O Curso de Engenharia Eletrônica

É inegável a importância e a influência da Eletrônica no modo de vida da nossa sociedade contemporânea. A grande revolução que vivemos no mundo, motivada pelo avanço das tecnologias de informação e telecomunicações, bem como da automação dos mais variados tipos de processos, se deve, fundamentalmente, ao advento da invenção do transistor e da ciência aplicada gerada a partir de então – a Eletrônica.

Seria por demais trabalhoso e, certamente, redundante listar todos os avanços obtidos nas áreas das comunicações, tecnologias da informação, de transportes (aéreos, navais, fluviais, e rodoferroviários), ciências biomédicas, instrumentação eletrônica, prospecção de minérios, indústrias de transformação, e tantos outros seguimentos da atividade humana, devido ao desenvolvimento da Eletrônica.

Por estar presente nas mais diversas áreas de atuação humana, servindo como suporte tecnológico para o desenvolvimento de outras áreas de conhecimento, a Eletrônica se qualifica como uma das conquistas mais importantes do século XX, e que deu origem ao estilo de vida que hoje chamamos de “Sociedade do Conhecimento”.

Desta forma, a criação de um curso de Engenharia Eletrônica, em uma universidade que opta pelo desenvolvimento do ensino de engenharia, como forma de não apenas formar profissionais qualificados, mas também como uma maneira de interagir diretamente com o desenvolvimento da região sul do estado, pelo incentivo às atividades de extensão e de pesquisa tecnológica, se torna uma ação mais que natural, mas uma ação necessária. Com a criação do curso de Engenharia Eletrônica, tanto o futuro Centro das Engenharias quanto o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, terão apoio qualificado às demandas tecnológicas na área de Eletrônica que, certamente, serão muitas e variadas.

Dessa forma, a criação do curso de Engenharia Eletrônica, na Universidade Federal de Pelotas, se justifica plenamente, pois além de vir a fazer parte de um futuro grande pólo de ensino de Engenharia, qualificará ainda mais a UFPel como uma grande instituição indutora de desenvolvimento regional.