UFPel minimiza o uso de copos descartáveis

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) a Coordenação de Gestão Ambiental da UFPel lançou a campanha “Universidade mais sustentável”, que tem como principal ação a minimização do uso de copos descartáveis na Instituição, incluindo os restaurantes universitários. A medida vem sendo adotada progressivamente desde 2014, quando começaram a ser distribuídas, entre a comunidade universitária, canecas plásticas para uso pessoal de alunos e servidores docentes e técnico-administrativos.

A ação consiste no fornecimento de uma caneca para cada servidor e estudante da Instituição e tem o objetivo de reduzir o consumo, diminuir custos e o minimizar o impacto ambiental da utilização de copos descartáveis.

Um levantamento realizado pela CGA/PRAINFRA mostrou que, em média, a UFPel gastava três mil unidades do material por dia. Já o custo das canecas inicialmente distribuídas em 2014 foi de 25% do valor que é gasto com copos descartáveis em um mês.

A medida também coloca a Universidade dentro das normas do Tribunal de Contas da União sobre as ações a serem implementadas pela administração pública para a promoção do uso racional e sustentável de recursos naturais.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) ficou responsável por distribuir as canecas aos discentes usuários dos Restaurantes Escola.

caneca

Modelo adotado para o uso dos Servidores