Instituto João Simões Lopes Neto deve reinaugurar neste mês

Fachada do Museu localizado na Rua Dom Pedro II, 810

Luis Fernando de Vargas Junior

Localizado na Rua Dom Pedro II, número 810, o Instituto João Simões Lopes Neto é um local que reflete significados culturais na história de Pelotas. O museu que está em reforma desde janeiro de 2017, tem pretensão de reinauguração neste mês. A casa, entre tantos papéis, possui um objetivo único de salvaguardar o simbolismo do importante escritor pelotense.

João Simões nasceu no dia 9 de março de 1865 e veio a falecer em 14 de junho 1916, com apenas 51 anos. De acordo com os estudos literários, o pelotense pode ser considerado um dos maiores autores regionalistas do Rio Grande do Sul, pois procurou em grande escala expressar o seu amor pela terra gaúcha. Os livros ‘’Contos Gauchescos’’ (1912) e ‘’Casos de Romualdo’’ (1914), foram algumas das suas obras, sendo o primeiro livro responsável por grande parte de seu sucesso.

A jornalista e secretária da Instituição, Jéssica Gebhardt, apontou a procura de agendamento para visitas, as solicitações em grande parte são feitas por professores. A entrevistada ainda relatou que a reforma está acontecendo em ambientes específicos como, por exemplo, no auditório e ressaltou: “Está ficando tudo muito lindo e não vemos a hora de poder reabrir”.

Nossa equipe também conversou com o presidente da Organização, Antonio Carlos Mazza Leite que relatou o empenho do Instituto em preservar, valorizar e divulgar a memória e a obra de João Simões Lopes Neto, bem como a história e a cultura pelotense. Antonio Carlos apontou que a instituição tem promovido diversas atividades, essas procuram dar maior relevância à obra do escritor como, por exemplo, palestras, debates, concursos de monografias, apresentações teatrais e diversos outros movimentos.

O responsável ressaltou um importante passo para a preservação e divulgação da obra do homenageado da casa: “Finalmente, a estátua de Simões Lopes Neto, inaugurada na Praça. Cel. Pedro Osório, em dezembro do ano passado, transformou-se em atração permanente para os pelotenses e para os turistas, que não se cansam de tirar fotos ao lado do escritor e se interessam por conhecê-lo melhor”.

Para os interessados em redescobrir a história de um dos mais importantes escritores regionalistas do Brasil ou para solicitar uma visita após a reabertura, é possível contatar a organização por meio do telefone (53) 30271865, pelo e-mail assessoriainstitutojsln@gmail.com ou pela Fan Page do Museu no Facebook. É válido lembrar que o Instituto João Simões Lopes Neto possui entrada franca e seu horário de funcionamento é das 14h às 18h de segunda à sexta.

PRIMEIRA PÁGINA