Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

Seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do PPGEAS para início das atividades em março de 2016.

Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.

Linhas de Pesquisa

• Controle
  • Automação e Sistemas Mecatrônicos
  • Sistemas Computacionais
  • Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás

Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.

Alguns dados do PPGEAS

• Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).
  • 15 dos 26 professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
  • Em 2015, a quase totalidade dos alunos que solicitaram bolsa e tiveram desempenho apropriado, obtiveram a bolsa.
  • O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

• Inscrições: 26/10/2015 a 27/11/2015
  • Seleção dos candidatos: 01-11/12/2015
  • Divulgação dos resultados: até 18/12/2015

Organização do curso de mestrado

• Em tempo integral: 20 créditos em disciplinas com duração de 2 anos.
  • Em tempo parcial: para profissionais de empresas, sem direito à bolsa.
  • Os temas de dissertação de mestrado são definidos até o final do primeiro semestre do curso.
  • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.

Organização do curso de doutorado

• Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos do mestrado) com duração de 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.
  • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.

Seleção

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, nota ENADE do curso de graduação, afinidade do curso de graduação com as linhas de pesquisa do PPGEAS, cartas de referência e projeto de tese para candidatos ao doutorado).

Bolsas

O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório, à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, pela defesa de dissertações e teses, ou por novos projetos.

Publicado em 05/11/2015, na categoria Notícias.