Início do conteúdo
Mercado de Trabalho

As soluções de controle automático de processos, das mais variadas naturezas, procurando sempre reduzir ou, até mesmo, eliminar a intervenção humana, principalmente em atividades repetitivas ou de alto risco à integridade do ser humano, ocupam cada vez mais espaços privilegiados na atividade produtiva, tornando a área de atuação do Engenheiro de Controle e Automação mais promissor e abrangente, pois independente do campo de produção a automação está presente.

A crescente exigência ao atendimento de especificações, cada vez mais restritivas, sob o ponto de vista de qualidade, uniformidade e manutenção de propriedades dos produtos industrializados, requer cada vez mais a presença de controles automáticos de processos precisos e confiáveis. Assim, desde a produção industrial de alimentos, até a produção de equipamentos extremamente sofisticados, para operarem em condições críticas, com alto grau de exigência nas suas especificações, o controle de processos, campo de atuação do Engenheiro de Controle e Automação, está presente e em crescente expansão.

As indústrias, diante de um ambiente de alta competitividade, na busca de mercados consumidores cada vez mais exigentes, estão sempre em busca do aumento no grau de automação de seus processos, e um bom exemplo, são os segmentos eletro-eletrônicos, informática e o já antigo, mas com alto grau de automação, setor automotivo.

No âmbito nacional, o crescimento da economia e as recentes descobertas de reservas petrolíferas, têm provocado altos investimentos governamentais na área da prospecção de petróleo, o que tem alavancado também o setor de construção naval. Haja vista os investimentos realizados na cidade portuária de Rio Grande, com a construção de um Dique Seco com 130 metros de largura por 350 metros de comprimento, que terá capacidade para construir e consertar qualquer tipo de plataforma petróleo.

Deve-se chamar a atenção também, para o franco processo de automação do setor portuário, com terminais de contêineres extremamente automatizados. Como exemplo, se pode citar o porto de Rotterdam, o mais moderno do mundo, em que há uma área chamada de “terminal fantasma”, pois lá tudo é automatizado. Não há funcionários. É possível ver filas de caminhões rodando sem motoristas, enquanto os contêineres que carregam são inspecionados por scanners. Não restam dúvidas que a estrutura portuária nacional, nos próximos anos, deverá receber investimentos significativos no sentido de modernização, o que passa diretamente pela automação dos processos.

Pode-se constatar, portanto, que a área de automação e controle se estende a um campo de atuação muito vasto e crescente, que não se limita apenas às áreas citadas. As áreas industriais destacam-se como importantes campos de atuação, mas setores não industriais, como os de automação: agrícola, predial, sanitária e ambiental, de tráfego urbano, da logística e outras, comerciais e de serviços, apresentam também grande destaque.

Outros campos de atuação do engenheiro de controle e automação encontram-se nas áreas científicas e de desenvolvimento tecnológico. Aí se enquadram contribuições teóricas em áreas de pesquisa ainda em franco desenvolvimento e também a participação em equipes de ensino e pesquisas aplicadas, desde a área de Sistemas Bio-Tecnológicos até a área de Controle de Processos Industriais.