Apresentação

V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política
Agência, Deliberação e Motivação

          

                »  Apresentação
O V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política – CIFMP, cujo tema será “Agência, Deliberação e Motivação” , será realizado de 06 a 09 de novembro de 2017 na Universidade Federal de Pelotas. O evento tem se consolidado como um espaço profícuo para a discussão e a divulgação de resultados parciais de pesquisas de excelência realizadas por pesquisadores do Brasil e do exterior, oportunizando o contato por parte dos alunos de graduação e pós-graduação em Filosofia (especialização, mestrado e doutorado) com professores/pesquisadores de outras instituições.

               »  Contribuição Acadêmica
Em todos os eventos houve a participação de convidados nacionais e internacionais, cujas pesquisas estavam diretamente ligadas aos temas do evento. Neste ano, novamente o evento pretende contar novamente com a participação de influentes pesquisadores na área, os quais foram escolhidos e devidamente convidados levando-se em consideração os trabalhos que estes desenvolvem. Com isso, o evento mantém seu propósito de oferecer convidados qualificados que incentivarão o debate e proporcionarão consideráveis ganhos nas pesquisas de todos os envolvidos (conferencistas, organizados, alunos e ouvintes interessados). Nesse sentido, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores, o evento contará com atividades que promoverão a reflexão e a discussão sobre o tema do evento, levantando problemas cruciais para a Filosofia Moral e Política atual.

               »  Finalidade do Evento
O objetivo geral do evento é discutir e avaliar as relações e implicações, bem como os limites e alcances, do pensamento filosófico contemporâneo a respeito das noções de Agência, Deliberação e Motivação, reunindo conferencistas de reconhecido mérito no cenário nacional e internacional. Dentre as finalidades específicas, destacam-se o exame do potencial teórico das novas perspectivas de investigação filosófica possibilitadas pela filosofia contemporânea; o estabelecimento de um fórum internacional e interinstitucional permanente de discussões sobre Filosofia Moral e Política; a divulgação de pesquisas de ponta sobre esta temática de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação (com reconhecido mérito acadêmico); a ampliação e o fortalecimento dos vínculos entre os Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Região Sul do Brasil e com países vizinhos, assim como o estabelecimento de novos vínculos com instituições estrangeiras consagradas.

                »  Breve Histórico
O Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, primeiro evento de abrangência internacional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, cuja primeira edição ocorreu em 2009, chega a sua quinta edição neste ano de 2017 como um evento consolidado no cenário filosófico nacional e internacional. Trata-se de um evento bianual, cujo propósito central é aproximar pesquisadores influentes de diversos países, sobretudo do Brasil e da América do Sul. Nesse sentido, desde sua primeira edição o evento contou com a presença de professor e/ou pesquisadores de diversas universidades do Brasil e de outras países em que a Filosofia possui destacada relevância, entre eles Estados Unidos, Canadá e Europa. Em suas primeiras quatro edições, o evento teve como tema geral Virtudes, Direito e Democracia (2009), Ação, justificação e legitimidade (2011), Responsabilidade moral (2013) e Normatividade e Racionalidade Prática (2015).

               »  Público Alvo
O público alvo são os estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Graduação em Filosofia, profissionais da área e comunidade geral, do Brasil e exterior. Em geral, o público médio dos eventos é de 200 participantes com os mais diversos graus de formações: professores e/ou pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da educação básica e público em geral.