Orquestra de Sopros da UFPel

Introdução

A Orquestra de Sopros da Universidade Federal de Pelotas a OSUFPEL conta atualmente com cerca de 14 músicos divididos entre instrumentos de sopro de metais e madeiras, além de uma secção ritmo-harmônica composta por baixo, guitarra e bateria. Fundada em julho de 2017, a OSUFPEL possui uma formação não tradicional, o que impossibilita a utilização de arranjos para orquestra de sopro ou Big Band, além de um repertório eclético que inclui clássicos do jazz e da MPB, rearranjados pelo grupo. A OSUFPel já se apresentou por diversas vezes desde sua fundação destacando, contudo, as apresentações realizadas em fevereiro de 2018 na Biblioteca Pública de Pelotas em comemoração aos 100 anos do Conservatório de Música e em junho do mesmo ano, no evento Noite no Museu, Museu do Doce de Pelotas, obtendo uma grande assistência do público local.

Formação

A Orquestra é atualmente formada por: Gabriel Faro (Guitarra), Paulo Lima (Baixo), Gabriel Faro (Bateria), Gustavo Baldi (Clarinete), Luís Fernando (Trompete), Bira (Trombone), Marcela Santos (Sax Alto), Flavio (Trompete), Bernard Rehermann (Sax Alto), Eduardo Santos (Regência), Julinho (Trompete), Daniel Carnales (Sax Tenor), Matheus Luz (Sax Tenor) e Rafael Velloso (Sax Barítono).

O Projeto

O projeto nasceu do desejo de seus integrantes de formar uma Orquestra de Sopros que reunisse alunos e professores dos cursos de música da Universidade Federal de Pelotas. O grupo teve como proposta de fundação o estudo e a execução de obras instrumentais e vocais do repertorio popular, que nortearam os componentes deste grupo para o seu aprimoramento musical. Além disso a criação da OSUFPEL possibilitou o surgimento de um espaço de ensino e pesquisa onde músicos de instrumentos que são pouco ou não são incluídos nos cursos de música da Universidade Federal de Pelotas pudessem exercitar competências musicais. Além disso, a criação deste projeto possibilitou uma experiência única de prática musical em conjunto.

Tendo em vista a necessidade de criação e aperfeiçoamento do grupo, identidade e repertório além de divulgação e consolidação do projeto, a implementação do sistema de oficinas, prevista no projeto inicial, foi adiada para quando fosse completado um ano de funcionamento do projeto. Desta forma a segunda fase do projeto prevê uma contribuição mais direta e abrangente para a comunidade, tendo como foco dois eixos fundamentais:

• A realização de recitais e concertos em escolas e centros culturais de comunidades próximas;
  • A manutenção de oficinas para o ensino dos instrumentos que compõe a OSUFPEL. As oficinas serão ofertadas para a comunidade, de maneira gratuita, visando possibilitar o ensino de instrumentos, que normalmente são de difícil acesso devido a seu custo financeiro.