Crescimento de Cristais

Utilizam-se diferentes métodos de síntese de materiais cerâmicos, com o objetivo de obter nanopartículas cerâmicas com diferentes aplicações. Os métodos de síntese utilizados são:

– Síntese química dos Precursores Poliméricos: processo conhecido como Método Pechini, tem como princípio a utilização de cátions metálicos provenientes de sais precursores. Estes cátions são dissolvidos em Ácido Cítrico, formando um quelato metálico, que é posteriormente polimerizado com a adição de Etileno Glicol. O método tem como vantagem a homogeneidade. Este método tem sido utilizado em nosso grupo na síntese de aluminas de baixa condutividade térmica e aluminatos de cálcio para aplicações como componentes de células a combustível e cimento odontológico.

– Síntese por combustão: neste processo, sais metálicos, notadamente nitratos são misturados com um combustível como uréia, que com o aquecimento ocorre uma pequena explosão, com liberação dos voláteis, resultando na obtenção de óxidos cerâmicos. O método tem como vantagem a rapidez. Este método tem tem sido utilizado em nosso grupo na síntese aluminatos de cálcio e perovskitas para aplicações como componentes de células a combustível, TiO2, ZnO e perovskitas para células solares, além de hidroxiapatita para aplicações em odontologia.

– Sol-gel: neste processo, um alcóxido metálico forma uma solução coloidal com um solvente como água ou álcool formando um sol. Com a retirada do solvente forma-se um gel. Em seguida o gel é aplicado em um substrato para formação de filmes finos, ou tratado termicamente para a obtenção de pós. Este método tem como vantagem a homogeneidade e simplicidade. Este método tem sido utilizado para a obtenção de filmes finos para proteção de superfícies metálicas e tratamento de superfícies hidrofóbicas/hidrofílicas.

– Hidrotermal micro-ondas: neste processo, um sal metálico é dissolvido em solução e submetido a um aquecimento via micro-ondas sob ação de pressão. Este método tem como vantagem o controle morfológico das partículas obtidas. Tem sido utilizado na preparação de partículas com propriedades óticas e magnéticas especiais, para aplicações diversas como componentes de células solares e em biotecnologia.