Início do conteúdo

UFPel participa do evento “Diálogos A3P Rio Grande do Sul”

Ocorreu no dia 19 de maio, no Parque Tecnológico de Pelotas, o evento “Diálogos A3P Rio Grande do Sul”, em uma iniciativa conjunta da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (SEMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), com a acolhida da Prefeitura Municipal de Pelotas.

A UFPel esteve presente representada por técnicos do Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) da instituição. O objetivo do evento foi conhecer a realidade das prefeituras e demais órgãos públicos quanto à alternativas, desafios e possibilidades para a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Programa do MMA. Foram abordados temas como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho e contratações públicas sustentáveis. Por fim, uma capacitação em gestão de resíduos sólidos abordou aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em especial a logística reversa de resíduos como pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, embalagens de agrotóxicos, entre outros.

Através dos técnicos do NPA, a UFPel relatou suas ações e experiências nos temas abordados e as dificuldades encontradas na implantação das diretrizes previstas pela PNRS no âmbito da administração universitária.

A A3P tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades.
Maiores informações sobre a A3P podem ser encontradas no link:http://mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

 

Publicado em 11/08/2017, na categoria NOTÍCIAS.