História e tradição doceira

Reportagem de Juliana Rossler Ramires –

O Museu do Doce UFPel foi criado em 2011 para celebrar a gastronomia local –

O prédio que sedia a instituição foi construído em 1878 a mando de Francisco Antunes Maciel, político pelotense

O Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) situa-se no Centro Histórico da cidade, no Casarão 8, situado na Praça Coronel Pedro Osório. O projeto foi criado em 2011, com o objetivo de preservar a memória da tradição doceira da região sul, tendo como compromisso produzir conhecimento sobre o patrimônio cultural.

O museu apresenta diversos projetos que visam preservar e produzir conhecimento sobre a região sul, como o Laboratório de Educação para o Patrimônio (LEP). Pretende refletir sobre os museus como agentes educativos. Ao mesmo tempo, busca colaborar para qualificação das ações educativas oferecidas pelas instituições museológicas do Rio Grande do Sul.

A instituição também abriga um programa de extensão vinculado ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da UFPel, que visa democratizar o conhecimento por meio da acessibilidade, chamado o Museu do Conhecimento para Todos. Esse projeto conta com a participação de acadêmicos de diferentes cursos de graduação da universidade.

A principal exposição

A exposição principal é um resultado do projeto de extensão o Museu do Conhecimento para Todos. “Entre o sal e o açúcar: o doce através dos sentidos” possui uma série de recursos que visam ampliar a capacidade expositiva do museu. Promove o doce como uma memória local que é compartilhada por gerações. Na exposição, é também possível conhecer a história associada ao sal, que simboliza as charqueadas localizadas no município, durante o século XIX e início do século XX.

O casarão 8

O local que abriga o museu é um casarão imponente, que por si só já diz muito sobre a história da cidade. O prédio foi construído em 1878 a mando de Francisco Antunes Maciel, político pelotense, que entre diversos cargos políticos foi até conselheiro do Imperador. A construção foi moradia da família do conselheiro até 1950, sendo tombada em nível federal em 1977, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e comprada pela UFPel em 2006. O projeto de adequação das instalações para o Museu do Doce começou em 2010 e, somente em 2013, o processo foi concluído.

Horário de funcionamento e passeio virtual

O museu funciona de domingo a sábado, das 14h às 17h30min. Mas é possível conhecer um pouco das instalações sem visitá-las presencialmente, por meio do passeio virtual. Nesses vídeos, é possível observar detalhes da construção que ajudam a exemplificar o período de intenso fluxo econômico na Princesa do Sul.

PRIMEIRA PÁGINA