Livro “MATEMÁTICAS: EDUCAÇÃO E PESQUISA”

*** Apresentação ***

Atualmente, o ensino de Matemática tem sido objeto de muitas pesquisas de Pós-Graduação devido à complexidade do trabalho docente na área de Educação Matemática. Essas pesquisas têm versado sobre temas múltiplos como história da matemática, usos de materiais concretos e/ou manipulativos, inserção de novas tecnologias, Etnomatemática, políticas curriculares para a educação básica, alfabetização matemática, entre outros. São inúmeras as possibilidades que nos provocam a experienciar maneiras diferenciadas de tratar a matemática e, por que não dizer, de pensar matemáticas para a escola, de forma mais atenta e mais próxima às singularidades produzidas na experiência educativa. Pensar para falar das e sobre as matemáticas e, nesse curso, escutar e conversar com outras pessoas, num diálogo verdadeiramente humano, tem sido nossa proposta. O presente livro se propõe a realizar tal diálogo, pois foi produzido coletivamente e cooperativamente pelos estudantes do curso de Especialização em Estudos Matemáticos, orientados pelos professores do curso, coautores dos artigos apresentados. O intuito deste trabalho é falar sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da formação continuada para professores de matemática e estudiosos da matéria. O título da obra faz referência a “Matemáticas”, no plural, e não à Matemática no singular, pois entendemos que não há apenas uma matemática. Além das áreas clássicas, nas quais a academia divide essa matéria, como a área de ensino de Matemática, a pura e a aplicada, acreditamos haver outras matemáticas que são objeto de estudo quando tratadas em diferentes perspectivas culturais.

livro

Organizadores: