Ocorreu na tarde de ontem, dia 20/05/2020, a Oficina de Casos para Ensino, ministrada pelo Prof. Julio Cesar Ferro de Guimarães.
O evento, organizado pelo Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP/CEng), pelo Projeto Chave-Mestra e pelo Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade (NUMESA) do Centro de Engenharias/UFPel, contou com a presença de aproximadamente cinquenta pessoas, entre docentes, técnicos e discentes do Centro de Engenharias e de outras unidades acadêmicas da UFPel, além de docentes das Universidades do Vale do Rio dos Sinos e Federais de Pernambuco, de Santa Catarina e do Pampa.
Comunicamos, com orgulho, que o Projeto Chave Mestra, coordenado pela Professora Larissa Bolzan, foi uma das propostas contempladas pela Chamada Pública 01/2020, no âmbito do Programa Parque Ativo.
Parabéns à equipe do projeto!
Confira em anexo a pauta da reunião extraordinária do Conselho do Centro de Engenharias, a realizar-se na próxima terça-feira, dia 26/05, às 8h30min.
ATENÇÃO! Aos egressos recém formados: A Entrega de diplomas ocorrerá no dia 27/05, das 10h as 11h, na sala 305.5 do CEng/Cotada, com o servidor Rafael Rutz.
Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, podem constituir procurador, conforme informações disponíveis na página: https://wp.ufpel.edu.br/ceng/retirada-de-diplomas/
Acesse a pauta da reunião extraordinária do Conselho do CEng, a se realizar na sexta-feira, 15/05/2020, às 8h30min, em sala virtual devido à pandemia de Covid-19.
ATENÇÃO! Aos egressos recém formados: A Entrega de diplomas ocorrerá nessa sexta, dia 15/05, das 9h as 11h, na sala 305.4 do CEng/Cotada.
Na última sexta-feira, dia 08/05/2020, tivemos um bate papo leve e super proveitoso com a Professora, Engenheira e Psicanalista Carla Gonçalves Rodrigues.
A atividade foi organizada pelo Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP), pela Direção e pelo Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação (CrIE) do CEng/UFPel.
Agradecemos a todos que participaram dessa manhã incrível, em especial aos docentes do Centro de Engenharias / UFPel.
Juntos, estamos enfrentando uma situação sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus está afetando todas as nossas famílias, universidades, empresas, comunidade e nossos estilos de vida. Durante estes tempos, o PET – Engenharia Agrícola gostaria de atualizar a todos sobre como estamos lidando com esta situação incomum. Estamos concentrados na saúde e na segurança dos nossos colaboradores, famílias e comunidade, por isso estamos realizando tarefas de forma remota, dando seguimento nos projetos que são possíveis de tal forma.
Através do Instagram, que é nossa mídia social com maior alcance, estamos procurando orientar nossos seguidores quanto aos cuidados e precauções que devem ser tomados no meio rural em relação ao covid-19, pois muitas vezes as informações demoram a chegar até estas pessoas. As orientações foram divulgadas em forma de folder digital e vídeos onde produtores relatam as mudanças durante este período.
Buscando manter contato com os acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola, mudamos o formato do projeto Ciclo de Palestras, que está ocorrendo através de lives transmitidas pela nossa página na rede social Instagram, abordando assuntos relevantes, tanto para alunos e engenheiros quanto aqueles de outros setores.
Estamos dando continuidade ao projeto petEAjuda, que consiste em vídeo-aulas no nosso canal do YouTube, no qual auxiliamos estudantes de graduação a partir de publicações sobre disciplinas que possuem maior índice de reprovação nos cursos de engenharias. Durante a pandemia, além das vídeo-aulas, também serão publicados vídeos explicativos e introdutórios, como o uso de sistemas indispensáveis na vida acadêmica dos estudantes, como o Cobalto e AVA, elucidações sobre o curso de Engenharia Agrícola, suas áreas de atuação entre outros assuntos relevantes.
Existe uma preocupação do grupo PET-EA com os ingressantes do curso, visto que no ano de 2019 criamos o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI). Neste momento não poderia ser diferente, elaboramos um questionário via Google Forms, na intenção de identificar dificuldades que os ingressantes possam estar enfrentando, para que possamos intervir ajudando quando necessário.
O Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE), também já estava ocorrendo, mas com principal foco nos egressos do PET-EA, no momento estamos buscando todos os egressos do curso de Engenharia Agrícola da UFPel, a fim de identificar informações relevantes entre as áreas onde estes profissionais atuam, para que desta forma possamos montar o perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela UFPel.
Para que tenhamos um registro de nossos projetos, o grupo decidiu elaborar um livro contendo todas as atividades que ocorreram durante o ano de 2019, este vai conter uma introdução sobre cada projeto, um desenvolvimento onde explicamos o planejamento, a metodologia utilizada e os resultados obtidos, isto da maneira mais clara possível.
Com ações como estas ao longo desta quarentena o Grupo PET-Engenharia Agrícola se manterá ativo atendendo e colaborando da melhor forma possível com a universidade e a comunidade.