jun 08

Projeto Boca Boca Saudável recebe mais uma premiação!!

A premiação aconteceu no maior Congresso de Odontopediatria do Brasil, realizado em Gramado, Rio Grande do Sul, de 1º a 3 de Junho de 2017. Desta vez quem apresentou os resultados do projeto foi a dentista e mestre em Odontopediatria Aryane Marques Menegaz!!

O projeto vem demonstrando melhorias significativas nos hábitos e na saúde bucal dos nossos pequenos!! Esse prêmio releva a importância deste projeto e a participação de todos é fundamental para que bons frutos continuem sendo colhidos!!

jun 08

Visitas nas casas: mais uma etapa do projeto foi concluída com sucesso!

Este ano o Boca Boca fez novas visitas às crianças e suas famílias em casa. O foco da visita era conversar sobre alimentação saudável e dar um retorno personalizado sobre o acompanhamento que vem sendo realizado com as crianças.

As próximas etapas incluem o atendimento odontológico dos pequenos no posto de saúde e a participação das crianças e suas famílias em encontros com psicólogos, nutricionistas e dentistas que serão realizados na associação do bairro. Aguarde mais notícias em breve!

dez 01

Gravações com os profissionais de saúde!

Hoje a equipe Boca Boca Saudável esteve na Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta, para entrevistar alguns profissionais de saúde que colaboram com o projeto.

Foram entrevistadas as Doutoras Ivani e Marlene, enfermeiras, e a agente comunitária de saúde, Reginara. Elas falaram em nome da equipe sobre como é fazer parte do projeto e sobre as melhorias no serviço de saúde e na saúde da comunidade após as intervenções do Boca Boca Saudável.

Esses depoimentos servirão para desenvolvimento de vídeos que serão postados aqui no site em breve!

ivoni

Entrevista com a Doutora Ivani, enfermeira, na UBS Sítio Floresta.

nov 24

Depoimentos das famílias sobre o projeto!

Nos dias 24 e 25 de novembro, a equipe do projeto Boca Boca Saudável juntamente com os alunos e o professor Josias do Cinema UFPel estiveram nas comunidades onde o projeto atua, para coletar depoimentos das famílias sobre sua participação no projeto.

As famílias falaram da importância de ter participado do projeto, o que aprenderam no projeto e como conseguiram mudar hábitos de saúde de seus filhos!

Acompanhe as gravações através das fotos e aguarde nossos vídeos!

nov 20

Projeto “Boca boca saudável” recebe premiação

Através de sua idealizadora e coordenadora, professora Andreia Morales Cascaes, o Boca Boca Saudável recebeu o prêmio Joseph Lister para Jovens Pesquisadores”, durante o maior congresso de pesquisa odontológica nacional (SBPqO) que aconteceu em Setembro de 2016. A coordenadora receberá inscrição, passagens, hospedagem e auxílio para apresentação do trabalho na próxima reunião da Associação Dentária Internacional (IADR) em março de 2017, em San Francisco, nos Estados Unidos.

 

nov 20

Equipe “Boca boca saudável” participa da campanha de vacinação

No dia 24 do mês de setembro, ocorreu o Dia D da vacinação em todos municípios brasileiros. O objetivo desde dia foi dar oportunidade aos pais e responsáveis para atualização da carteira de vacinação de todas as crianças. Aproveitando tal data, nossa equipe esteve presente nas Unidades Básicas de Saúde de Pelotas parceiras do projeto para oferecer informações acerca da prevenção de cárie em crianças de 0 a 5 anos.

Participaram da ação cerca de 200 crianças.

nov 20

Acontecimentos do ano

Durante os anos de 2015 e 2016 o projeto ” Boca boca Saudável” esteve em plena atividade. Foram realizadas ações de extensão, ensino e pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação da UFPel de forma integrada às comunidades beneficiadas com o projeto.

No âmbito da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os responsáveis das crianças participantes do projeto para conhecer os hábitos de saúde e as condições de saúde bucal das crianças. Após a pesquisa, todas as crianças receberam uma visita da equipe do projeto em suas casas. Nesta ocasião, os responsáveis foram orientados quanto aos cuidados sobre os hábitos de saúde bucal e alimentação saudável da criança. Todas as crianças foram agendadas para receber uma consulta com o dentista da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. No dia da consulta, as crianças e seus familiares participaram de uma atividade coletiva educativa, seguida de uma prática de escovação dentária nas crianças.

Todos os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde parceiras receberam capacitações sobre promoção de saúde na primeira infância com professores da odontologia, nutrição e psicologia. O objetivo destas ações foi ampliar e qualificar os atendimentos das crianças nas Unidades Básicas de Saúde.

Durante as ações de ensino, todos os alunos integrantes do projeto receberam treinamentos  por meio de aulas e também acesso a um material no Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre entrevista motivacional.

Participaram das ações cerca de 300 crianças e 30 profissionais de saúde.IMG_3667

Equipe do projeto boca boca saudável no ano de 2015!

Equipe boca boca saudável!

Equipe do projeto boca boca saudável no ano de 2016!

maio 18

Boas vindas!

Este site foi criado para divulgar as atividades do projeto Boca boca saudável!