Programação

Local:
Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED)
Rua: General Neto, 860 (Centro – Pelotas RS) – Cep: 96015-280

Horários de la primera parte del curso (UFPEL):
Sábados por la mañana de 8h a 13h (dias 12/11; 19/11; 26/11; 03/11)

Horários de la segunda parte del curso (Consejería):
Nocturno: de 18h a 22h

Nombre de los ponentes (UFPEL)
Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernandez (Coordinadora del curso de Español a distancia REGESD)
Javier Eduardo Silveira Luzardo (Director Adjunto del Centro de Educación a Distancia – UFPEL)
Juan Carlos Lozano Guzmán (Director del Círculo Hispano do Brasil)

Ponencias:
1er día: Mesa Redonda, debates y actuaciones musicales (5a CRE, SMED, UFPEL)
2do día: Las variedades del español y su enseñanza en el siglo XXI (Juan Carlos Lozano Guzmán)
3er día: Gramática y Morfología del Español (Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernandez)
4 día: Producción de materiales didácticos de español y las nuevas tecnologías  (Javier Luzardo)

Titulaciones:
Ponente 1 (Guzmán):
Nacido en Almuñecar (Granada). Formado em licenciatura em letras espanhol e literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizando Especialização na Universidade Gama Filho, UGF, Brasil, em Ensino da Lingua Espanhola e uso novas tecnologias . Examinador e preparador para obtenção dos diplomas DELE, organizados pelo Instituto Cervantes no Centro de Idiomas Mab (Pelotas). Atualmente é o Diretor do Círculo Hispano do Brasil na cidade de Pelotas e Rio Grande onde realiza atividades culturais para a difusão da Língua Espanhola.

Ponente 2 :Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (1983), graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Católica de Pelotas (1994), mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora adjunta do Curso de Espanhol à distancia do projeto REGESD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua espanhola, fonética e fonologia de língua espanhola e linguística aplicada.

Ponente 3: Javier Eduardo Silveira Luzardo
Professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, faz parte do Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira FPELE, vinculado ao programa UAB. Mestre em Lingüística Aplicada pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), pesquisando a fricativa sibilante /s/ nos Dialetos Portugueses no Uruguai (DPU). Professor da Universidade Federal de Pelotas no curso de Letras Espanhol nos períodos de 2004 a 2006, além de ter atuado como professor da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), lotado no Instituto de Letras e Artes, 2008 e 2009. Formação é Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol e Respectivas Literaturas (Furg). Também especilista em Língua Espanhola (UCPel). Convidado para compor o quadro de professores no processo de estruturação do Curso de Letras na Faculdade Atlântico Sul – Pelotas – RS (atual Anhanguera). Ministrou aulas no setor privado e público estadual e Municipal;  Pelo Instituto Cervantes examinador dos Diplomas DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Atualmente cursa MBA em Gestão de Pessoas Faculdades Anhanguera de Pelotas.