Histórico

A Biblioteca de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
abriu suas portas juntamente com o período de reconhecimento da Faculdade de Medicina (Famed) em 17 de outubro de 1966, através do Decreto 59381. Foi agregada à Universidade em 1969, porém administrada e mantida pelo Instituto Pró-Ensino Superior do Sul do Estado (IPESSE), o qual a fundou na cidade de Pelotas, em abril de 1963.

Sua localização, por 44 anos, foi no primeiro piso do antigo prédio do Instituto de Higiene, onde funciona até hoje a Administração Central da Famed.

Em 1978, passou a fazer parte da estrutura da UFPel, passando a se chamar Biblioteca de Medicina (Bibmed), com subordinação técnica e administrativa à Biblioteca Central da UFPel ligada à Reitoria, quando é criado o Sistema de Bibliotecas. Em 1984, a Biblioteca Central passa para a Divisão de Bibliotecas ligada ao Departamento de Desenvolvimento Educacional, ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Em 2009 passa a se chamar Núcleo de Bibliotecas. Já em 2013, Coordenação de Bibliotecas.

Muitos projetos foram apresentados com o objetivo de mudança física, por ter seu funcionamento em um espaço inadequado. Em meados de 2009 foi aprovado o projeto de mudança com recursos do Programa REUNI e teve início a reforma do novo espaço físico, local onde funcionava o antigo Ambulatório Central da Faculdade.

Aberta ao público, em 7 de abril de 2011, a NOVA BIBLIOTECA, com uma área física de excelente qualidade, espaço para estudos em salas individuais e em grupo, layout moderno que traz motivação a realização de leituras e estudos aos seus usuários. Possui Auditório para palestras e aulas expositivas em ambiente climatizado. Um dos projetos sempre presente, tem como objetivo principal, a busca de recursos junto à Administração Central da Universidade para a ampliação e atualização de seu acervo.

 

Universidade Federal de Pelotas