Tecnologia

Os avanços nas tecnologias de estudo do DNA e proteina tem sido marcados por um desenvolvimento sem precedentes na última década. Após o término do Projeto Genoma Humano em 2001, que foi um marco representativo de uma nova era em genômica, o interesse de pesquisadores de diferente áreas do conhecimento tem se deslocado para a análise das pequenas variações em nosso genoma, conhecidos como SNPs (single nucleotide polymorphisms).

Da mesma forma os avanços nas ciências ômicas em geral (proteômica, metabolômica, etc) tem revolucionado o modo de se entender os processos biológicos/fisiológicos/clínicos. Esses novos campos estão ampliando consideravelmente nossa maneira de investigar e entender esses processos.

A identificação dessas regiões em nosso genoma bem como a expressão de moléculas marcadoras poderão tem uma grande capacidade de nos informar sobre os mecanismos que regulam diferentes fenótipos, dentre os quais os ligados a aptidão esportiva. O avanço da tecnologia nessas áreas pode levar ao desenvolvimento de biomarcadores para aptidão esportiva, extremamente importantes para o processo de orientação de jovens atletas em início de carreira esportiva.

Além disso, esses marcadores podem ser utilizados em vários campos da biomedicina, na farmacologia e na medicina esportiva. Desta forma, iremos desenvolver este projeto com a finalidade de se obter uma ferramenta para auxiliar na orientação esportiva de nossos jovens atletas, utilizando marcadores ÔMICOS presentes em nossos atletas de elite de hoje e do passado, de diferentes modalidades.

Extração do DNA genômico dos atletas via swab bucal

Uma das fases iniciais para o sucesso do projeto e da análise dos marcadores genéticos é a obtenção de DNA genômico de boa qualidade. Será utilizado swab bucal comercial e metodologia proprietária para a extração do DNA.

basquete

Análise ampla dos marcadores genéticos dos atletas brasileiros

Os marcadores genéticos ligados a performance esportiva serão avaliados no DNA genômico de nossos atletas utilizando tecnologia de ponta em genômica e proteômica. Inicialmente serão analisados milhares de marcadores presentes no genoma, utilizando-se tecnologia conhecida como GWAS (Genome Wide Association Studies) ou Estudos de Associação Amplo de Genoma. Posteriormente, os marcadores que estiverem associados com performance esportiva em nossos atletas serão utilizados para a customização de um microarray, o qual será utilizado para avaliar a distribuição dos diferentes marcadores em nossos jovens atletas.

Os dados gerados no projeto serão utilizados para a criação de uma plataforma Genômica/Proteômica, que será utilizada como importante ferramenta para a seleção de talentos esportivos e no aperfeiçoamento do treinamento físico de nossos jovens atletas.