Magia das páginas para a realidade

Eduardo Uhlmann        Foi durante a penúltima semana de julho, do dia 24 ao 28, que o universo mágico de Harry Potter tomou os corredores da Bibliotheca Pública Pelotense. Os pequenos dos sete até os onze anos puderam participar de uma gincana dentro do projeto A Hora do Faz de Conta. Vale lembrar que…

Curta de aluno da UFPel concorre no Festival de Gramado hoje

     Bruna Silveira      O sonho que outrora parecia tão distante, faz-se presente. O curta-metragem “Bicha Camelô”, com produção acadêmica do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado para ser um dos finalistas do “Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos”, que será apresentado hoje, dia 20 de agosto, no…

Um prodígio musical que encanta

    Fabio Ávila      O músico pelotense Vano Costa, da banca Vano e os Capones, mas para os amigos mais antigos, o “Vano do Simões Lopes”, é um talento precoce. No início da década de 80, aos sete anos de idade, já tocava violão e ensaiava os primeiros passos na aventura musical, compartilhando seus…

Crônica: Theatro Sete de Abril

      Bruna Silveira      Março de 2010,  tempos sombrios em Pelotas, mês e ano em que a arte e a população pelotense perdiam a alma do espetáculo. Local… Praça Coronel Pedro Osório, ali reside o Theatro Sete de Abril. Inaugurado em 2 de dezembro de 1833, tem sido palco de emoções há mais…

Crítica: “O Filme da Minha Vida”

  Matheus Pereira      O jovem Tony sempre via o início e o final dos filmes. O início pra entender a história e o fim porque o fim sempre é bonito. Com o tempo, entretanto, ele aprendeu que o meio é tão importante quanto o início e o final juntos, e que muita coisa acontece…

Mirna Xavier: feminismo, arte e bruxaria

Clara Celina     A artista Mirna Xavier desenvolve trabalhos e exposições sobre questões da mulher, faz dança tribal e é uma das organizadoras do Encontro das Bruxas em Pelotas. Nessa entrevista, ela revela as conexões entre arte e bruxaria e mostra como tem sido o seu trabalho criativo. Mais do que algo que possa produzir…

Princesa do Sul: cidade do… lanche!

    Carolina Ávila      Pelotas, a cidade do doce. É essa a referência que os turistas têm da nossa Princesa do Sul. Já quem mora aqui na cidade, a referência é outra, mais salgada: Pelotas, a cidade do lanche. As avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias, principalmente, abrigavam os tradicionais trailers e…