Curta de aluno da UFPel concorre no Festival de Gramado hoje

Com atores e não atores, “Bicha Camelô” retrata a vida de um jovem que está em fase de descobertas

Bruna Silveira

O sonho que outrora parecia tão distante, faz-se presente. O curta-metragem “Bicha Camelô”, com produção acadêmica do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado para ser um dos finalistas do “Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos”, que será apresentado hoje, dia 20 de agosto, no Festival de Cinema de Gramado, reunindo os melhores audiovisuais do Brasil.

Projeto efetivado pelo aluno Wagner Previtali, o curta-metragem conta o cotidiano de uma drag queen no seu trabalho, em uma das bancas do camelódromo da cidade, retratando a forma como mantém o contato com diversas pessoas e mudando seu modo de ver o mundo. “Tinha pensado em um personagem forte desde sempre”, relata Previtali.

A ideia foi mostrar essa transformação como se fosse um documentário. Desde então, Previtali propôs  apresentar uma linguagem documental e acabou trazendo depoimentos de outras pessoas que relataram sofrer o mesmo processo de descoberta do ator principal. Uma das partes a serem destacadas no filme é o uso de não atores que assumiram diversos papeis, complementando então o papel do protagonista.

As cenas foram gravadas em um período de duas semanas e aconteciam antes da abertura para o público frequentador do Pop Center – Camelódromo de Pelotas. Outros pontos marcantes da cidade foram locados para as gravações, incluindo o Mercado Público no bairro Centro, além do Centro Cultural Las Vulvas. Seguiu-se o período de trabalho intenso com o processo de edição e pós-produção, quando “Bicha Camelô” torna-se um produto final e é selecionado para participar em um dos maiores festivais de cinema do Brasil.

Bicha Camelô” (2017)

Direção: Wagner Previtali / 16’49’’

Roteiro: Wagner Previtali

Produção Executiva: Bruno Ferrari