CGA participa de debates e qualifica corpo técnico

A Coordenação de Gestão Ambiental UFPel (CGA) participou recentemente de dois eventos na área ambiental promovidos no Rio Grande do Sul, ambos no mês de maio.

Em Rio Grande, foi realizado o III Workshop: Sustentabilidade na Universidade – FURG, com o objetivo de apresentar e discutir os avanços e desafios na implementação da Gestão Ambiental na Instituição de Ensino Superior. Na ocasião, a CGA esteve presente para socializar experiências e acompanhar o processo que vem sendo implementado na Universidade vizinha. A Coordenação da UFPel participa ativamente desde os primeiros esforços realizados pela FURG no sentido de propôr, adotar e implementar sua Política Ambiental, que vem sendo amplamente discutida e trabalhada nas edições dos Workshops.

Já em Porto Alegre, ocorreu a 4ª edição do Cidade Bem Tratada: Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos. O evento, estruturado em painéis temáticos, teve o objetivo de discutir o atual cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi acompanhado por servidores do quadro técnico da CGA. Temáticas atuais como as licitações sustentáveis, a logística reversa de resíduos sólidos e os aspectos jurídico-institucionais na gestão destes foram amplamente apresentados e discutidos entre palestrantes, mediadores e participantes.

Servidores realizam atualização sobre a PNRS

A presença no “Cidade Bem Tratada” possibilitou verificar as dificuldades e os reais entraves para o estabelecimento dos Acordos Setoriais da Logística Reversa de Resíduos previstos na PNRS (lei de 2010), o que torna ainda extremamente complexo o processo de encaminhamento adequado de resíduos específicos gerados, como os eletroeletrônicos, as pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, isopor e embalagens em geral, como os vidros. Além disso, os entraves e desafios encontrados pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e seus trabalhadores também foram abordados, uma vez que a coleta seletiva é instrumento fundamental para a implementação da PNRS.

As temáticas e discussões realizadas no seminário podem ser conferidas no site do evento, acessando o link http://www.cidadebemtratada.com.br/

Publicado em 10/08/2015, na categoria NOTÍCIAS.