Notícias
  • Plano de Logística Sustentável tem Consulta Pública aberta à Comunidade Acadêmica

    A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPel está fazendo uma Consulta Pública para ouvir sugestões e ideias da comunidade acadêmica sobre ações para o Plano. É uma oportunidade para que a comunidade possa opinar sobre como a UFPel deve lidar com aspectos como material de consumo, eficiência no uso da energia elétrica, coleta seletiva de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, medidas de conscientização e capacitação.

    Ferramenta de planejamento que definirá objetivos e responsabilidades, o PLS irá conter ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitirão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Mais do que um documento, o Plano vai ser um norteador das ações que a comunidade deve adotar no cotidiano acadêmico para que a UFPel efetive seus compromissos socioambientais.

    Participe
    Para participar da consulta pública sobre o PLS, basta clicar aqui. O prazo vai até o dia 20 de agosto.

    Para saber mais sobre o que é um PLS, veja o site do Plano de Logística Sustentável da UFPel.

  • UFPel institui Comissão para Logística Sustentável

    Com a publicação do Decreto 7.746/2012, as instituições públicas tem compromisso legal com a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Posteriormente, a edição da Instrução Normativa  SLTI/MPOG nº10/2012 trouxe a regulamentação que prevê a elaboração, implementação e execução do Plano de Logística Sustentável (PLS) enquanto ferramenta de suporte para as práticas de sustentabilidade adotadas.

    Atento à esta necessidade, o Núcleo de Planejamento Ambiental da UFPel fomentou a criação da Comissão Gestora do PLS. Em junho de 2017, por meio da Portaria UFPel 1167/2017, a Reitoria da UFPel institui a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável para a construção do PLS da Universidade. A atuação da Comissão e maiores informações sobre o tema podem ser acompanhados no site do PLS, http://wp.ufpel.edu.br/pls/

  • Divulgada nominata de Cooperativas habilitadas para Coleta Solidária

    A Comissão Gestora do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFPel encerrou o processo que visa a doação dos materiais recicláveis segregados nas atividades da Universidade à entidades devidamente habilitadas. Este é o segundo Edital de Habilitação lançado pela UFPel para a participação de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, cumprindo dessa forma a política pública socioambiental instituída pelo Decreto 5.940 de 2006. A nominata final foi divulgada no link a seguir:

    UFPel divulga cooperativas habilitadas ao Programa de Coleta Seletiva Solidária

  • Planejamento Ambiental participa do “Ciclo de Palestras: Sustentabilidade e Inovação” no IFRS

    O Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) da UFPel participou em maio do “Ciclo de Palestras: Sustentabilidade e Inovação” do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS Campus Viamão). Na ocasião, o NPA apresentou à comunidade acadêmica de gestão ambiental do Campus as possibilidades, os desafios e a realidade profissional do Gestor Ambiental no âmbito do setor público, em especial na Administração Universitária. As iniciativas da UFPel em temas como a gestão de resíduos sólidos, logística reversa e a implantação de políticas públicas ambientais em Instituições de Ensino Superior foram abordadas e contextualizadas pelo servidor técnico Franco Knuth.

     

    A atividade fez parte do projeto de ensino “Ciclo de Palestras: Sustentabilidade e Inovação” que tem como objetivo aproximar os discentes da realidade profissional, destacando as oportunidades e os desafios da área ambiental e da promoção da sustentabilidade.

    Os discentes e futuros gestores puderam esclarecer muitas de suas dúvidas sobre a atuação do profissional Gestor Ambiental.

  • UFPel integra o 1º Fórum Ambiental do SGA FURG

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integrou a mesa-redonda que debateu a gestão ambiental em universidades, promovida durante o 1º Fórum Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O encontro foi organizado pela Secretaria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e ocorreu no dia 26/06/2017, no Cidec-Sul Campus Carreiros, em Rio Grande.

    A UFPel foi representada pelo técnico em Saneamento e responsável pelo Núcleo de Planejamento Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (NPA-Proplan), Franco Knuth. Participaram da mesa-redonda, também, o vice-reitor da FURG e presidente do Comitê Diretor do SGA, professor Danilo Giroldo, e o assessor de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Darci Campani.

    A UFPel, em sua apresentação, intitulada “Gestão Ambiental Institucional na UFPel”, realizou um resgate e a contextualização histórica da temática na Instituição, socializando com o Fórum suas experiências e ações desenvolvidas como, por exemplo, a gestão de resíduos perigosos e o processo de doação dos resíduos recicláveis produzidos à Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Também abordou a busca pela regularização ambiental dos campi universitários, a capacitação e sensibilização de servidores na área ambiental e a atuação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), em fase de diagnóstico para elaboração e implantação do PLS da UFPel. “Essas medidas buscam institucionalizar a sustentabilidade na Universidade e poderão nortear uma futura proposta de adesão ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente”, observa Knuth.

    No turno da tarde, o assessor técnico da A3P-MMA, professor Elias Nunes, apresentou a Agenda e o panorama de adesão de instituições públicas ao Programa, destacando que sete Instituições de Ensino Superior até o momento firmaram acordo com o Ministério, das quais cinco universidades federais. Nunes destacou a importância da realização do evento e das ações já institucionalizadas pelas IES gaúchas presentes, estimulando as Universidades a apresentarem proposta de adesão à A3P.

    Estiveram presentes ainda no evento autoridades da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    O evento teve transmissão online da TV FURG e o conteúdo está disponível na íntegra neste link.

     

     

  • UFPel participa do evento “Diálogos A3P Rio Grande do Sul”

    Ocorreu no dia 19 de maio, no Parque Tecnológico de Pelotas, o evento “Diálogos A3P Rio Grande do Sul”, em uma iniciativa conjunta da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (SEMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), com a acolhida da Prefeitura Municipal de Pelotas.

    A UFPel esteve presente representada por técnicos do Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) da instituição. O objetivo do evento foi conhecer a realidade das prefeituras e demais órgãos públicos quanto à alternativas, desafios e possibilidades para a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Programa do MMA. Foram abordados temas como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho e contratações públicas sustentáveis. Por fim, uma capacitação em gestão de resíduos sólidos abordou aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em especial a logística reversa de resíduos como pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, embalagens de agrotóxicos, entre outros.

    Através dos técnicos do NPA, a UFPel relatou suas ações e experiências nos temas abordados e as dificuldades encontradas na implantação das diretrizes previstas pela PNRS no âmbito da administração universitária.

    A A3P tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades.
    Maiores informações sobre a A3P podem ser encontradas no link:http://mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

     

  • CGA dá lugar ao Núcleo de Planejamento Ambiental

    Recentemente criado pela Reitoria, o Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) UFPel absorve a estrutura da antiga Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), passando a desenvolver o planejamento ambiental institucional da Universidade.

    O NPA UFPel integra a Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (NPA-CDPD-PROPLAN). Entre as atribuições do NPA, estão a elaboração da Política Ambiental da UFPel, o desenvolvimento dos Planos de Gestão de Resíduos, de Logística Sustentável e de Educação Ambiental, além do encaminhamento dos Licenciamentos Ambientais dos campi da Universidade.

    Saiba mais sobre a nova estrutura administrativa em http://ccs2.ufpel.edu.br/…/ufpel-muda-estrutura-administra…/ .