Início do conteúdo

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia

O Evento

A Sociedade Brasileira de Sociologia apresenta o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, que será realizado de 20 a 23 de julho de 2015, em  Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema do evento é ‘Sociologia em Diálogos Transnacionais’, que chama a atenção para a importância dos debates correntes nas principais redes internacionais de pesquisa sociológica. Interconectadas, essas redes propiciam a crescente cooperação em pesquisa e docência de sociólogos brasileiros com colegas da América do Norte, da Europa, dos países lusófonos, dos países ibero-americanos, do denominado eixo ‘Sul Sul’, com destaque para as importantes conexões com pesquisadores dos países Brics, da América Latina e da África.

Um dos objetivos do Congresso é fomentar o aprofundamento dessas relações. Mas o propósito principal é colaborar para a construção de uma Sociologia, inserida em debates correntes, que por meio de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas, participe ativamente em diálogos mundiais, nacionais e locais sobre a sociedade contemporânea. O Congresso dará visibilidade a estudos, pesquisas e discussões que se realizam não apenas no interior da própria disciplina, mas também em conexão com outras áreas científicas e com atores e instituições mundiais, estatais e da sociedade.

Assim, além do fortalecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa, há ainda o objetivo de colaborar para a compreensão de transformações sociais ora em curso, de resistências à mudança, de continuidades e e rupturas em padrões culturais e em instituições sociais e do processo reflexivo da disciplina sobre si mesma e sobre como é construído o conhecimento sociológico. Acredita-se que o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia promoverá esses diálogos e auxiliará na constituição de um conjunto bem fundamentado de análises sobre a sociedade em que vivemos.

Soraya Vargas Cortes
Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia

http://sbs2015.com.br/

 

Publicado em 14/04/2015, na categoria Notícias.