelas redes de computadores (Internet) para a circulação de conteúdos e ampliação do acesso à bens culturais e simbólicos, bem como contribuir para dotar o país com os recursos técnicos e humanos necessários às iniciativas de investigação e experimentação no campo do Cinema e Audiovisual digitais.

Localização