Institucional

UFPel – Um pouco de sua história e do seu presente

Tendo por missão promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida e com a construção e o progresso da sociedade, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sempre atenta para o crescimento e o desenvolvimento científico e tecnológico do país, bem como para as demandas de nossa cidade e região, vem apostando no crescimento e busca de excelência nas áreas em que atua.
Localizada no Sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, a 250 km de Porto Alegre, capital do Estado, a UFPel foi criada em 1969, a partir da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (composta pela centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária e a Faculdade de Ciências Domésticas) e da anexação das Faculdades de Direito e Odontologia, até então ligadas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituições particulares, que já existiam em Pelotas, foram também agregadas à Universidade Federal de Pelotas, como é o caso do Conservatório de Música de Pelotas, da Escola de Belas Artes Dona Carmem Trápaga Simões, do Curso de Medicina do Instituto Pró-Ensino Superior do Sul do Estado, além do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG).

A área agrária, de grande importância para o desenvolvimento de nossa região, de economia predominantemente agropastoril, teve, por sua vez, a importante contribuição na formação da Universidade. Foram também relevantes, no processo de desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem, visto que ambas deram origem a toda a estrutura da área da saúde na UFPel. Estrutura essa que, através dos ambulatórios da Faculdade de Medicina e do Hospital Escola da Universidade, contribui até hoje, decisivamente, para a saúde de Pelotas e cidades vizinhas, visto o grande número de atendimentos realizados a pacientes do SUS.

De lá para cá, buscando sempre novas formas de oportunizar o acesso à educação pública a centenas de jovens e adultos e de contribuir para a melhoria geral das condições econômicas, sociais e culturais da região, a Universidade Federal de Pelotas vem investindo, cada vez mais, no ensino, na pesquisa e na expansão. Desde a sua adesão, em 2007, ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), desenvolvido pelo Ministério da Educação, a UFPel vem registrando expressivos avanços, que se configuram tanto na ampliação de sua atuação acadêmica, através do aumento do número de vagas oferecidas e da criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, quanto na expansão de seu patrimônio.

Atualmente a Universidade conta com 6 Campi: Campus do Capão do Leão, Campus Fragata, Campus Norte, Campus Porto e Campus Anglo onde está instalada a Reitoria e demais unidades administrativas. Fazem parte também da estrutura atual da UFPel diversas unidades dispersas. Dentre elas, estão a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Direito, o Serviço de Assistência Judiciária, o Conservatório de Música, o Centro de artes (CA), o Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEc), o Centro das Engenharias (CEng), a Escola Superior de Educação Física (ESEF), o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e a Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM).Atualmente são disponibilizados pela Instituição 95 cursos de Graduação Presenciais e 5 cursos de Graduação à Distância, 27 cursos de doutorado, 44 cursos de mestrado e 34 cursos de especialização. Além dos cursos presenciais, a UFPel participa do programa do governo federal – Universidade Aberta do Brasil (UAB) – com a modalidade de ensino de educação a distância, que possibilita o acesso à educação superior a um público ainda maior. Juntamente com os conselhos locais de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a UFPel coordena 44 Polos propostos para os cursos de Pedagogia, Matemática, Letras-Espanhol, Educação no Campo e Licenciatura em Filosofia. A UFPel está integrada também a Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) ofertando os cursos de Geografia e Letras-Espanhol em 2 Pólos (Pelotas e Santana do Livramento).

Na área da pesquisa, estão em andamento 1.576 projetos, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento. Ademais, observa-se a existência de 301 grupos de pesquisa devidamente certificados pela UFPel/CNPq. Em números de recursos humanos a UFPel conta, atualmente, com:

  • *Discentes de Graduação Matriculados (presencial): 15.317
  • *Discentes de Graduação Matriculados (EaD): 855
  • *Discentes de Mestrado: 1419
  • *Discentes de Doutorado:  1114
  • *Servidores Técnico-Administrativos: 1.306
  • *Docentes Permanentes: 1.361
  • *Docentes Substitutos: 72

* Dados referentes ao segundo semestre de 2016.

Em termos de estrutura física, contamos atualmente com área construída de aproximadamente 211.106,22 m2. A UFPel conta com prédios distribuídos em diversos locais, principalmente no município de Pelotas e município do Capão do Leão. Os alunos da Universidade Federal de Pelotas contam atualmente com aproximadamente 398 salas de aula que representam uma área de 19.540,93 m², 9 bibliotecas que somam 3.928,96 m², 700 laboratórios, ambientes e cenários de prática didática que totalizam 20.892,24 m², 15 auditórios ou 1.960,98 m², 3 restaurantes escola ocupando 1.605,34 m² e uma casa do estudante com 1.943,63 m². Como área administrativa, são utilizadas 1.331 instalações que ocupam somadas 32.089,36 m². As unidades acadêmicas estão distribuídas no município de Pelotas: Centro de Artes (CA), Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Centro de Engenharias (CENG), Conservatório de Música (CM), Escola Superior de Educação Física (ESEF), Faculdade de Administração e Turismo (FAT), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Educação (FAE), Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO), Faculdade de Letras (FL), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Nutrição (FN), Faculdade de Odontologia (FO), Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). As unidades acadêmicas que estão situadas no município do Capão do Leão são: Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Faculdade de Meteorologia (FMet), Faculdade de Veterinária (FVet) e Instituto de Biologia (IB). No município do Capão do Leão também está localizado o Centro Agropecuário da Palma com 1.256 ha de área, responsável pelo apoio às atividades de produção, de ensino, de pesquisa e de extensão da área de ciências agrárias, com 72 prédios, que totalizam 8.912 m2 de área construída. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) e Instituto de Física e Matemática (IFM) possuem cursos em ambos os municípios (Pelotas e Capão do Leão). O Centro de Integração do Mercosul (CIM) possui cursos em Pelotas, Pinheiro Machado e Eldorado do Sul. Além dos campi, a Universidade também tem sob seu controle as seguintes áreas: Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, com 29 ha e 8.762,25 m2 de área construída (seis prédios), instalada no município do Capão do Leão, Barragem de Irrigação do Arroio Chasqueiro, com 1.915 ha e 835,84 m2 de área construída (cinco prédios), situada no município de Arroio Grande, com os postos meteorológicos de Santa Vitória do Palmar e de Santa Isabel, respectivamente com 96,42 m2 e 59,48 m2 de área construída.

 

UNIDADES ADMINISTRATIVAS

 

Gabinete do Reitor: 3284-4001

Reitor: Pedro Rodrigues Curi Hallal

Conselho Diretor da Fundação | Luís Isaias Centeno do Amaral – Presidente

Conselho Universitário – CONSUN | Pedro Rodrigues Curi Hallal – Presidente

Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE | Luís Isaias Centeno do Amaral – Presidente

Gabinete do Vice-Reitor: 3284-4030

Vice-Reitor: Luís Isaias Centeno do Amaral 

Pró-Reitor de Graduação – PRG | Maria de Fatima Cossio – Fone: 3284 4060

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG | Flávio Fernando Demarco – Fone: 3284 4080

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis – PRAE | Mario Renato de Azevedo Junior – Fone 3284 4040

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas – PROGEP | Sérgio Batista Christino – Fone: 3284 3971

Pró-Reitor Administrativo – PRA | Ricardo Hartlebem Peter – Fone: 3284 3920

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento – PRPD | Otávio Martins Peres – Fone: 3284 3950

Pró-Reitora de Extensão e Cultura – PREC | Francisca Ferreira Michelon – Fone: 3284 3090

Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação – PROGIC | Julio Carlos Balzano de Mattos – Fone: 3284 3900

Diretor de Gabinetes da Reitoria | Aline Elias Lamas – Fone: 3284 4000

Assessores do Reitor | Gilberto Loguercio Collares, Alexandre Fernandes Gastal – Fone:32844000

Assessor do Vice-Reitor | Paulo Roberto Ferreira Júnior – Fone: 32844030

Coordenadora de Comunicação Social – CCS | Ricardo Zimmermann Fiegenbaum – Fone: 32844009

 

UNIDADES ACADÊMICAS

 

 

Centro de Ciências Químicas, Farmaceuticas e de Alimentos – CCQFA | Prof.Rui Zambiazi – Diretor

Centro das Engenharias – CENG | Prof. Claudio Manoel da Cunha Duarte – Diretor

Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTEC | Prof. Odir Antonio Dellagostin – Diretor

Centro de Letras e Comunicação – CLC | Prof. Vanessa Doumid Damasceno – Diretora

Centro de Artes – CEART | Profª Ursula Rosa da Silva – Diretora

Escola Superior de Educação Física – ESEF | Prof. Alexandre Cariconde Marques – Diretor

Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – FAEM | Prof. Manoel Luiz Brenner de Moraes – Diretor

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAURB | Prof. Mauricio Couto Polidori – Diretor

Faculdade de Administração e Turismo – FAT | Prof. Simone Portella Teixeira de Mello – Diretora

Faculdade de Direito – FD | Prof. Alexandre Fernandes Gastal – Diretor

Faculdade de Educação – FAE | Profª. Lúcia Maria Vaz Peres – Diretora

Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia – FEO | Profª. Vanda Maria da Rosa Jardim – Diretora

Faculdade de Medicina – FM | Profª Vera Maria Freitas da Silveira – Diretora

Faculdade de Meteorologia – FMET | Profª Jonas da Costa carvalho – Diretor

Faculdade de Nutrição – FN | Profª. Silvana Paiva Orlandi – Diretora

Faculdade de Odontologia – FO | Profª. Adriana Etges – Diretora

Faculdade de Veterinária – FV | Prof. Gilberto D’Àvila Vargas – Diretor

Instituto de Biologia – IB | Profª. Althen Teixeira Filho – Diretor

Instituto de Ciências Humanas – ICH | Prof. Sidney Gonçalves Vieira – Diretor

Instituto de Física e Matemática – IFM | Prof. Willian Silva Barros – Diretor

Instituto de Sociologia e Política – ISP | Prof. João Francisco Nascimento Hobuss – Diretor