Discentes orientados na CGA publicam na 2ª Semana Integrada

Na segunda edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel, discentes que desenvolvem estágios na Coordenação de Gestão Ambiental (CGA-PRAINFRA) publicaram e apresentaram trabalhos relacionados às suas atividades na Coordenação.

No XXV Congresso de Iniciação Científica, o acadêmico Matheus Gentelini Namiuchi, da Engenharia Ambiental e Sanitária, apresentou o trabalho intitulado Diagnóstico de Resíduos Perigosos Gerados em um Centro de Ciências Químicas de uma Instituição de Ensino Superior, assinado também pela discente Camila Weber, da Tecnologia em Gestão Ambiental, e pelo técnico Wilson Alves Colvara, supervisor dos estágios na área química.siepe-2016

Já no 3º Congresso de Extensão e Cultura, a acadêmica Maristela Catardo Torres, da Tecnologia em Gestão Ambiental, defendeu o trabalho Análise Qualiquantitativa do Processo de Coleta Seletiva Solidária na UFPel em 2015, desenvolvido durante o Projeto de Extensão “Pró-Gestão de Resíduos”, de autoria do Profº Marcos Vinícius Godecke, falecido em julho deste ano. As atividades do projeto seguem vigentes na CGA através do Núcleo de Educação Ambiental e Resíduos (NEARs). Os trabalhos foram orientados, respectivamente, pelo Coordenador de Gestão Ambiental da UFPel, Franco Knuth, e pela técnica responsável pelo NEARs, Marisa Gonsalves de Moura.

Ambos os trabalhos consolidam o desenvolvimento das publicações como um produto dos estágios desenvolvidos pelos acadêmicos na CGA e supervisionados pelos servidores técnicos do setor, aliando conhecimento teórico, atividades práticas e produção científica. Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenação participa da Semana Integrada, este que é o maior evento da Universidade e que congrega a produção científica nos âmbitos do ensino, da pesquisa e extensão.

Publicado em GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE, NOTÍCIAS | Comentários desativados em Discentes orientados na CGA publicam na 2ª Semana Integrada

Abertas Inscrições para Capacitação de Segurança em Laboratórios

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPel abriu inscrições para o curso de Segurança em Laboratório destinado para servidores técnico-administrativos em educação que desenvolvem suas atividades em laboratórios da universidade, em especial nas áreas química, física e biológica. A capacitação tem modalidade presencial e carga horária de 60h, sendo ministrada por docentes e técnicos do quadro funcional da Instituição.

Planeja residuos

O curso se propõe a contribuir para a difusão na UFPel de informações primordiais referentes à Segurança do Trabalho, dentro dos ambientes laboratoriais com vistas à manutenção de padrões de qualidade e segurança nesses ambientes. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 18 de setembro. No dia 19-09, será publicada a listagem das inscrições homologadas.

Inscrições e maiores informações no link: http://wp.ufpel.edu.br/progep/curso-seguranca-em-laboratorio/

Publicado em GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE, NOTÍCIAS | Comentários desativados em Abertas Inscrições para Capacitação de Segurança em Laboratórios

Gestão de Resíduos Recicláveis na UFPel é tema de TCC

Na última quarta-feira (29-06-16) no prédio do Lyceu-UFPel, o acadêmico de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel, Alcides Neto, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Gestão de Resíduos Sólidos Recicláveis em Instituições de Ensino Superior: estudo de caso da Universidade Federal de Pelotas”, sob orientação do Profº Dr. Marcos Godecke. O estudo resultou de estágio supervisionado desenvolvido em 2014 pelo acadêmico na Coordenação de Gestão Ambiental (CGA-PRAINFRA) e avaliou a evolução da Coleta Seletiva Solidária em curso na Instituição, apresentando uma compacta revisão bibliográfica sobre o tema e sugerindo elementos que podem qualificar o processo de gestão de resíduos recicláveis na universidade, no âmbito da educação ambiental e do planejamento estratégico institucional.

Banca Examinadora do TCC

Banca Examinadora do TCC

O trabalho foi apreciado pela banca avaliadora composta pelos docentes Giovanni Natchigall Maurício e Celso Elias Corradi, além de Godecke.

Publicado em GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE, NOTÍCIAS | Comentários desativados em Gestão de Resíduos Recicláveis na UFPel é tema de TCC

CGA integra programação da V SAGA

A Coordenação de Gestão Ambiental da UFPel (CGA-PRAINFRA) participou da V Semana Acadêmica da Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel (V SAGA), ocorrida no Auditório do Mercosul em alusão à Semana do Meio Ambiente. O Gestor Ambiental da Universidade, Me. Franco Knuth, realizou a apresentação que abriu a programação da “V SAGA: os desafios para o desenvolvimento”, intitulada “Práticas e Desafios do Processo de Gestão Ambiental Institucional na UFPel”.

V-SAGA-2016-11

Imagem: Comissão Organizadora V SAGA

Na exposição, o gestor apontou as ações institucionais na gestão de resíduos sólidos, as práticas em educação ambiental não formal ofertadas à comunidade acadêmica, os processos de licenciamento ambiental na Universidade e a atuação da UFPel no âmbito da política regional ambiental.

A contextualização da temática girou em torno dos Sistemas de Gestão Ambiental aplicados a Instituições de Ensino Superior e o papel dessas IES no desenvolvimento sustentável, seja pela formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade ou através da internalização da gestão ambiental e de seus processos no desenvolvimento institucional.

 

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em CGA integra programação da V SAGA

UFPel entrega novos lotes de canecas

Na última quarta-feira (30/03) ocorreu mais uma etapa da entrega de canecas institucionais aos discentes da Universidade Federal de Pelotas, ação desenvolvida entre a Coordenação de Gestão Ambiental da UFPel (CGA) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A ação foi programada para o Restaurante Universitário UFPel da XV de Novembro, no Centro de Pelotas, no horário de almoço. Na terça-feira (05/04) ocorrerá nova entrega no mesmo RU, no período noturno e, em breve, o RU do Campus Capão do Leão receberá o material.

canecas prae (2)
A ação integra o processo de substituição do uso de copos plásticos descartáveis nos RUs da UFPel por canecas individuais, promovendo a redução no consumo, minimizando a geração de resíduos e reduzindo custos públicos.

Estudantes recebem canecas para uso nos RUs da UFPel

Estudantes recebem canecas para uso nos RUs da UFPel

Os estudantes puderam ainda conferir um informativo visual sobre a Coleta Seletiva na UFPel preparado pelo Núcleo de Educação Ambiental e Resíduos da CGA, projetado durante todo o período de almoço no RU.

Publicado em GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE, NOTÍCIAS | Comentários desativados em UFPel entrega novos lotes de canecas

Pró-Gestão de Resíduos apresenta resultados

A Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/UFPel) realizou no Auditório do Mercosul no dia 1 de dezembro a atividade de encerramento do Projeto de Extensão intitulado “Pró-Gestão de Resíduos”, de coordenação do Profº Marcos Vinicius Godecke, docente da Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel. O projeto teve duas linhas de atuação, sendo uma primeira focada na gestão de resíduos recicláveis da UFPel, com orientação técnica de servidores da CGA Franco Knuth e Marisa Moura, e uma segunda que tratou da gestão de resíduos dos Restaurantes Escola (RE) da UFPel, com orientação das Professoras Fernanda Gonçalves, da Tecnologia em Gestão Ambiental, e Ana Paula Nunes, do Instituto de Biologia (IB/UFPel). No total, quatro discentes de graduação e um de pós-graduação desenvolveram atividades vinculadas ao projeto (Jesus Freitas, Caroline Nunes, Alegani Monteiro, Lorena Munhoz e Paulo Duarte).

Os objetivos do Projeto foram incrementar a atividade de coleta seletiva na UFPel com a finalidade de aportar maior volume de resíduos doados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Já na linha dos resíduos dos REs, o objetivo foi realizar um diagnóstico da geração e descarte destes e a proposição aos gestores dos restaurantes de alternativas de manejo.

Encerramento do Pró-Gestão de Resíduos

Encerramento do Pró-Gestão de Resíduos

Os resultados do projeto mostraram que as atividades de sensibilização sobre a gestão de resíduos junto às unidades administrativas e acadêmicas e as ações em torno do controle administrativo na Cooperativa beneficiada com o projeto, possibilitaram o incremento da doação de materiais recicláveis da UFPel à Cooperativa, processo este coordenado pela CGA/PRAINFRA; Na linha dos resíduos de REs, os resultados apontaram para as sobras de resíduos orgânicos nos sistemas convencional e de agricultura familiar, desde as etapas de preparo dos alimentos até o pós consumo; a partir do diagnóstico realizado, alternativas ao desperdício foram apresentadas à PRAE, visando a adoção de medidas, tanto do ponto de vista técnico quanto de gestão, que minimizem as perdas;

O evento contou ainda com a presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), Ediane Acunha, da Coordenadora do RE/UFPel, Moema Zambiazi e da pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Lilian Sosinski.

O coordenador da CGA/UFPel, Franco Knuth, e o Coordenador do Pró-Gestão de Resíduos, Marcos Godecke, afirmaram que a parceria deverá ser mantida em 2016, visando a solidificação das relações institucionais  e acadêmicas no âmbito da gestão ambiental na Universidade.

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em Pró-Gestão de Resíduos apresenta resultados

CGA realiza encerramento de Projeto de Extensão

A Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/PRAINFRA) da UFPel acolheu e orientou durante os anos de 2014 e 2015 o Projeto de Extensão intitulado “Pró-Gestão de Resíduos”, de coordenação do Profº Marcos Vinicius Godecke, docente do Tecnólogo em Gestão Ambiental (TGA) da Instituição.

O projeto foi estruturado em duas linhas de atuação, a gestão de resíduos recicláveis da UFPel, com orientação técnica de servidores da CGA, e a gestão de resíduos dos Restaurantes Escola da UFPel, linha orientada pelas Profª Fernanda Gonçalves, da TGA, e Ana Paula Nunes, do Instituto de Biologia. No total, quatro discentes de graduação e um de pós-graduação desenvolveram atividades vinculadas ao projeto.

Com a finalidade de apresentar os resultados, discutir e avaliar o projeto a CGA/PRAINFRA realizará um evento de encerramento das atividades do projeto em 2015, na terça-feira, 01/12/15 às 9:30 AM, no Auditório do Mercosul.

Convite Projeto Pró-gestão

O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em CGA realiza encerramento de Projeto de Extensão

Reunião Ampliada do COMPAM tem participação da UFPel

A programação oficial do Seminário de Gestão Ambiental Rural, realizado no último dia 07 (quarta-feira) em parceria entre a Prefeitura Municipal de Pelotas e a ONG CEADI – Centro de Estudos e Pesquisa, com apoio institucional da 89ª Expofeira de Pelotas, teve em sua grade a edição de outubro da Reunião Ordinária (RO) do Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (COMPAM), realizada aberta ao público presente no evento gratuito. Por tradição, as reuniões do Conselho ocorrem no Centro Administrativo da Prefeitura todas as primeiras segundas-feiras do mês às 14 horas, sendo abertas à participação da sociedade.

A Reunião Ampliada do COMPAM teve em sua pauta a votação da ata da RO de setembro, os informes dos conselheiros, o controle dos compromissos assumidos na mesma RO, a apresentação e votação das relatorias voltadas ao julgamento de processos administrativos (recursos) distribuídos aos conselheiros, a apresentação da Minuta da Resolução de Manejo Arbóreo para Pelotas e a apresentação dos pareceres da Câmara Gestora do Fundo Municipal Ambiental (CGFMAM) sobre os projetos analisados.

Imagem: CGA UFPel

Atual Coordenação do COMPAM conduz a reunião ampliada

No Conselho, a UFPel tem assento enquanto instituição governamental e atualmente constitui o plenário, integra a Câmara Temática da Biodiversidade e constitui a CGFMAM na condição de Instituição de Ensino. A UFPel está também entre as instituições proponentes da formação de uma Câmara Temática de Educação Ambiental, que deverá ser apreciada em plenário na RO de novembro/2015.

O COMPAM é o órgão máximo da política ambiental de Pelotas e pelo Conselho passam diversos temas de interesse associados ao planejamento e à execução de políticas públicas ambientais do município, sendo integrado de forma paritária por representantes do poder público e de organizações não-governamentais, estas devidamente cadastradas no CAIAPAM – Cadastro Municipal de Instrumentos e Atividades de Proteção Ambiental.

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em Reunião Ampliada do COMPAM tem participação da UFPel

CGA participa do Congresso de Extensão e Cultura

Partindo do comprometimento da Universidade Federal de Pelotas com os princípios da sustentabilidade, e tendo como o tema do Congresso de Extensão e Cultura 2015 “Universidade e Sociedade Sustentável”, foi realizado em 23 de setembro no Museu do Doce, o Painel “Universidade e Sustentabilidade”.

O debate, que fez parte da programação da Semana Integrada da UFPel, contou com a presença do Prof. Dr. Marcos Godecke (do curso de Gestão Ambiental), do Prof. Dr. Maurício Polidori (diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), e do MSc. Franco Knuth (da Coordenação de Gestão Ambiental – CGA UFPel), e se propôs a discutir questões relacionadas à política ambiental na Universidade e gerar ideias que auxiliarão na implantação de mais políticas de sustentabilidade na UFPel.

cec-266a

Membros componentes do Painel

Durante o painel foram apresentadas as diversas etapas e ações envolvendo a sustentabilidade que foram e estão sendo desenvolvidas pela Universidade nos últimos anos, como a coleta seletiva de resíduos (desde 2009, com lixeiras dividindo lixo orgânico e seco), a implantação e distribuição de canecas plásticas (alternativa aos copos descartáveis) e os projetos de extensão relacionados à reciclagem.

IMG_0244

CGA expõe as ações institucionais em Gestão Ambiental na UFPel

Também foram discutidas ideias sobre uma logística responsável, onde as compras da Universidade são feitas a partir do pressuposto da sustentabilidade, uma melhor relação do meio ambiente com a cidade (como o movimento Nenhum Metro a Menos de Área Verde) e a importância da extensão para que as ações não se mantenham apenas no ambiente universitário, mas se expandam e transformem a cidade como um todo.

Fonte: http://wp.ufpel.edu.br/prec/2015/09/28/painel-discute-sustentabilidade-na-universidade-cec-2015/

Imagens: Assessoria de Imprensa UFPel

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em CGA participa do Congresso de Extensão e Cultura

Estágios resultam em Produção Acadêmica no SIEPE UFPel

Discentes da UFPel que desenvolveram atividades de estágio supervisionado na Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/PRAINFRA) publicaram seus trabalhos na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel (SIEPE 2015).

No Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o acadêmico de Tecnologia em Gestão Ambiental, Alcides Garcia Neto, apresentou o trabalho intitulado “Destinação de Resíduos Recicláveis na Universidade Federal de Pelotas”, sob orientação do Profº Dr. Marcos Vinícius Godecke. O tema faz parte do Pró-Gestão de Resíduos, projeto de extensão coordenado por Godecke e executado em conjunto com a CGA. Já no Congresso de Iniciação Científica (CIC), a acadêmica Jéssica Castro Nunes, do Bacharelado em Química Industrial, defendeu o trabalho chamado “Diagnóstico de Gerenciamento de Resíduos Químicos e Biológicos da Unidade CCQFA, da Universidade Federal de Pelotas”, com orientação do servidor Franco Goulart Knuth, Coordenador de Gestão Ambiental da UFPel. O tema havia sido abordado também no Trabalho de Conclusão de Curso da graduanda.

siepe 2015

Ambos os estágios ocorreram no Núcleo de Educação Ambiental e Resíduos da CGA e tiveram orientação técnica da servidora Marisa Moura, na área de Resíduos Recicláveis, e de Knuth, na área de Resíduos Perigosos. À época de suas atividades, os estágios desenvolvidos na CGA foram coordenados pela Profª Drª Ana Paula Nunes, do Instituto de Biologia.

Publicado em NOTÍCIAS | Comentários desativados em Estágios resultam em Produção Acadêmica no SIEPE UFPel