UFPel integra o 1º Fórum Ambiental do SGA FURG

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integrou a mesa-redonda que debateu a gestão ambiental em universidades, promovida durante o 1º Fórum Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O encontro foi organizado pela Secretaria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e ocorreu no dia 26/06/2017, no Cidec-Sul Campus Carreiros, em Rio Grande.

A UFPel foi representada pelo técnico em Saneamento e responsável pelo Núcleo de Planejamento Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (NPA-Proplan), Franco Knuth. Participaram da mesa-redonda, também, o vice-reitor da FURG e presidente do Comitê Diretor do SGA, professor Danilo Giroldo, e o assessor de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Darci Campani.

A UFPel, em sua apresentação, intitulada “Gestão Ambiental Institucional na UFPel”, realizou um resgate e a contextualização histórica da temática na Instituição, socializando com o Fórum suas experiências e ações desenvolvidas como, por exemplo, a gestão de resíduos perigosos e o processo de doação dos resíduos recicláveis produzidos à Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Também abordou a busca pela regularização ambiental dos campi universitários, a capacitação e sensibilização de servidores na área ambiental e a atuação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), em fase de diagnóstico para elaboração e implantação do PLS da UFPel. “Essas medidas buscam institucionalizar a sustentabilidade na Universidade e poderão nortear uma futura proposta de adesão ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente”, observa Knuth.

No turno da tarde, o assessor técnico da A3P-MMA, professor Elias Nunes, apresentou a Agenda e o panorama de adesão de instituições públicas ao Programa, destacando que sete Instituições de Ensino Superior até o momento firmaram acordo com o Ministério, das quais cinco universidades federais. Nunes destacou a importância da realização do evento e das ações já institucionalizadas pelas IES gaúchas presentes, estimulando as Universidades a apresentarem proposta de adesão à A3P.

Estiveram presentes ainda no evento autoridades da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O evento teve transmissão online da TV FURG e o conteúdo está disponível na íntegra neste link.

Publicado em 11/08/2017, na categoria NOTÍCIAS.