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Membros

 

Elomar Antonio Callegaro Tambara.   

 

 

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação no Rio Grande do Sul e educação em Pelotas.

CV: http://lattes.cnpq.br/5731658342862947

Eduardo Arriada

 

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Historia pela Universidade Católica de Pelotas (1986), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor no Programa de Pós graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, integrante do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE/FaE/UFPEL) e coordenador do Centro de Documentação (CeDOC/CEIHE/UFPEL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história regional do Rio Grande do Sul, livraria e editoras, educação, império, século XIX, educação e memória.

CV: http://lattes.cnpq.br/6119476063670594.

Giana Lange do Amaral

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2015). Em Pelotas, foi professora da rede privada,municipal e estadual de ensino (1986 a 2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFPEL na linha Filosofia e História da Educação. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. É bolsista Produtividade CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, modernidade educacional, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas.

CV: http://lattes.cnpq.br/9102960381550474

Patrícia Weiduschadt

 

 

 

 

 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003),  mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- Unisinos (2012). Atua como professora efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação-Faculdade da Educação. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: fundamentos da educação, pomeranos, luteranismo, identidade, memória, Sínodo de Missouri, escola, educação e acervos e instituições escolares.

CV: http://lattes.cnpq.br/0643205535014525

Fernando Ripe

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), História pelo Centro Universitário de Maringá-Unicesumar (2020), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atua como professor efetivo da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Departamento de ensino- Faculdade da Educação. É professor dos Programas de Pós Graduação em Educação e Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, pesquisando principalmente sobre seguintes temas: matemática e história da infância 

CV: http://lattes.cnpq.br/4008578949922269

 

André Rodrigues da Silva

 

 

 

 

 

 

 

Mestrando em Educação na linha de Filosofia e História da Educação, na Faculdade de Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), pelo Instituto Superior de Filosofia, da Universidade Católica de Pelotas (2015). É membro do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Foi monitor na cadeira de Antropologia Filosófica, na UCPel, sob responsabilidade do Prof. Me. Sérgio Caldas (2012). Foi presidente do Diretório Acadêmico no curso de Filosofia da UCPel (2012). Coordenou o VII Congresso Brasileiro de Estudantes de Filosofia (COBREFIL), na cidade de Pelotas (2012). Coordenou a XVIII Semana Acadêmica de Filosofia da UCPel (2011). Tem experiência na área do Existencialismo com ênfase em autores filosóficos como Kierkegaard, Heidegger, Camus, Sartre e autores da literatura como Guimarães Rosa, Franz Kafka e Fiódor Dostoiévski. Na área da História da Educação, estuda sobre Almanaques do Rio Grande do Sul, assim como o seu processo editorial. No campo da literatura, acompanha os estudos área da Teoria Literária.

CV: http://lattes.cnpq.br/5929617266827046

 

Angelita Vargas Kolmar

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em História, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2018); graduação em Letras – Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2012); graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (Centro Universitário Barão de Mauá – CBM) (2016); Especialista em Ensino da Língua Espanhola (Universidade Cândido Mendes – UCAM) (2018) Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM) (20018); Mestre em Educação – (UFPel). Atualmente é tutora a distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci; professora da rede municipal de educação de São Lourenço do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, inglês, alemão e francês.   

CV: http://lattes.cnpq.br/8253325678808960

Beatriz Hellwig Neunfeld

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação Em Educação – PPGE – Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História – PPGH – Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Professora Estadual no Ensino Médio, EJA/Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental nas disciplinas de História, Filosofia, Relações Humanas, Ensino Religioso e Arte nos municípios de São Lourenço do Sul/RS e Cristal/RS. Tutora a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS – AVA Conasems, a partir de 2022. Tutora Presencial da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL – UAB/PAED- Polo de Ensino a Distância de São Lourenço do Sul/RS, 2020 – 2021. Tutora presencial da Universidade Federal do Rio Grande/FURG na modalidade de EAD/Ensino a Distância nos cursos de Graduação em História/Licenciatura, Administração/Bacharelado, Pedagogia, Ciências/Licenciatura, Pós-Graduação em Mídias na Educação e no curso de Aperfeiçoamento de Professores para Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva no no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (CAPES/UAB) no PAED/Polo de Apoio ao Ensino a Distância de São Lourenço do Sul/RS, de 2015 – 2019. Tutora presencial do curso de Especialização Gestão em Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM no Polo de Apoio ao Ensino a Distância de São Lourenço do Sul/ PAED, 2013 – 2015. Professora de sala do curso de Graduação em História/Licenciatura na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR no Polo de São Lourenço do Sul. Pós-Graduação Lato Senso Em Gestão, Supervisão E Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes – EAD. Especialização em Produção de Material Didático para Diversidade – ICHI/SEDEAD – Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de São Lourenço do Sul. Graduada em Administração Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA. Graduada em História Licenciatura pela Universidade Norte do Paraná/UNOPAR.  

CV: http://lattes.cnpq.br/2602255918491853

Carmen Beatriz Pereira Leal

 

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Católica de Pelotas (1989) e graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (1999), Pós-graduação em História do Rio Grande do Sul, pela Universidade Católica de Pelotas. Trabalhou na função de tutora à distância do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora da Associação Educacional Santa Ana. Tem experiência na área de Educação nos ensinos Fundamental (séries iniciais) e Médio com ênfase em História. No ano de 2013, iniciou Mestrado em Educação na área de Filosofia e História da Educação, na Universidade Federal de Pelotas.

CV: http://lattes.cnpq.br/2790045475204751

 

Caroline Braga Michel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Pedagogia Hab. Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG – 2007), Especialização em Educação Física Escolar (FURG – 2010), Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG – 2011) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel – 2017). Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2017 – 2018), com auxílio financeiro do CNPq. Tem experiência na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Superior e como coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais. Na pós-graduação está vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (FURG). É integrante do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade (GEEPES/FURG). É coordenadora do Centro de Memória (CEMEDU), vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização, da formação de professores, da história da educação e das ciências.

CV:http://lattes.cnpq.br/681113337703251

 

Chéli Nunes Meira

 

 

 

 

 

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior – CAPES. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL) com financiamento CAPES. Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas (ICH-UFPEL). Membro do grupo de Pesquisa: Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE. Possui como principais áreas de interesses, investigações sobre as relações entre História e Memória, História da Educação, Vida de Professor, Intelectual Mediador, Ensino de História, História da Loucura Educação Especial e o conceito de Identidade.

CV: http://lattes.cnpq.br/1016426251841120

 

Christian Klug Martins

 

 

Graduação em andamento em Letras – Português e Alemão

CV: http://lattes.cnpq.br/1249776614242740 

Clóvis Renato Blanck

 

 

 

Possui graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2006), Especialização em Teologia: Habilitação em Ministério Pastoral pelo Seminário Concórdia – Faculdade de Teologia (2008). Atuou como professor de química no Centro Educacional Terezinha de Jesus Coelho Rocha na cidade de Itinga do Maranhão (2009). Desde 2008 atua como pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na linha de História da Educação (2020).

CV: http://lattes.cnpq.br/6183266086791773

Elias Kruger Albrecht

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestrado em História da Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (2019). Especialização em Metodologia de Ensino de História e em Gestão Escolar, ambos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2020). Membro do grupo de pesquisa: Centro De Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação no contexto da imigração alemã e pomerana, cartilhas escolares em língua alemã produzidas por editoras vinculadas a sínodos luteranos, cultura e memória pomerana, análise de imagens, Nacionalização do ensino, organização de acervos. Cursando Doutorado em História da Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas

CV: http://lattes.cnpq.br/1047547087843260

 

Eneusa Xavier

 

 

 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas, na linha de História da Educação e filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2019),vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI. Atuou como pesquisadora no Programa de Extensão Educação e Memória- Educamemória – Furg no ano de 2015. É professora de Anos Iniciais e Educação Infantil, atualmente exercendo suas funções como diretora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilino Patella. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pentecostalismo, Letramento ( práticas), pesquisa com crianças, etnografia, Educação no Campo e Pedagogia da Alternância.

CV: http://lattes.cnpq.br/7382366143923447

Itamaragiba Xavier

 

 

 

 

 

Doutor (2015) e Mestre (2009) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa história e filosofia da educação – PPGE/FAE/UFPEL. Graduado em licenciatura plena em história pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em história da educação brasileira de 1822 a 1857, atuando principalmente nos seguintes temas: Instrução pública no Brasil Império, República Rio-Grandense, Revolução Farroupilha, Instrução Pública, Educação e Gênero. Membro do grupo de pesquisa CEIHE (Centro de Estudos e Investigação em História da Educação) da FAE /UFPEL

CV:http://lattes.cnpq.br/9824390638052874

 

 

Estela Maris

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da arte, geometria, criação artística, perspectiva linear e ensino e aprendizagem colaborativa.

CV: http://lattes.cnpq.br/9604277669107453

 

Jaqueline Piotrowski

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, tendo já desenvolvido pesquisa sobre o Projeto Pedagógico (PPP) de escolas públicas e, também, pesquisa sobre as questões geracionais envolvendo o professor e seus alunos, na era digital. Atuou como Coordenadora Pedagógica, tendo experiência de atuação no Ensino Fundamental I e II. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação.

CV: http://lattes.cnpq.br/9522932499424565.  

Jeane Caldeira

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE / FaE / UFPel), na linha de Filosofia e História da Educação. Mestra em Educação (PPGE / FaE / UFPel) na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2011) e Licenciatura em História pela Unicesumar (2020). Foi bolsista PIBIC/ CNPq/ UFPel (2008-2011). É membro do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Atualmente é Professora da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Foi Professora Substituta da Faculdade de Educação (UFPel). Foi tutora a distância do curso de Licenciatura em Filosofia UAB/UFPel. Foi Professora Pesquisadora nível II do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel) e Professora Pesquisadora nível II do Curso de Licenciatura em Pedagogia também pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel). Atuou como professora temporária dos Anos Iniciais pela Prefeitura Municipal de Morro Redondo (2014-2016). Atuou como Professora da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Arroio do Padre. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História das Instituições Educativas e Infância Desvalida.

CV: http://lattes.cnpq.br/0429143837195691

Karen Romig

 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação PPGE/FaE/UFPel. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação em Direitos Humanos pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Possui graduação em Pedagogia e especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e História. É sócia da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) e da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação). Atua nos seguintes temas: Imigração e cultura alemã pomerana; Escolas paroquiais luteranas; Processos educacionais religiosos e ritos de passagem. Tem interesse nas seguintes áreas: História da educação; Geografia Cultural; e Educação Especial.

CV: http://lattes.cnpq.br/6100789243728896

Karina Cardozo

 

 

 

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça (4º semestre).

CV:http://lattes.cnpq.br/2804685544092159

Karin Schwarzbold

 

 

 

 

 

 

Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM), Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM). Arquivista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria , trabalhou como Professora Substituta do Departamento de Documentação da UFSM. Atualmente é Arquivista da FURG. Foi integrante do Comitê de Extensão – Área da Cultura , membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPEA e atualmente é membro titular do CONSUN sendo eleita pelos Técnicos Administrativos em Educação para representá-los. Presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior da FURG ( ATENS/FURG)Parecerista em projetos de extensão nos diversos eventos realizados na FURG e UFRGS. Avaliadora Ad Hoc do MEC. Membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do MinC. Atua principalmente nos seguintes temas: Memória e Preservação Cultural , Paleografia e Genealogia, Gestão Documental, Arquivos Universitários, Impressos e Gestão de Acervos.

CV: http://lattes.cnpq.br/1135641846771956

Lislaine Sirsi Cansi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutora em Educação, Linha 1 – Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista parcial CAPES. Mestre em Artes Visuais, Linha 1 – Ensino da Arte e Educação Estética pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista integral FAPERGS. Foi representante discente do curso de Mestrado em Artes Visuais no período de junho/2014 a julho/2015. Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Possui graduação em Artes Visuais: Desenho e Plástica – Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), graduação em Artes Visuais: Desenho e Plástica – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e graduação em História pela UniCesumar. É membro do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Tem experiência na área de Artes e Educação. Atuou como professora substituta do curso de Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, na área de Fundamentos da Linguagem Visual; Atuou como professora de arte no Colégio São José (Ensino Fundamental) e no Colégio Objetivo (Ensino Fundamental e Médio), em Pelotas, e nos Anos Finais do Ensino Fundamental nos municípios de Imbé, Capão da Canoa e Xangri-Lá (RS). Aprecia e cuida de mini jardins, faz encadernações artesanais, postais e tenta produzir uma poética tendo o corpo e o território como categorias. Gosta de caminhar como forma de pensamento.

CV: http://lattes.cnpq.br/4351460434218577

Laura Bergozza Pereira

 

 

 

 

 

 

Discente em História Bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bolsista do projeto Histórias e Memórias de Escolas da Cidade de Pelotas, vinculada ao Programa de Bolsas Acadêmicas ? Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq.

CV: http://lattes.cnpq.br/7565160982415221

Marcelo Gil

 

 

 

 

Graduado em História (1999) e em Direito (2005) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Mídias Integradas à Educação (2010) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Mestre em Ciências Sociais (2008) e Doutor em Educação (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Trabalha como professor do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Cooperativismo do IFSUL, Campus Pelotas-Visconde da Graça. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: Educação Cooperativista, Mídias na Educação, História Regional, História e Filosofia da Educação, História do Cooperativismo, Antropologia, História e Sociologia da Religião.

CV: http://lattes.cnpq.br/3299720686646479

Myrna Susan Gowert Madia 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação pelo Programa e Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL vinculada à linha de Filosofia e História da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Especialização em Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2019). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI). Atualmente pesquisa as temáticas da formação de professores. Cultura e Língua Pomerana. Educação de Povos Minoritários. 

CV:http://lattes.cnpq.br/8237845803833435

Raquel Azambuja Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Pelotas (2018), linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. Membro do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Possui graduação em: Licenciatura Plena em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas (1991), Bacharelado em Artes Plásticas Pintura, pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Bacharelado em Artes Plásticas Gravura, pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Mestrado em Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (2001). Técnica do Atelier de Gravura na Universidade Federal de Pelotas (1996 a 2005). Diretora do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (2003-2005). Professor Adjunto (desde 2005) do Centro de Artes, UFPel, Curso de Artes Visuais. Chefe do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (2006-2013) da Universidade Federal de Pelotas. Participa do Grupo de Pesquisa EXPRESSÕES DO MÚLTIPLO: Imagens e meios reprodutivos de criação, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio grande do Sul e do Grupo de Pesquisa PERCURSOS POÉTICOS: procedimentos e grafias na contemporaneidade no Centro de Artes da UFPel. Professor Pesquisador CAPES 2013 – andamento). Tem experiência na área de Educação, Arte, Patrimônio Cultural, Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educacionais, arte-educação, artes visuais, museu, memória, patrimônio cultural, mediação em espaços culturais. Participa de curadorias de exposições (organização de eventos-exposição). 2018.

CV: http://lattes.cnpq.br/6615792669530971

Renata Brião de Castro

 

 

 

 

 

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com período de Doutorado Sanduíche na Università degli Studi del Molise, Itália, com bolsa através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – 2017. Durante esse período foi bolsista Capes. Possui graduação em Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas – 2014. Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação e história da infância, imigração italiana e escolarização, escolas italianas, acervos, memória, educação para o patrimônio, centros de documentação, patrimônio histórico-educativo. (Texto informado pelo autor).

CV: http://lattes.cnpq.br/8866766022973381

Simone Gomes de Faria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Como formação inicial tem o Curso Letras pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP com habilitação para a Língua Espanhola e respectivas literaturas no ano de 2002. Graduada em História Licenciatura pela UNINTER e em Pedagogia pela UNINTER na modalidade da Licenciatura. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP no ano de 2004, ademais, é especialista em Produção de Material Didático para a Diversidade no ano de 2013 pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG e especialista em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande/ FURG em 2014. Atualmente trabalha como professora estatutária de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Hulha e de Bagé. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG realizando atividades como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de História, sentido e narrativas da FURG e integrante do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação/CEIHE da Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL em temáticas que abordem: identidade, etnicidade, estudos comparados, imigração e migração alemã na Região da Campanha, cultura escolar e História Oral.

CV:http://lattes.cnpq.br/9140201249652993

Tânia Alvares Teixeira

 

 

 

Possui mestrado (2018) e especialização (2004) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (1999). Curso Técnico em Secretaria Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2013). É Agente Educacional II – AdmInistração Escolar do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, ensino de educação física, práticas pedagógicas e memórias.

CV:http://lattes.cnpq.br/9237689053915230

Thayná Vieira Marsico

 

 

 

 

 

 

Bacharel em História pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/ UFPel-2019). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura (PBA), no Projeto Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH/ UFPel – 2018), atuando na documentação do Acervo da Justiça do Trabalho. Integrou o corpo editorial da Revista Discente Ofícios de Clio (2017- 2019). Atualmente, cursa Licenciatura em História pela mesma Universidade, com foco nas relações de trabalho dentro do ambiente escolar. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – 2020), no Projeto Histórias e Memórias de Escolas da cidade de Pelotas, desenvolvendo atividades no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE/ UFPel). Possui experiência na área da História, com ênfase nos Acervos Históricos e Patrimoniais, atuando principalmente em temáticas como a História do Trabalho e a História da Educação no Brasil.

CV:http://lattes.cnpq.br/2572847275931587

Vitor Stoll

 

 

 

 

Licenciado em Ciências da Natureza (UNIPAMPA, 2017) e em Pedagogia (UNICESUMAR, 2021), Mestre em Ensino (UNIPAMPA, 2020) e Doutorando em Educação (UFPEL). Professor de Ciências na rede municipal de Dom Pedrito/RS. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA). Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Pesquisa os seguintes temas: avaliação na Educação de Jovens e Adultos, Revista do Ensino do Rio Grande do Sul e Experimentação no Ensino de Ciências.

CV:http://lattes.cnpq.br/8592218192423206

Weliton Barbosa Kuster

 

 

 

 

 

Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2019) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2022). Membro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Integra o grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FAE/UFPEL) Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), onde trabalhou, durante a graduação, como Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) de 2016 a 2017 e, de 2017 a 2019, atuou como Bolsista de Iniciação Científica com vínculo junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência na área da História da Educação, com temas de interesse ligados, principalmente, à História da Educação Especial.

CV:http://lattes.cnpq.br/7354308070750700

 

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