Início do conteúdo
Histórico

O espaço destinado ao Ateliê de Figurinos existe desde 2011. No ano de 2010, a guarda dos figurinos, era ligado ao Projeto de Extensão Núcleo de Teatro.

O Ateliê de Figurinos proporciona suporte às atividades acadêmicas dos cursos do Centro de Artes, principalmente atendendo à Licenciatura em Dança e à Licenciatura em Teatro, mas também aos cursos de Cinema, Música, Artes Visuais, Design, entre outros que necessitem do empréstimo, confecção e formação especializada sobre criação de figurino para a realização de atividades acadêmicas ou culturais no âmbito da universidade.

O espaço, criado junto à estrutura dos cursos da área das artes cênicas,  mantém um acervo composto por cerca de 2.000 peças, disponíveis  para empréstimo mediante cadastro de estudantes matriculados em qualquer curso da UFPEL.

O Ateliê de Figurinos realiza a confecção de figurinos, adereços e cenários para algumas disciplinas dos cursos de Licenciatura Teatro e Licenciatura Dança.

O espaço também recebe doações de peças de roupas, acessórios e adereços, que ampliam e diversificam o seu acervo. Caso a equipe considere que a peça não atende mais as necessidades do Ateliê, as peças são doadas para instituições carentes.

Além das atividades de confecção, organização e empréstimo de seu acervo, o Ateliê de Figurinos possui um projeto de extensão (Sala de Figurinos) que realiza cursos de diversas temáticas, buscando qualificar os interessados e aprimorar técnicas de figurino, moda e costura, pouco trabalhadas durante o período da graduação. Os cursos são gratuitos e realizados de forma presencial e on-line. São abertos a comunidade e a modalidade on-line tem sido muito procurada por pessoas de todo o Brasil.

Além dos minicursos, são realizadas parcerias com outros projetos e disciplinas, objetivando atender um maior número de interessados na temática de figurino.

Todos os anos, o Ateliê de Figurinos recebe estagiários dos Cursos Técnico em Vestuário e Tecnologia em Design de Moda do IFSul/CAVG e Tecnologia em Design de Moda da UCPel.

Ficou com alguma dúvida, entre em contato com nós!