Cantoamerica faz show na noite desta sexta-feira (20)

Cantoamerica_2Um dos grupos musicais mais importantes da Costa Rica sobe ao palco nesta noite na programação da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Cantoamerica se apresentará às 20h30min, no Largo do Mercado Público.

O Cantoamerica é um grupo independente que atua há mais de 35 anos divulgando a música latino-americana e caribenha em diversos países na América, África Ásia e Europa. Atualmente, o grupo é constituído por seis músicos, entre vocalistas e instrumentistas e já tem 14 álbuns gravados, basicamente, com composições próprias.

Segundo Manoel Monestel, membro mais antigo do grupo, a música costa-riquenha provém de dois movimentos: o primeiro, da vinda de escravos africanos para a então colônia espanhola e um segundo movimento dos escravos que vieram das ilhas do Caribe, de língua inglesa, para trabalharem na construção das ferrovias para exportação do café. Devido a estas duas ondas migratórias, a Costa Rica tornou-se um país multilíngue. “Portanto, há músicas que cantamos em espanhol e outras em inglês crioulo, ou inglês caribenho”, afirma o músico. A música caribenha contempla calipso, son, salsa, bolero e reggae.

Comments

comments