Palhetas em Questão – 23 de Setembro – Convida Rafael Pereira Lima

“Saxofonista, multi-instrumentista, compositor e educador, bacharel em saxofone pela UFRGS e mestrado em “Jazz Performance” na Universidade de Hanze (Groningen/Holanda – NYC/EUA). O tema da tese de mestrado foi “When Choro Meets Bebop“. Rafael é um músico com muita experiência internacional, e em sua carreira já dividiu palco com Alberto Rosenblit, Hermeto Paschoal, Orin Evans, Nelson Latif, Elisabeth Fadel, Marijn van der Linden, Udo Demandt Joris Teepe e muitos outros.

Atualmente Rafael mora em Rotterdam na Holanda e desde março de 2018 é professor de intrumentos de sopro e prática de conjunto na Escola Portátil de Música Holanda (EPM-Holanda). Desenvolve seu trabalho autoral Sambadoobop no qual mistura Choro com Jazz. É o saxofonista do trabalho europeu de Alberto Rosenblit, é o saxofonista e arranjador na Gafieira Amsterdam e trabalha muito como sideman em diversos projetos na Europa.

Rafael Pereira Lima é Natural de Porto Alegre/RS. Foi professor (2012-2014) de saxofone e improvisação na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Graduado em Música, com especialidade em Saxofone, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Habilitou-se como músico profissional em 1994. Aperfeiçoou seus conhecimentos e sua técnica musical nos Estados Unidos – Meridian Community College Jazz Band, onde foi integrante da MCC JAZZ BAND, participando de diversas apresentações (1996-1997). Iniciou-se na música aos doze anos de idade, passando a dedicar-se ao aprendizado do saxofone a partir dos quatorze. Atualmente, desenvolve inúmeros projetos musicais: lidera o regional de choro intitulado Saxofone, porque choras?; integrou o Quarteto de Saxofones de Porto Alegre, sendo o saxofone barítono, e a The Brothers Orchestra (samba, bossa, choro, jazz e funk), na qual figurou como primeiro saxofone alto.
Participou, como convidado, de diversos eventos e festivais, dentre os quais se destacam os seguintes: Canoas Jazz Festival,  Circuito Bohemia Instrumental e Sons no Jardim (Casa de Cultura Mário Quintana). Gravou e produziu, nos meses de agosto e setembro de 2009, o CD Ventos de Natal, do Barlavento Quarteto de Saxofones. Além disso, participou como músico executante da trilha sonora de Antígona, lançado em agosto de 2004 (maior produção do referido espetáculo já realizada na América Latina), bem como do filme Espia Só, cuja estreia ocorreu em 09 de novembro de 2012.

Palhetas em Questão – O Saxofone na Música Contemporânea Portuguesa

 

Henrique Portovedo é Investigador na Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência Tecnologia das Artes. Frequenta o Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade
Católica Portuguesa desde 2014/09/01. Concluiu o Master of Music em 2009/07/21 pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Mestrado em Ensino de Música em 2012/12/10 pelo(a) Universidade de Aveiro, Licenciatura em Instrumento, área de Sopros, opção de Saxofone em 2007/07/21 pelo(a) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Organizou 2 evento(s). Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s).  Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase no Estudo das Artes Performativas e Composicionais e Humanidades com ênfase na Estética da Música Contemporânea.

Palhetas em Questão Convida – Otávio Dellevedove – 26/08

Aula Aberta com Daniel Solano – 27/08

Resultado da Seleção do edital 01/2019 NuMP – OFJ

A Coordenação do Projeto Núcleo de Música Popular NUMP UFPEL, torna público o nome dos bolsistas selecionados em primeira chamada e classificados como suplentes no âmbito da Ação “Coordenação músico-pedagógica da Orquestra Força Jovem Embaixador- SEST/SENAT”.

Acesso no link abaixo o resultado:

Edital 01_2019 NUMP-OFJ

Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto NUMP – OSJ

A Coordenação do Projeto Núcleo de Música Popular NUMP UFPEL, torna público que estão abertas inscrições para seleção preliminar de até 07 (sete) bolsistas no âmbito da Ação “Coordenação músico-pedagógica da Orquestra Força Jovem Embaixador-SEST/SENAT”.

O edital de inscrição para a seleção segue disponível no link a seguir:

Edital bolsistas NUMP – OFJ

O duo Velloso-Duwe faz seu recital de estreia com repertório de obras de Radamés Gnattali esta sexta dia 27 nas comemorações do centenário do Conservatório de Música da UFPEL

O duo do pianista Menan Duwe e do saxofonista Rafael Velloso, ambos professores do curso de Música da Universidade Federal de Pelotas, foi formado no final de 2016 com o intuito de pesquisar e explorar as possibilidades de obras camerísticas tendo em comum um repertório brasileiro para seus instrumentos. No ano em que a UFPel comemora o centenário de seu Conservatório de Música, o duo se prepara para a sua primeira montagem de um repertório inteiramente dedicado a esta formação, tendo como o objetivo mapear as propostas improvisatórias e de arranjo na escrita para saxofone e piano de Radamés Gnattali, interpretando as obras mais conhecidas e recriando parte do repertório do compositor com base na prática de música popular brasileira.

O Duo Velloso-Duwe fará outras apresentações duas edições deste recital fora de porto Alegre  na quinta feira dia 3/5 no Café Fon Fon em Porto Alegre e no sábado dia 7/5 em Balneário de Camboriú em SC.

Clube do Choro Celebra os 10O anos de Jacob do Bandolim na programação do Centenário do Conservatório de Música da UFPEL

Dentro da programação comemorativa aos Cem Anos do Conservatório de Música da UFPel, será realizado no dia 23 de abril, segunda-feira, às 19h, no Salão Milton de Lemos, do Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651), a apresentação do Clube do Choro de Pelotas. Este evento, além de comemorar o Centenário do Conservatório de Música, tem como foco homenagear os Cem Anos do músico Jacob do Bandolim, bem como o Dia Internacional do Choro. O evento é uma promoção do Conservatório de Música da UFPel e tem apoio da Assancon, com coordenação do professor Rafael Velloso. A entrada é franca. O recital O Lado B do Jacob traz 11 músicas que guardam diferentes perfis de choros não tão conhecidos do mestre Jacob, em diferentes formações, totalizando 15 músicos no palco.

NUMP Publica Edital para seleção de Bolsista de Extensão e Cultura 2018

O Núcleo de Música Popular vem a tornar público o edital 01/2018 para seleção de bolsista de extensão 20h na modalidade de vulnerabilidade social, nesta modalidade o candidato deverá comprovar tal situação mediante atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para efetivar o cadastro da bolsa. As inscrições estão abertas até quarta feira dia 25 por email ou pessoalmente na Camara de Extensão no Centro de Artes. As entrevistas ocorrerão no dia 26 às 14h no Laboratório de Música Popular que fica no Capus II da UFPEL  rua Almirante Barroso 1202. Informações sobre as inscrições e documentos exigidos para a seleção podem ser acessados diretamente no  edital através do link abaixo.

Edital-para-selecao-de-bolsistas__NUMP

Portifólio do NuMP

Portifolio Nump

O Núcleo de Música Popular da UFPel tem como objetivo a qualificação e divulgação das práticas musicais desenvolvidas por professores e alunos do curso de Música Popular junto a comunidade pelotense, contribuindo para a difusão do conhecimento artístico musical resultante destas interações .

Através da inserção dos discentes do curso em atividades extras de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo projeto o NuMP pretende contribuir para a formação acadêmico profissional destes alunos por meio de experiências orientadas que promovam a melhoria na qualidade do processo de ensino aprendizagem, auxilie no combate à reprovação, à retenção, à evasão, e proporcione a comunidade local uma experiência cultural significativa.

As atividades promovidas pelo NuMP acontecem em diferentes formatos tais como; encontros, cursos de curta duração , eventos, apresentações artísticas, palestras, oficinas, grupos de estudo todas cadastradas como ações de um mesmo projeto.