Feeds RSS
id="post-457">

Boas vindas!

Turma 2017/2: sejam bem-vindos a mais um semestre e a uma das disciplinas “mais doces da UFPEL”!

A cada semestre proponho atividades que visam aproximá-los da realidade profissional e com isso espero despertar o interesse pela área.

Teremos um semestre favorável, iniciando-se a primavera e com previsão de inauguração da caso do mel no Centro Agropecuário da Palma. Enfim, só resta desejar para nós, um semestre muito produtivo e repleto de realizações!

Grande abraço do prof.!

id="post-448">

Para a disciplina de apicultura, no semestre 2017/2 é proposto que os estudantes que tenham alergia ao veneno de abelhas, executem outras atividades complementares. Demais interessados poderão participar, mas devido ao tamanho do laboratório disponível, proponho fazer mais de uma oficina deste tipo.

Ao final do semestre é prevista a entrega de um relatório de atividades de cada oficina, para esta primeira, segue roteiro abaixo.

ROTEIRO

id="post-416">

Estudo dirigido

Estudo dirigido (18/08/2016). Entrega até o dia da 1ª avaliação.

 

 

 

id="post-394">

A disciplina de Apicultura conta com uma bolsista de extensão. Eventualmente ela poderá auxiliar em atividades extracurriculares, já que esta não é o foco de suas atividades.

Nome: Caroline Lotufo

Whatsapp: 981099406

 

Para melhor atendimento, faça agendamento de horário e local!

id="post-345">

As exportações de mel brasileiro, no período de janeiro a maio de 2014 superaram as do mesmo período, em 2013, em 96,8% em valor e 68,3% em volume.

O principal destino para nosso mel foi os USA (82,7% do total, ou 9.838 T), seguido do Canadá, Reino Unido e Alemanha. Os principais estados exportadores foram SP, SC, PR e RS.

Fonte: Gustavo Cuba/ABEMEL (www.abemel.com.br).

LOGOSABEMEL

id="post-339">

APL

 

     O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente às associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e cooperação.

    Entende-se por APL um recorte concentrado de um segmento econômico de caráter essencialmente territorial e de cooperação público-privada. Pressupõe auto-organização e cooperação. Gera ganhos econômicos, que podem ser sociais, e vantagens para diversificar a economia. Possui interfaces internas e externas à sua região de atuação.

   Municípios participantes no APL – MEL: Arroio do Padre, Canguçu, Herval, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

  A UFPEL atua na gestão do APL – Alimentos na região Sul, em conjunto com outras entidades. Para obter mais informações, acesse:

http://www.aplalimentosul.org.br/Pagina/13/Cadeia-do-Mel

id="post-334">

Em comemoração ao dia do apicultor (22.05), a COOMELPO, de Pedro Osório-RS realizou com o apoio da Prefeitura municipal e da EMATER, o 2º Concurso de qualidade do mel do município.

A cooperativa é uma das entidades parceiras do projeto de extensão sob coordenação do Prof. Jerri Zanusso, que esteve juntamente com o bolsista PROBEC, Bruno N. Hasse, prestigiando o evento.

A todos os apicultores da região, nosso reconhecimento pelo trabalho com as Apis!

COOMELPO1 (2)COOMELPO1 (1)

id="post-330">

Dia 22 de maio é a data em que comemoramos o dia do(a) apicultor(a).  Como definir um apicultor? Certamente trata-se de alguém que por paixão e amor ao trabalho com as abelhas, contribui também para a polinização de inúmeras espécies vegetais.

Parabéns à todos os apicultores!dia do apicultor

id="post-328">

Avaliação da EMATER sobre a safra de mel 13/14:

http://www.informativo.com.br/site/noticia/visualizar/id/52573/?Safra-de-mel-chega-ao-final-no-Estado.html

id="post-217">

Devido à perda da propriedade intelectual das aulas preparadas, em sua maioria com material próprio, o acesso à esta àrea restrita somente será possível com senha a ser fornecida em sala de aula.

Grato pela compreensão.

Prof. Jerri T. Zanusso

Mais antigas »